Slider

Espera || Maggie Stiefvater - Os Lobos de Mercy Falls #2

12.6.19


Eu já li Calafrio umas cinco vezes; é um dos meus livros sobrenaturais juvenis favoritos. Só que até pouco tempo atrás eu não tinha os outros livros da série. Agora que tenho, reli o primeiro, li o segundo e até o fim do ano leio o terceiro e quarto. A resenha de Calafrio eu fiz em 2013 e até para mudar as fotos com as edições novas, eu dei uma conferida no post (tem o link no fim do post para quem quiser conferir). Minha opinião não mudou em nada e aviso que esta resenha, até mesmo a sinopse desse livro, contém spoiler para quem quiser se aventurar com os lobos que a Maggie Stiefvater criou. Espera vai começar logo depois de Calafrio. Agora que o Sam está curando, ele e Grace podem ter uma vida normal de casal. Pelo menos era o que todo mundo esperava.

Sam está tentando se readaptar a sua pele humana permanente. Se antes ele não se preocupava muito com o futuro porque seria lobo, agora questões como trabalho fixo e faculdade já povoam a sua mente. Fora os pais de Grace pegarem no seu pé pelo namoro dos dois. Mesmo não sendo mais lobo, Sam precisa lidar com eles porque é o humano que auxilia na transição, meio que o líder. Antes de virar lobo para sempre, o antigo líder transformou várias pessoas e Sam precisa lidar com as consequências disso. Sam poderia lidar bem com todos esses problemas se a Grace estevisse bem e ao seu lado. Só que uma doença misteriosa ameaça o relacionamento dos dois e uma possibilidade que sempre a atormentou pode virar realidade agora.

Comecei a me dar conta de que a música representava a única pele na qual Sam se sentia realmente à vontade.


Lendo a resenha de Calafrio eu percebi o quanto tinha gostado do final do primeiro livro e não via necessidade de uma continuação. Quando eu terminei Espera, tive mais certeza ainda que não deveria ter sido série. A minha sensação ao terminar o livro é que a autora estendeu a série por alguma razão e que essa decisão foi tomada depois de ter finalizado Calafrio, que já tinha um bom final. Ela partiu de uma possibilidade, da Grace virar lobo, e Espera é só uma ponte para isso. No começo do segundo a autora joga essa bomba, de que a Grace pode virar lobo, e durante o livro inteiro ela não responde essa pergunta e usa o livro para outro propósito, o de introduzir os personagens chamados Isabel e Cole. A Isabel a gente já conhece do primeiro, irmão do Jack para quem leu, e Cole é um dos novos lobos.

A autora alterna até a dinâmica da narrativa, de dois personagens narrando, agora são quatro. Daí o livro se divide entre a estória da Grace com o Sam e da Isabel com o Cole. O Cole é um personagem difícil de gostar; extremamente arrogante e distante, daqueles caras que não gostam de se envolver e são desagradáveis. A Isabel vai pelo mesmo caminho, tanto que combinam os dois. Acho que a intenção da Maggie é fazer com que a gente goste deles aos poucos, até chegar no quarto que é só sobre o Cole. Os dois não me causam muito empatia, então não sei como farei se chegar ao fim do terceiro e não gostar dos dois. Parece que no quarto o Sam e a Grace não aparecem muito e o foco é só no Cole e Isabel mesmo.

O relacionamento do Sam com a Grace continua fofo, mas não consigo não pensar que Espera não tem uma finalidade para a série. É aquele livro desnecessário só para chegar no terceiro. Por mais que eu ame os dois, a narrativa não foi rápida como eu esperava. Demorei para ler esse livro mais do que o primeiro, por exemplo, porque eu sabia que estava sendo enrolada. Eu dei 4 estrelas para ele no Skoob justamente por causa da Grace com o Sam. De realmente ler uma coisa que eu só imaginei ao final do primeiro, os dois fazendo planos, tendo um vida como casal. Eu só não esperava que fosse tão agridoce essa sensação. O terceiro para mim é uma incógnita, pode dar um bom final para algo que não tinha motivo para existir ou confirmar de vez que a série era para ter sido livro único.

A sensação de ter arriscado tudo para estar aqui com um rapaz e perceber, então, que ele era exatamente o que eu queria. De ser um quadrado e, de repente, perceber que na verdade sou um quebra-cabeça, depois de encontrar a peça que supostamente se encaixa ao meu lado.

Espera - Os Lobos de Mercy Falls - Livro 2
Maggie Stiefvater
Agir Now

Resenha do primeiro livro da série:
Calafrio

Onde comprar (link comissionado):
Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.