18.11.20

O caso Collini

O caso Collini || Estreia dia 19 de novembro de 2020
Crítica por Marcelino Nobrega

Imagem cedida pela A2 Filmes

Estreando nas salas de cinema em 19/11/2020 (quinta-feira), este filme de 2 horas e 3 minutos distribuído pela A2 Filmes é um excelente filme de tribunal. Dirigido pelo cineasta Marco Kreuzpaintner, o roteiro foi adaptado de um best-seller de Ferdinand Von Schirach e é um crescendo de tensão e mistério que explora segredos e crueldades do passado alemão. 

O mistério se instala desde o início do filme, quando o italiano Fabrizio Collini, interpretado pela lenda do cinema europeu Franco Nero, passando-se por um jornalista, entra no quarto de hotel do magnata industrial alemão Hans Meyer (Manfred Zapatka) e o mata com requintes de crueldade. 

O jovem e recém formado advogado de origem turca Caspar Leinen, vivido pelo ator Elyas M’Barek, aceita o caso, sem saber muito sobre os detalhes. Descobrimos então que a vítima era como se fosse um pai para ele e que os dois netos do ricaço eram seus melhores amigos de infância. O que fazer? Ele resolve prosseguir com o caso mesmo assim, tentando ser o mais profissional possível, mesmo que essa escolha o faça ter problemas com a neta do Hans, Johanna Meyer (Alexandra Maria Lara), seu amor de adolescência. 

Imagem cedida pela A2 Filmes

O criminoso não ajuda. Que bom ver Franco Nero, o eterno Django, nas telas! Envolto num mutismo aterrador, ele se recusa a falar a causa do assassinato e o roteiro do filme se centra na busca deste porquê. Com várias reviravoltas, o passado volta para assombrar os personagens e quando se vai desvendando as causas, vê-se como a história de uma nação pode ser sórdida e cheia de porões fétidos. 

O roteiro é excelente! O desenrolar da estória é dinâmico e o destino e passado dos personagens fisgam o espectador. Filme inteligente e que deixa multas reflexões, com cenas de tribunal e históricas muito bem montadas e fotografadas, os aspectos técnicos do filme são excelentes. Fiquei com muita vontade de ler o livro, mas parece-me que ainda não foi publicado no Brasil. Assistam nos cinemas com todos os cuidados necessários para proteção de sua saúde e das pessoas que você ama! Divirtam-se! Excelente thriller! 

Nota 8,5/10.

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram

© Seja Cult. Design by FCD.