Slider

Crimes Obscuros

28.2.19

Crimes Obscuros || Estreia em 28 de fevereiro de 2019


Lançado lá fora no ano de 2016, ‘True Crimes’, de Alexanddro Avranas, não conseguiu atingir um grande público ou sequer agradar a crítica. O longa é baseado no artigo investigativo de David Grann ‘’True Crime: A Postmodern Murder Mistery’’(ler aqui) publicado pelo ‘The New Yorker’, em 2008, onde um caso de investigação na Polônia foi reaberto e trouxe novos segredos à tona sobre o ocorrido. Na trama, nossa atenção é voltada para um suspense lento ambientado na Cracóvia (Polônia) que se finaliza com reviravoltas concebíveis, mas um tanto quanto perceptíveis. Os personagens se mostram sujos, sádicos e envolvidos em segredos escabrosos onde tudo termina em sexo e poder. Estrelado por Jim Carrey e Charlotte Gainsbourg, o filme entra em cartaz esta quinta-feira com distribuição da Cinecolor e aqui ganhou a tradução de ‘Crimes Obscuros’.

O detetive Tadek (Jim Carrey), aparentemente, está fora de campo e passa os dias no arquivo do departamento de polícia. Um belo dia chega ao seu conhecimento um crime não resolvido que fora arquivado pelo atual chefe de Polícia, Greger (Robert Wieckiewicz), por falta de provas. Reavaliando o caso, Tadek faz uma ligação ao escritor Kristof Koslof (Marton Csokas) devido a este último ter lançado um livro com dados semelhantes aos que constam nos arquivos do ocorrido. Sabendo que àqueles eram confidenciais, Tadek solicita aos seus superiores que o caso seja reaberto e este novo fato seja tomado como evidência para se fazer justiça. Assim que conquista esse direito, o policial entra em cena e coloca seus métodos em prática.


Observador e meticuloso, ele chega até a misteriosa namorada de Koslov, Kasia (Charlotte Gainsbourg), e fica intrigado com a moça e toda a história por trás das noitadas dela e Koslov em um bordel da cidade, local próximo onde o corpo de um homem poderoso fora encontrado, mas não se conseguiu achar culpados. Por fim, Tadek acredita ter achado justiça para homem morto, mas mal sabe ele que todo o caso o levará a repensar a própria vida.

Com um texto simples, Crimes Obscuros se vale por seus personagens. Todos muito atraentes, misteriosos e particularmente intrigantes, não pela história em si. Mas esta também surpreende. Ainda mais se você se deixar levar e não perceber os detalhes que entregam as verdades que certamente virão à tona no fim deste. Se atente em como não só os personagens são conduzidos a pensarem em certas teorias como nós também.



Temos então alguns personagens que se destacam e alguns que se escondem e tem grande chance de serem os ‘’reis’’ da trama inteira. Jim Carrey não está nada engraçado e aparece super focado em nos fazer acreditar que ele não só é um detetive competente como também um polonês verídico – atente-se ao sotaque. Em sua jornada conhecemos sua família e p pouco sentimentalismo que o vemos demonstrar está na conexão com a mãe, mas não duvide que ele seja um homem sem falhas, pois é possível que seja.

Charlotte Gainsbourg sempre está incrível em papéis de mulheres fora dos padrões e aqui não é diferente. É misteriosa, tem carga dramática e sabe bem ser camaleoa. Marton Csokas é o coringa do jogo. Sádico, perspicaz e cheio de euforia tem a dádiva de chegar em cena e jogar dúvidas – mesmo que o personagem de Jim tenha certeza do que fale, as provocações de Korlov são certeiras. E assim a construção desse trio ganha destaque e vai modelando a resolução do conflito principal. Mas fique de olho nos policiais que cercam Tardek. Eles também são ótimas pulguinhas e talvez pulguinhas importantes para o desfecho da trama.

Alejandro nos deixa ligados ao filme e mesmo que este seja lento, sua energia não o é e há uma boa jogada da edição para que tudo aconteça no tempo certo e se resolva rápido e sem enrolações. A fotografia em tom verde escuro e a trilha sonora conseguem dar todo o tom de suspense necessário para que absorvamos o clima pensado para a trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.