Slider

A Metamorfose || Franz Kafka

2.12.19


Metamorfose, de Franz Kafka é um clássico da literatura do qual certamente a maioria já deve ter ouvido falar mesmo que nunca tenha lido. Particularmente, sempre tive muita curiosidade em ler essa obra e quando me foi dada essa oportunidade, fiquei bastante feliz de finalmente ter a chance de conhecê-la. A história tem início quando, em sua cama, Gregor Samsa acorda e descobre que tem várias perninhas e se transformou em uma barata. Com a demora de sair do seu quarto, seus parentes o interpelem, perguntando se está tudo bem.

Até que naquela mesma manhã vai à sua casa o gerente da firma onde trabalha a fim de saber o motivo de Gregor não ter comparecido. Criando coragem, Gregor se revela e todos ficam horrorizados ao se depararam com a figura dele. Com isso, ele acaba ficando isolado em seu quarto de onde ele consegue ouvir as conversas de sua família e de onde observa o quão difícil é para eles o fato de ele não ter mais sua vida normal, já que as contas começam a apertar e os Samsa precisam se virar como podem para que consigam manter o sustento da família.

Conforme a narrativa vai se desenrolando e vamos começando a compreender as intenções do autor, passamos a refletir sobre alguns aspectos da vida que mesmo depois de tanto tempo não mudou muito. Confesso que terminei esse livro e me senti bem triste, mas ao mesmo tempo compadecida com o personagem e fascinada em como o autor conseguiu passar sua mensagem. A metáfora da barata como aquela pessoa que acaba se tornando inútil para a sociedade e, assim, se transforma num fardo, sendo valorizado apenas quando tem algo a oferecer, me tocou profundamente. Triste de verdade, mas real.

O livro é curto, todavia impactante; é uma obra de ouro e sou feliz de ter tido contato com ela. Amei a proposta da editora Planeta de trazer clássicos com essa qualidade e preciso dizer que as figuras são o máximo! A capa é dura e acho que a lombada poderia ser descolada para tornar um pouco mais fácil manter as páginas abertas, mas, de forma geral, eu gostei tanto da parte física quanto do seu conteúdo. Leiam, por favor, essa obra genial.

A metamorfose
Franz Kafka
Editora Planeta: Facebook/Instagram

Onde comprar (link comissionado):
Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.