5.1.21

Umbrella

Umbrella || Estreia no Youtube dia 7 de janeiro
Crítica por Helen Nice 

Um guarda-chuva amarelo que carrega uma história de vida! 

Imagem: Reprodução

2021 chegou e com ele a corrida para o maior evento cinematográfico do ano - o Oscar! E este ano pode ser especialmente importante para o cinema de animação brasileiro. Temos uma possível indicação na categoria curta metragem de animação. Umbrella, uma produção independente com cerca de 8 min de duração, foi reconhecido como elegível para concorrer a uma vaga entre os indicados. Dedos cruzados! Caso Umbrella entre na lista dos "Nominated", será o primeiro brasileiro a concorrer na categoria. 

O curta, que tem roteiro e direção de Helena Hilário e Mário Pece, uma produção do estúdio Stratostorm, vem fazendo história ao ser apresentado em 19 importantes festivais internacionais, entre eles Festival Internacional de Cinema de Chicago, Tribeca Film Festival, Cinequest, Animayo, e outros. Uma história simples e delicada, de uma beleza inocente, que transmite uma mensagem de empatia e esperança. 

Joseph é um garotinho de grandes olhos tristes que vive em um orfanato. Ele observa pela janela a vida lá fora, na esperança de que alguém venha buscá-lo. Aguarda em vão dia após dia. Até que, em um dia chuvoso, um carro para à porta e dele saem uma mulher e sua filha, que vieram trazer doações. Elas se protegem da chuva com um grande guarda-chuva amarelo. O coração de Joseph se enche de esperança. Enquanto as outras crianças se encantam com os brinquedos doados, Joseph se apossa do guarda-chuva e sobe para guardá-lo. A partir deste objeto que povoa as memórias afetivas do garoto, vamos conhecer a trajetória de vida que o levou até aquele orfanato. 

Imagem: Reprodução

O roteiro, escrito em 2011, foi inspirado em um fato real acontecido na vida da irmã da diretora. O roteiro conseguiu transformar uma situação triste e comovente em uma história delicada que mostra a importância de observar e se colocar no lugar do próximo. Antes de julgar, devemos ter a delicadeza de perceber que por trás da dor que cada um carrega há uma história e suas marcas, muitas vezes profundas e traumáticas. O filme se torna especialmente importante nestes tempos tão desafiadores que estamos vivendo atualmente. Destaca a gentileza e a empatia como esperança para um mundo melhor. 

A lista oficial dos indicados ao Oscar deve ser divulgada em 15 de março e até lá ficaremos na torcida. Você também poderá assistir Umbrella no canal do YouTube do Estúdio Stratostorm, gratuitamente, entre os dias 07 e 21 de janeiro. O curta ficará disponível por tempo determinado. Inscreva-se e prepare os lencinhos... é lindo!

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Seja Cult. Design by FCD.