Entre os diversos autores presentes na publicação organizada por Alexandre Callari estão, os irmãos Grimm, o aristocrata Giambattista Basile, os folcloristas Joseph Jacobs, Laura Gonzenbach, Thomas Frederick Crane e Ernst Ludwig Rochholz, o romancista Alexandre Pushkin, além de um conto do próprio Alexandre Callari, que deu via a sua própria Branca de Neve, recontando a história da bela de uma maneira peculiar.
As histórias de cada autor se passam nas mais variadas regiões europeias e abordam diversos temas bem atuais e humanos como a inveja, ciúme, traição e mentira, algumas com uma pitada de romance, terror, suspense e até mesmo tragédia. Todos os contos presentes no livro vêm com um comentário e análises que visam o entendimento dos elementos que compõem suas origens, já que as narrativas contém um pouco do folclore de diversos países como a Itália, Alemanha, Suíça, Escócia, Rússia, entre outros locais.
Além de incorporar sua própria história sobre a Branca de Neve, Alexandre Callari também comenta sobre as variações da história e da própria personagem ao longo de cada conto e cada versão, analisando também os filmes com a personagem, desde o primeiro lançado em 1902 até os que estão prestes a serem lançados.
Eu estava querendo ler esse livro tem um tempo já, ele foi lançado naquele boom que tivemos sobre a Branca de Neve recentemente. Muitos livros sobre o assunto foram laçados, mas o diferencial deste, e o que me fez o desejar por muito tempo, foi que ele trazia o conto original da Branca de Neve e mais contos antigos. Além de um apanhado sobre a a influência do conto no cinema, televisão, teatro e música. A verdade é que eu estava esperando que ele fosse mais ou menos parecido com Frankenstein - As muitas faces de um monstro, que tem resenha aqui no site. No livro sobre o Frankenstein, a autora faz um apanhado histórico sobre a estória e fala sobre a influência dele em outros gêneros e como ele chegou ao que a gente conhece hoje, só que Branca de Neve - Os contos Clássicos não é bem assim.
Quando o livro chegou a primeira coisa que eu notei é que ele tinha uma diagramação lindíssima. A capa é linda e a parte gráfica não fica atrás, as paginas são decoradas e tem fotos na parte contemporânea sobre a Branca de Neve. A segunda coisa que eu percebi sobre o livro, e que me decepcionou um pouco, foi que ele era bem fininho. Assim, eu sei que livros finos podem ser ótimos e muito profundos, isso depende apenas do autor, mas no caso de um apanhado de conteúdo, onde ele esta acrescentando informações, seria mais interessante que o livro fosse gordinho. Passaria a ideia de muita novidade, sem contar que das 200 e pouquinhas pgs, 100 é um dos contos como explico a seguir, ou seja, de informação mesmo só é metade do livro.
Branca de Neve - Os contos Clássicos é dividido em 3 partes. A primeira delas é sobre os contos e nele estão reunidos 7 contos incluindo o original, dos Irmãos Grimm. Eles são antigos e de países como Itália, Rússia, Alemanha entre outros. O melhor conto é o original e quem nunca leu vai perceber o quão diferente é do que sabemos do conto da Branca de Neve. Os outros são bons também, mas a estranheza das estórias é o que marca eles. O que eu achei mais estranho foi o que narra que o papel do espelho mágico é um peixe, uma carpa para ser mais exata e ele fala. Sim, a rainha faz a pergunta clássica, com alguma diferença é claro, para um peixe. Tem contos onde a rainha tem um fim cruel e outros não, e contos onde a Branca de Neve sai ilesa e outro que nem dá um fim para ela.
A segunda parte é sobre a Branca de Neve na era contemporânea. O autor fez um apanhado superficial sobre a influência do conto em alguns gêneros, que talvez o mais conhecido seja o cinematográfico. Quem aqui não conhece a versão da Disney do conto? Eu não ficaria surpresa se alguns dissessem não saber de quem é conto original. No livro tem fotos de algumas adaptações, e informações sobre elas, como as mais recentes Espelho, Espelho meu e Branca de Neve e o Caçador. Um fato engraçado é que o autor citou inúmeras adaptações pornográficas do conto, incluindo uma brasileira. A terceira parte é uma versão do autor do livro para o conto Branca de Neve e eu não gostei, para falar a verdade eu nem cheguei a terminar de ler. O conto ser um pouquinho maior do que o resto do livro foi desnecessário, me deu a impressão de que o livro foi criado para o conto e não o conto foi acrescentado ao livro. Sem contar que tem uma cena da rainha praticamente nadando no sangue e partes cortadas de uma criada que não me desceu, parei aí.
Eu não posso terminar a resenha dizendo que gostei desse livro porque só gostei de parte dele, até a metade para ser mais exata. Os contos foram ótimos e perceber a mudança deles de quando foram escritos para como o conhecemos hoje, foi revelador. É claro que eu já sabia das mudanças, mas nunca tinha lido esse conto original, então a surpresa foi grande. A parte sobre a influência da Branca de Neve nos gêneros foi boa, mas deixou a desejar. As vezes em um parágrafo eram citados 3, 4 filmes sem muita explicação onde o autor poderia ter discorrido mais sobre eles. O conto final realmente não me agradou e eu achei que poderiam ter colocado mais conteúdo informativo ao invés de uma versão atual do conto. Recomendo o livro sim, mas saibam que tem partes que poderiam muito bem ser tiradas e outras melhor trabalhadas e acrescentadas.
*O livro vem com um prefácio da autora Babi Deweet, conhecida pelo livro Sábado a Noite, também da Generale. Ela comenta sobre os contos de fadas e sobre este em especial.
Branca de Neve é uma história sobre vaidade, mas, acima de tudo, sobre o caro preço a ser pago por colocar suas paixões acima de todas as outras.
Branca de Neve - Os Contos Clássicos
Alexandre Callari
Editora Generale - Twitter/Facebook
7 comentários
Ainda não tinha lido resenhas sobre esse livro, com a sua me convenci de que gostaria de ler só a primeira parte... Deve ser interessante conhecer os contos mais antigos da Branca de Neve, mas o resto não prenderia minha atenção.
ResponderExcluirBeijos!
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Super interessante a ideia do livro, geralmente sabemos das histórias e nem sempre a origem delas né ^^
ResponderExcluirBjs, http://bsaccani.blogspot.com/
Nossa, eu achei interessantíssimo, Mesmo vi uma entrevista com uma especialista falando sobre os contos de fada e os papéis femininos neles. De uma maneira bem crua e realística, falou muito sobre a branca de neve... Acho que gostaria de ler outras versões do conto. Beijos!
ResponderExcluirhttp://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/
Gosto de contos de fadas e já até tinha ouvido falar desse livro
ResponderExcluirMas infelizmente nunca peguei para ler
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Tenho vontade de ler, mas foi bom ler uma resenha dizendo que tem coisas a acrescentar e outras a tirar.
ResponderExcluirBeijos,
Carissa
www.carissavieira.com
Adoro esse tipo de livro com contos clássicos! É a primeira resenha que vejo sobre esse e já tenho certeza que vou me apaixonar.
ResponderExcluirBeijos!
http://poucosutil.blogspot.com.br/
Legal, estava procurando sobre esse livro, porque quando vi ele em promoção me deu mt vontade comprar, acho depois de ler sua resenha que, de fato, vou gostar xD
ResponderExcluirbjos!
Komanoesifioni.blogspot.com.br