23.6.20

Anton - Laços de Amizade

Anton - Laços de Amizade || Disponível no Cinema Virtual
Crítica por Helen Nice


Amigo não se escolhe, se reconhece! - diz a frase. E, como tal, não vê distinção entre raça, credo, cor, etnia. Amizade dura uma vida, não importa se os tempos são de guerra ou calmaria. Zara Urushadze foi incrivelmente feliz ao retratar a amizade entre os dois meninos, Anton (Nikita Shlanchak), alemão católico e Yasha (Mykyta Dziad), judeu, e a beleza de sua inocência. É essa visão que temos em Anton, que aqui recebeu o subtítulo Laços de Amizade. 

1919 auge da Revolução Russa e o país vive a insegurança da transformação política. Nas regiões povoadas por colônias alemãs as incursões do Exército Vermelho agem no intuito de angariar as produções e pequenos animais das fazendas. No local onde vive Anton e sua família os horrores da guerra chegam na figura da líder bolchevique Dora e seus subordinados. Dora, por sua vez, segue ordens diretas de Trotski. O filme traz várias referências históricas e retrata o que foi a atividade bolchevique e a resistência popular na região da Ucrânia. Vale para situar o público, mas não necessariamente interfere na ideia central que é a amizade entre os garotos e a inocência de seus atos e consequências. 


O roteiro de Dale Eister gira em torno das tramas paralelas para retornar à bela amizade que sobrevive aos horrores da guerra. Neste contexto temos as histórias do padre, do pai de Yasha, um líder da resistência local, da tia de Anton que vive distante e oferece abrigo à família. Violência, perdas nas famílias, intolerância racial, acabam por separar os amigos, mas nada destrói uma amizade verdadeira. 

O filme é pouco dinâmico, mas ainda assim consegue prender a atenção e provocar sentimentos através de belas imagens e trilha sonora envolvente. Retrata com sensibilidade essa amizade que supera todos as barreiras impostas. Prepare os lencinhos! O filme distribuído pela A2 Filmes está em cartaz no Cinema Virtual e pode ser visto no conforto de sua casa. Aproveite!!

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

Acompanhe no Instagram

© Seja Cult. Design by FCD.