30.11.20

Sony Pictures HE promove campanha educativa com influenciadores digitais

Com base em sua campanha educacional lançada em julho, após pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano e prevendo uma continuidade da mesma, desta vez com foco no público jovem, a Sony Pictures Home Entertainment buscou suporte em influenciadores digitais utilizando a estratégia da influência de comportamentos na internet para falar sobre o consumo de filmes, através de aluguel e compra digital e os benefícios exclusivos que esta oferta apresenta. 

Os influencers Aline Diniz (@alinediniz), Federico Devito (@federicodevito) e Gustavo Stockler (@gusta) juntos somam mais de 4 milhões de seguidores em seus perfis, sendo a maioria jovens entre 18 e 24 anos, com interesses entre cinema, lifestyle, humor e cultura. O engajamento, ou seja, a interação e envolvimento durante a campanha já ultrapassou 1.5 milhões de impressões e, aproximadamente, 6.500 cliques nas publicações em suas contas no Instagram. Coincidentemente, os próximos três lançamentos da Sony Pictures HE nas plataformas digitais no Brasil são voltados para o público jovem. 

Imagem: Reprodução

O filme “A Ilha da Fantasia” recentemente lançado nos cinemas, e os filmes com estreia direto nas plataformas digitais “A Galeria dos Corações Partidos” e “Alguém Avisa?” estarão disponíveis com exclusividade para aluguel e compra. O objetivo da campanha com os influenciadores visa esclarecer para os jovens, que filmes digitais chegam com exclusividade nas plataformas e demoram cerca de dois a três anos para chegar às plataformas de streaming de pacote fechado, tais como Netflix e Amazon Prime. 

Isto significa que o consumidor paga somente pelo o que irá assistir e ainda com a possibilidade de ver e rever durante 48 horas no aluguel ou ter sempre em suas mãos com a compra digital. Mais algumas vantagens do aluguel e compra nas plataformas digitais abordadas na campanha são a qualidade de imagem e áudio e o fator segurança uma vez que o consumidor está fazendo uma transação legal e 100% segura – diferente de quando se recorre a sites e aplicativos piratas. 

A propagação de vírus, ter o dispositivo danificado ou os dados pessoais do usuário roubados ao preencher formulários, são alguns dos prejuízos causados ao navegar em sites não oficiais, além claro, de ser algo ilegal. Outro fator importantíssimo para os amantes da 7ª arte é a diversidade de filmes e ofertas com preços atrativos para alugar e comprar digitalmente. 

Próximos lançamentos Sony Pictures HE nas Plataformas digitais para aluguel ou compra 

Primeiro filme lançado nos cinemas após a pandemia “A Ilha da Fantasia” (Fantasy Island) chega com lançamento antecipado e com exclusividade às plataformas digitais para aluguel e compra. Estrelando Lucy Hale, Michael Peña, Maggie Q e Michael Rooker o filme é uma adaptação da série de TV que esteve no ar no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 e aborda um grupo de hóspedes recém-chegados ao luxuoso resort no meio do pacífico. Todos têm uma fantasia e esperam poder realizá-las durante a estadia na ilha com a ajuda do enigmático Mr. Roarke. Ao passo que o tempo vai passando, as fantasias transformam-se em pesadelos e os hóspedes terão que resolver o mistério da ilha para escapar com vida. 

Produzido pela atriz e cantora Selena Gomez, o filme “A Galeria dos Corações Partidos” (The Broken Hearts Gallery) estreia no Brasil direta e exclusivamente nas plataformas digitais para compra e aluguel e apresenta de forma bem-humorada as muitas lembranças deixadas pelos relacionamentos desfeitos, como fotos, brinquedinhos, livros e os acumuladores emocionais que guardam tais objetos. Estrelando o elenco jovem com Geraldine Viswanathan (Não Vai Dar), Dacre Montgomery (Stranger Things), Utkarsh Ambudkar (A Escolha Perfeita), Molly Gordon (Fora de Série), Phillipa Soo (Hamilton). 

A comédia romântica “Alguém Avisa?” (Happiest Season) é estrelada por Kristen Stewart e Mackenzie Davis que juntas formam o casal Abby e Harper que vão passar o Natal em família. A confusão começa quando eles descobrem que as duas são mais que boas amigas. A aceitação, o perdão, o amor e a importância de ser verdadeiro consigo mesmo são temas abordados no filme de maneira divertida e tocante. “Alguém Avisa?” também estreia no Brasil direta e exclusivamente nas plataformas digitais para compra e aluguel. 

Sobre a pesquisa realizada pela Sony Pictures 

A iniciativa de criar a campanha educacional deu-se após a pesquisa encomendada pela própria Sony e realizada no primeiro semestre deste ano, que entrevistou cerca de 750 brasileiros, majoritariamente homens e mulheres maiores de 18 anos e baseados em áreas urbanas. 

A pesquisa revelou pontos importantes como mais da metade dos entrevistados acreditarem que precisam assinar algum provedor de streaming para fazer aluguel e compra digital destes filmes, quando na realidade o consumidor paga somente pelo o que desejar assistir, através das plataformas digitais de sua preferência, como as operadoras de TV, tais como NOW, Oi Play, SKY Play e Vivo Play, todas focadas em aluguel; as lojas digitais, como Apple TV, Google Play, Looke, Microsoft Filme & TV e UOL Play, que praticam aluguel e venda - dependendo da loja; e os consoles de videogame como PlayStation Store e Microsoft Filmes via Xbox, que também disponibilizam as opções para alugar ou comprar. 

Uma vez efetuada a escolha do aluguel do filme digital e iniciada a exibição, estas plataformas concedem até 48 horas para ver e rever quantas vezes quiser. Por outro lado, quando o consumidor compra o filme digital terá acesso ao conteúdo infinitamente. Estes são fatos ainda desconhecidos dos consumidores de filmes digitais. 

Pontos importantes revelados pela pesquisa Sony Pictures 

A pesquisa revelou que 65% dos consumidores acreditam que precisam assinar algum provedor de streaming para fazer um aluguel ou a compra digital de um filme(*), o que não coincide com a realidade, pois nessa modalidade o consumidor vai pagar somente por aquilo que quiser assistir. A maioria confunde serviços de assinatura de conteúdo, como Netflix e Amazon Prime, e OTT’s de canais de TV, como Fox Premium, Paramount+ e Disney+, em que é cobrada uma assinatura mensal e não há oferta dos lançamentos que acabaram de sair do cinema. 

Há uma falta de entendimento do tipo de conteúdo e modelo de pagamento oferecido por cada tipo de serviço. Com isso, a pesquisa descobriu que 59% dos consumidores tem uma visão errônea e acreditam que é possível fazer a compra ou aluguel de um filme via Netflix(*). Outra questão abordada na pesquisa, que é desconhecida pela maioria dos consumidores (cerca de 81%), é sobre o tempo que o conteúdo permanece disponível nas plataformas digitais após efetuar a escolha e o aluguel do mesmo(*). 

Uma vez iniciada a exibição, as plataformas concedem até 48 horas para ver e rever, dar play quantas vezes quiser e assistir as cenas favoritas de maneira aleatória, independente se é no conforto da TV da sala de casa ou no tablet, celular ou computador. Após às 48 horas, o conteúdo some da lista pessoal e terá que ser alugado novamente para poder ser assistido. 

Sobre as Plataformas digitais 

As plataformas digitais que atuam no Brasil são: os serviços oferecidos pelas operadoras de TV por assinatura como NOW, Oi Play, SKY Play, Vivo Play, todas focadas em aluguel; as lojas digitais (Apple TV, Google Play, Looke, Microsoft Filmes e TV (Xbox), UOL Play e outras), que praticam aluguel e venda - dependendo da loja; e os consoles de games como PlayStation Store e Microsoft via Xbox, que também alugam e vendem. No que diz respeito à precificação, cada plataforma leva em conta a janela de lançamento e, em alguns casos, a definição de resolução de imagem do filme, se é standard, HD ou 4K. O preço de lançamentos regulares no VOD (vídeo sob demanda) é de 14,90 reais para aluguel e 44,90 reais a compra. Existe ainda uma janela mais curta (premium), que permite ao consumidor alugar os filmes antecipadamente - por conta disso, o preço fica na faixa de 18,90 reais. Já os preços de filmes no catálogo destas plataformas, como filmes clássicos e franquias já lançadas anteriormente, podem ser encontrados a partir de 4,90 reais, o aluguel. 

Saiba Mais – Dicionário de Termos 

Com a chegada de tecnologias digitais de filmes, surgiram muitos termos novos, que para muitos consumidores ainda podem gerar estranheza. Aqui listamos os termos mais usados no mercado de filmes digitais para quem é louco por filmes e não pode deixar de saber. 

Janela – Tempo entre o lançamento do cinema e a estreia do filme digital 
Streaming – Serviço que transmite conteúdo (sejam eles filmes, seriados, jogos de futebol e até mesmo música) via internet. Todo serviço on-demand é transmitido usando a tecnologia de streaming, porém nem todo o conteúdo streaming é on-demand 
VOD (vídeo on-demand) – Ou vídeo sob demanda. Por meio de sua operadora de TV, sites e aplicativos de lojas digitais ou consoles de videogame, o usuário pode escolher para assistir diferentes tipos de filmes que estejam disponíveis para alugar ou comprar. 
PVOD (premium) – Lançamentos de filmes numa janela mais curta do cinema 
Plataformas Digitais – 1ª etapa digital de distribuição de conteúdo logo após o cinema 
EST (Electronic sell-thru) – Compra de filmes em plataformas digitais. 
Filme Digital – Refere-se ao uso de tecnologia desde a produção, a distribuição e a reprodução do filme para o cinema e, consequentemente, para uso doméstico. 

(*) Fonte: Sony Pictures Television / InSites, Abril 2020.

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram: @dnisin

© Seja Cult. Design by FCD.