7.1.21

Um Detetive em Chinatown

Um Detetive em Chinatown || Já disponível nas plataformas digitais 
Crítica por Marcelino Nobrega 

Imagem cedida pela A2 Filmes

Mais um lançamento da A2 Filmes que surpreende bastante! Blockbuster chinês despretensioso e divertido, este filme do diretor Sicheng Chen é o segundo em uma franquia milionária que junta ação, aventura e comédia em uma estória detetivesca sem pé nem cabeça, mas muito engraçada e com os exageros típicos de um mangá infantil, com personagens bem caricaturescos. 

Temos aqui mais uma dupla desajustada de detetives. Eles são primos chineses que não poderiam ser mais diferentes. O mais velho Tang Ren (Baoqiang Wang) é comédia pura, assediador de uma bela policial sino-americana de Nova York, ávido por ficar rico, mas completamente sem noção e inconveniente. Intitula-se, devido a idade, ser o tio de seu primo Qin Feng (Haoran Liu), esse sim um inteligente detetive amador gago, segundo lugar entre os investigadores de uma famosa rede social na internet que resolve crimes sem solução, e que se destaca por seu raciocínio lógico e deduções. Os dois, devido a insistência do malandro Tang, acabam contratados, junto com vários outros detetives de diversas partes do mundo, para tentar encontrar o assassino do filho de um poderoso mafioso de Chinatown, bairro chinês de Nova York. Para quem conseguir encontrar o assassino, é prometida uma recompensa de cinco milhões de dólares.

Imagem cedida pela A2 Filmes

Esse é só o pontapé inicial para uma divertida comédia pastelão que passa por vários pontos turísticos da bela cidade de Nova York. E assim as perseguições e correrias se sucedem, com gargalhadas garantidas, explorando máfias chinesas, policiais, serial killers, gangues de motoqueiros gays, assaltantes de becos, detetives de redes sociais, taoísmo, etc. 

Os efeitos especiais são muito bons. Conseguimos visualizar na tela os raciocínios super rápidos do gênio Qin Feng, com manipulações digitais de excelente resolução. A trilha sonora é muito bem utilizada para efeitos cômicos, ressaltando as confusões que acontecem no decorrer da trama. Tecnicamente, o filme é bem executado. O roteiro é uma delícia, é muito interessante ver como o senso de humor chinês é peculiar e se desenrola em todos os takes, fazendo-nos gargalhar em muitas sequências. Os atores, principalmente os primos, exploram bem essa veia cômica e são muito bons. 

É bom assistir um filme bem leve para começar 2021 com um toque de alegria e escapismo. Vamos esquecer por um momento os problemas de 2020, rindo muito com as sequências de ação absurdas. Não deixem de assistir os créditos, cenas divertidíssimas com danças dos atores e brigas entre os primos. Comédia leve, de verão, assistam e gargalhem muito! Nota 8/10.

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Seja Cult. Design by FCD.