Slider

No Coração do Mundo

1.8.19

No Coração do Mundo || Estreia em 1 de agosto de 2019
Crítica: Helen Nice


Coração do mundo é para onde vai o desejo da gente, o próximo lugar! Assim foi definido. É aquela vontade de mudar a realidade dura e cruel que parece imutável. É o desespero de ver sua vida girando em círculos, ou indo e vindo num trajeto único e nada poder ser feito para alterar a rota. É chegar a extremos para não perder a esperança de alterar uma vida sem perspectivas. O cenário - Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte. Os personagens - moradores comuns, domésticas, cabeleireiras, cobradoras de ônibus, comerciantes informais e seu dia a dia sofrido, lutando para tirar seu sustento e sobreviver. Em contraste com os moradores de condomínios de luxo e outra realidade.

Escrito pelos irmãos Gabriel e Maurílio Martins, que já tinham nos apresentado um curta metragem (Contagem) produto de um trabalho de conclusão de curso, novamente vamos viajar para BH e conhecer a realidade de seus moradores. De forma linear, vamos sendo apresentados a cada um deles. Selma (Grace Passô), uma empreendedora que cuida de uma pequena produtora e tenta ganhar a vida fazendo fotos nas escolas. Seu sonho é poder mudar de vida e cuidar da filha que no momento vive com a avó. O desespero a faz planejar um assalto a um condomínio de luxo. Pede ajuda para o ladrão Marcos (Leo Pyrata) que vive de pequenos delitos e falcatruas. Marcos, por sua vez, pede ajuda a sua namorada Ana (Kelly Crifer) uma cobradora de ônibus desiludida com a rotina e o stress do trabalho.


Ainda no elenco temos Beto (Renato Novaes), um bandido sem muito jeito pra coisa que chama atenção por seu cabelo moicano verde com patas de lagarto e que adiciona um toque de humor ao filme. Seu irmão Miro (Robert Frank) é um trabalhador responsável e honesto que tenta ocultar da mãe os delitos do irmão. Ponto positivo para a atuação de MC Carol no papel de Brenda, uma garota que já pagou sua pena e escolhe seguir o conselho da avó e trabalhar honestamente. Carol apresenta sua personagem de forma espontânea e bastante convincente. Na maior parte do filme apenas seguimos observando o dia a dia das personagens em longas tomadas que tentam inserir o espectador no cotidiano destas pessoas e seus contrastes.

Em alguns momentos a narrativa se torna extensa demais tornando o filme cansativo. Os personagens são interessantes, o roteiro atrativo, porém duas horas de projeção o torna longo demais. A segunda parte da trama ganha novo ritmo com as cenas do roubo. No Coração do Mundo é um filme interessante, realista, com uma trama empolgante mesclado com momentos reflexivos que tentam de alguma forma explicar, ou justificar, os atos cometidos por cada personagem. Estreia hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.