Vou continuar fazendo as críticas também, mas de filmes que eu gostar bastante ou achar interessante compartilhar com vocês. As estreias mesmo ficam por conta deles, que são uma equipe, e site, especializado nisso. A gente tá muito chique né?!! Então é isso, espero que gostem, acompanhem e comentem nos textos. Já aviso que vem muita postagem de cinema por aí!!!
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Birdman // Nota: 5 estrelas // Estreia: 29 de janeiro //Escrito: Ana Marta // Revisão: Jonathan Humberto
Tenho que ser sincera, este é o primeiro filme que vejo do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu e já me fez enxergar outro mundo de como fazer uma história notável. Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância é praticamente um filme que muitos irão comentar pela forma criativa e metafórica em trazer uma crítica em volta do universo do entretenimento (cinema e teatro) e um humor negro através da mente do personagem Riggan Thomson (Michael Keaton). Eu digo que seria mais uma história dramática, ao invés da comédia que alguns estão falando.
A trama narra uma simples história, mas como ela é trazida à telona é outra questão. O personagem Riggan Thomson que recusou fazer a sequência do seu grande personagem Birdman nos cinemas, sendo assim, a sua carreira decaiu. Para se recuperar novamente, ele dirige e atua numa peça de teatro na Broadway. Porém nas vésperas da estreia, nada sai como planejado e Riggan Thomson terá que lutar contra seu ego para recuperar a sua carreira, família e a si próprio.
O filme te atrai pela forma de construir seus atos dramáticos do personagem que está decaído após recusar o papel e ter que lidar com alguns pessoas para conseguir se reerguer na fama. A frustração, o ego e o desejo de voltar à fama são colocados nos pontos de ouro no roteiro e nos momentos-chave ao transmitir todo o mundo do entretenimento. E como alguns podem deixar a razão e fazer o impossível para serem lembrados pelos admiradores. O ritmo da narrativa ajuda nas cenas; claro que teremos alguns momentos calmos e sem muita ação. Enquanto noutras cenas veremos um ritmo mais acelerado para os conflitos se desenvolverem com mais intensidade. Assim equilibrando com leveza a trama do protagonista com os personagens de base, sem deixar nem exagerado e nem faltando algo na cena. O visual acompanha bem o ritmo da narrativa com a câmera quase sem cortes, sempre em sequência e acompanhando os personagens através do cenário e observando os atos de cada um presente.
Os diálogos são outro deslumbre no longa-metragem, que conduz alguns detalhes com falas entre os personagens bem intensos e marcantes. Mesmo com as melhores interpretações, nada se compara aos diálogos entre Riggan Thomson com seu próprio ego, que seria o personagem Birdman do passado conversando com ele mesmo. Sãos esses momentos que são expostos os melhores pontos do roteiro e acompanhado das loucuras e fantasias mentais do personagem.
Além do lado dramático e do humor negro entre as loucuras do protagonista, o roteiro traz com firmeza e torna-se algo importante a trama, a crítica o mundo do cinema e teatro. Como a fama é vangloriada e desejada pelo personagem, como o limite da razão é quase inexistente em seus pensamentos para chegar no renascer de sua carreira. Não veremos isso somente no protagonista, mas em outros personagens de base e no próprio ator Edward Norton como Mike Shiner, que mostra outro lado da moeda e do perfil psicológico. Na minha opinião, os atores Michael Keaton e Edward Norton são as estrelas desse filme com um nível de interpretação totalmente oposto do que já vi de ambos nos cinemas.
Outro lado que chamou a atenção foram os críticos que analisam os produtos do entretenimento. É aqui que você sente outro lado do protagonista querer toda atenção não só dos admiradores, mas também o fato dos críticos serem a chave para o sucesso da sua carreira. Haverá uma cena que se resume toda a loucura Riggan Thomson ao querer ver a sua carreira decolar e agradar todos com a sua peça, tanto fãs, espectadores e críticos. Essa cena com certeza extrapola toda a razão e juízo da verdade do personagem em querer transmitir o máximo do realismo em sua peça, sem pensar nas consequências dos seus atos.
Um comentário
Se eu quero ver? EU QUERO MUITO VER! hahaha Na verdade, pretendo assistir a todos os indicados a melhor filme do Oscar, só esperar chegarem no Brasil! E parabéns pela parceria e pela oportunidade de ir nas cabines de imprensa! Que traga ainda mais sucesso ao blog!
ResponderExcluirwww.bibliophiliarium.com