Quando uma rede social surge eu fico cheia de dúvidas se devo aderir ou não. Por que se por um lado é mais uma chance de conseguir seguidores e divulgar o Seja Cult, por outro é mais um perfil para gerenciar. Quem tem várias contas sabe que gerenciar rede social demanda não só tempo e conteúdo, mas ideias de como chamar a atenção das pessoas. E é ai que chegamos no ponto da pergunta do título, você realmente deve estar em todos as redes?
Foto: Dabbles And Babbles
Um pouco antes do fim do ano, eu participei de um workshop sobre gerenciamento de redes sociais e uma das primeiras coisas que foi perguntado pelas palestrantes, é se você se dedica igualmente a todos os seus perfis. Se a resposta for sim, então você está no caminho certo. Se a resposta for não, repense as redes que você possui. O equilíbrio em tudo é essencial e se dedicar mais a uma rede do que a outra, pode ao invés de atrair pessoas afastá-la, pois uma rede sem atualização passa a mensagem de que o site/blog/marca, qualquer coisa, não existe mais ou não é levado tão a sério.
A pressão em se estar por dentro de tudo é muito grande e eu passei por isso recentemente, quando o snapchat surgiu. Todo mundo estava comentando sobre isso, as pessoas divulgando seus sites por lá, os formulários de parcerias com editoras perguntando o número de seguidores, até que eu baixei e fui usar. Não curti essa rede social e fiquei no maior dilema se deveria usar mesmo assim. Me forcei a usar por uns dias, mas não deu. Até que eu desisti e fiquei no meu básico twitter, facebook, intagram e youtube.
O twitter é a rede que eu gosto mais e confesso que criei as outras por causa do blog, para divulgação e conseguir seguidores, mas hoje eu já estou tão acostumada e me desdobrar nessas quatro que funciona. Às vezes uma rede social ou outra fica sem atualização e eu tento contornar isso o mais rápido possível. O confortável para mim seria gerenciar apenas duas, só que eu não conseguiria me desfazer de uma delas agora. Então, estou levando da melhor forma que consigo e sempre procurando estudar a melhor forma de gerenciá-las.
Foto: Dabbles And Babbles
Eu quis fazer esse post, porque às vezes eu sigo sites que tem várias redes sociais e uma ou outra fica sem atualização. Ou quem gerencia escolhe postar novidades em uma das rede e não nas outras, dai vem a clássica frase: "se você quer saber a novidade, me siga na rede tal". Isso não cola comigo enquanto seguidora e nem enquanto blogueira. Não vou forças as pessoas a terem redes sociais específicas para saber as novidades que quero divulgar. Os perfis do site estão conectadas e eu tento ser o mais equilibrada possível com elas.
Cada um sabe o que faz com as suas redes, mas se você está começando um blog agora ou está pensando em ter mais perfis para o seu projeto, fica a dica para penar no gerenciamento delas em primeiro lugar, para que a frustração de não alcançar o que você almeja te atrapalhe. Não pense só no que os seus seguidores vão gostar, mas no que você gosta, ou não, enquanto seguidor de outra página. Isso também é muito importante. Não se force a ter perfis por causa de seguidores e divulgações, ou principalmente parcerias. Pense no trabalho que elas demandam e em como isso pode se reverter negativamente para a projeto, caso você não dê conta de cuidar delas.
Se foque em poucas redes e dê o seu máximo, que você vai alcançar os seguidores que deseja para realizar os seus planos. Essa era a mensagem que eu queria passar com o texto de hoje. Espero que tenham gostado.
3 comentários
Oi, Denise!
ResponderExcluirEu já pensei muito sobre esse assunto e acabo caindo em um dilema... Também não aderi ao snap, mas confesso que dar conta do blog, facebook, instagram e twitter não é nada fácil. Seu texto me mostrou que preciso estar mais atenta às atualizações em cada uma e vou tentar me reorganizar para dar certo.
Adorei a temática do post!
Beijos,
versosenotas.blogspot.com.br
Olá, tudo bom? Como eu não sou a dona do blog, eu só fico responsável por divulgar as minhas resenhas e atualizar a fã page do blog, então eu só tenho Facebook hahaha Não tenho twitter, Instagram, nem nada, só facebook e o pinterest, então pra mim é tranquilo, mas deve ser bem dificl ter que atualizar várias redes socias ^^Adorei seu post *_*
ResponderExcluirBeiijos
http://resenhaatual.blogspot.com.br/
Adorei esse post! Realmente às vezes penso em ter outras redes sociais (como no caso do twitter), mas acredito que eu não daria conta de tudo. Aliás, já tenho o blog, fanpage e o Instagram para atualizar e sim, após criar o Instagram, acabei deixando "um pouco de lado" a fanpage, mas estou mudando isso aos poucos.
ResponderExcluirBeijos, * Blog PS Amo Leitura *