Slider

Tarde Demais || Colleen Hoover

29.7.19


Tarde Demais é o livro mais controverso da autora Colleen Hoover. Dito por muitos como o pior da autora até hoje e eu não posso deixar de concordar mais. Logo que abrimos a obra, nos deparamos com uma nota da autora explicando por que escreveu essa estória e falando do seu formato. Ele é diferente de todos os outros que foi escrito por ela, sendo disponibilizado em uma plataforma online e os capítulos subindo assim que eram escritos. Era uma versão gratuita, mas os fãs insistiram e ele virou livro, só que publicado diferente dos outros, com outro nome e por aqui saiu em outro selo do Grupo Record. Isso para diferenciar essa "brincadeira criativa" dos outros romances. Só que eu tenho a impressão que as coisas não deram muito certo, pois a avaliação dele é baixa e as pessoas sempre dizem que pretendem dar uma pausa nos livros da autora depois dessa leitura.

Esse romance conta a estória de triangulo amoroso complexo e os três narram. Sloan é uma jovem que vive um relacionamento abusivo a dois anos com o traficante de drogas Asa Jackson. Ela o conheceu na faculdade, muito nova e inexperiente, e acreditou que o que Asa estava propondo era amor, cuidado e respeito. Logo ela percebe a furada que entrou, mas não consegue sair. Sem emprego, depende financeiramente dele para tudo, inclusive para o tratamento médico do irmão autista. E essa é a razão pelo qual Sloan ainda está com Asa, ela não tem para onde ir e nem como se sustentar. Carter vai entrar nessa estória como policial disfarçado. Ele e o amigo investigam Asa e ele acaba se apaixonando por Sloan. Daí já dá para ter uma ideia do que vai acontecer.


Meu grande problema com esse livro e o motivo de eu achar que ele não deveria nem ter existido é o formato dele. A autora pegou todos os capítulos disponibilizados online, compilou tudo e publicou. Simples assim, sem nenhuma edição. Existem motivos para que autores façam uma edição e revisão dos livros publicados online. Um desses motivos é que o jeito que é publicado online não funciona no físico e foi o que aconteceu com Tarde Demais. A autora não tem uma linearidade, publicou vários fins, deu informações no final que fariam mais sentido no começo e estendeu demais a estória. Novamente, online te permite uma liberdade de publicação que o físico não permite. O enredo precisa estar amarrado e fazer sentido. No online você pode editar, arrumar, mudar de lugar; no físico não.

O livro é muito cansativo e arrastado e só ganhou duas estrelas no skoob porque eu me envolvi com a estória do Carter com a Sloan, torci por eles e fui até o fim para saber o que aconteceria. Mas olha, me deu muita vontade de largar no meio do caminho. Também preciso dizer que se a Colleen não tivesse dito que esse livro era dela eu não acreditaria. Não parece com os livros que ela escreve, sempre tão acabados e que às vezes deixam você pensando nele por dias. Aqui é o contrário, terminei e fiquei "o que acabei de ler?". Vi muitas pessoas não recomendando esse livro e isso dificilmente eu faço, só quando ele tem muitos erros de revisão/tradução ou coisa assim. Em relação ao conteúdo, eu sempre acho que cada um deve ler e tirar as suas conclusões. Continuo com a mesma posição em relação a Tarde Demais.


Tá, mas o que eu achei do relacionamento de Asa com Sloan? Esse é o principal problema apontado por quem lê; a forma displicente com que a autora tratou o relacionamento dos dois. Eu serei bem sincera e espero que quem não concorde só pense que é uma opinião diferente da sua, nada mais nada menos. Eu não vi problemas na forma como a autora tratou o tema. Eu vi muita semelhança com a realidade e uma semelhança que incomoda e machuca demais! Milhares de mulheres passam por isso, se sujeitam a uma relação abusiva porque não possuem apoio financeiro, caso de Sloan. Muitas mulheres também saem destruídas de relacionamentos assim, não se achando merecedora de ter um novo envolvimento, com a autoestima baixa, o psicológico desestruturado, caso de Sloan. Então, em se tratando de como um homem pode acabar com uma mulher e deixar ela sem saída, a autora falou o que acontece na vida real.

Agora, se quem lê acha normal a situação que a Sloan passa ou acaba se encantando por Asa, aí temos um problema que não é culpa da estória. O fato da autora não escrever esse romance não faz com que os abusos desapareçam. Pelo contrário, joga pra debaixo do tapete algo que infelizmente deve estar acontecendo nesse minuto. Livros assim, uns piores escritos do que outros, eu sempre vejo como um alerta. Asa é um homem bonito, com bom papo, que chama a atenção e está sempre rodeado de amigos. Isso atrai qualquer mulher, mas claro que ele dá sinais de que não é uma boa pessoas e é nessa hora que temos que ter atenção. Não foi culpa dela e nunca é de qualquer mulher, por isso os livros sobre abuso servem para nos alertar a não deixar passar um xingamento, um levantar de voz, um aperto de braço e por aí vai. A Sloan serve de exemplo do que não devemos aceitar e de quando devemos pular fora e procurar ajuda.

Tarde Demais
Colleen Hoover
Editora Record: Facebook/Instagram

Onde comprar (link comissionado):
Amazon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.