Slider

Greta

9.10.19

Greta || Estreia em 10 de outubro de 2019
Crítica: Lucas Pereira


É importante nos dias de hoje ter mais filmes nacionais que lidem com a sexualidade. O Brasil é o país com a maior população LGBT; mas também é um dos países com o maior número de crimes homofóbicos e transfóbicos. Arte é importante para mudar a percepção de uma população, para mostrar a vida nos olhos de alguém diferente, para humanizar um grupo de pessoas nos olhos de alguém que talvez tenha algum tipo de preconceito. Greta é a definição disso: O foco do filme são dois personagens LGBTs.

Com um elenco de qualidade, adaptando uma peça chamada Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá, Greta conta a história de Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro de 70 anos homossexual que está tentando cuidar de sua melhor amiga, Daniele (Denise Weinberg), uma cantora transexual que aparenta ter algum problemas de saúde mas não têm vontade de se cuidar. O foco do enredo é sobre o romance de Pedro e Jean (Demick Lopes), um paciente do hospital quePedro trabalha e que acabou de chegar rodeado de policiais. Pedro ajuda Dean a fugir, levando-o para casa, e cria uma estranha relação amorosa com ele.


Greta é um filme que foca especificamente na situação de Pedro, um homem homossexual velho que tem um grande problema em achar parceiros sexuais. Isso acaba frustrando-o, fazendo com que ele tente de qualquer jeito satisfazer os seus desejos. Ao mesmo tempo, ele também lida com a vida que ele levou. Ele sempre foi devoto à sua amiga Daniele, mas ela não está cuidando de sua saúde. Agora Pedro tem que se preparar para uma vida realmente sozinho, e isso só aumenta mais o desespero que ele tem por achar alguém na sua vida.

O filme certamente têm um pouco de exagero de cenas sexuais, mas ao mesmo tempo eles lidam diretamente com o desespero de Pedro para encontrar alguém, então está dentro do tema. As cenas são sempre gravadas de modo estático; a câmera não se mexe, travada em um ponto, como uma homenagem à peça de teatro. Greta é sem dúvida um filme que deveria ter sido feito. A produção teve alguns problemas em questões de dinheiro, tendo dificuldade em achar produtoras que queriam arriscar no projeto, mas no final das contas acabou um ótimo filme que precisava ter sido feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.