Slider

Ovelha Negra || Georgette Heyer

25.1.19


Esse é o meu segundo contato com a autora Georgette Heyer. Li em 2016 A indomável Sofia e gostei bastante da estória e escrita da autora, mais focada no amor e na construção de personagens do que envolvimento amoroso. E aqui já é um ponto interessante sobre a autora, os romances dela não têm muito contato físico e nem descrições mais aprofundadas envolvendo a parte sexual. Tudo fica pra gente imaginar o que está acontecendo. Me agrada romances assim, sempre deixei claro, e por isso também estou atrás de outros livros dela. A indomável Sofia abriu as portas para eu conhecer a Georgette Heyer e agora eu quero ler tudo dela.

Ovelha Negra é focada na personagem Abigail Wendover. Uma solteirona de 28 anos que não se importa em ter esse título, "solteirona". Ela não é casada por uma opção dela, por não ter encontrado um homem que despertasse tanto seu corpo quanto sua mente. Abigail vive com a irmã, que também não é casada, e com a sobrinha. O interesse amoroso de Fanny pelo interesseiro Stacy Calverleigh tem tirado Abigail do sério. Por mais que converse com a moça, ela está irredutível em se casar. Só resta a Abigail procurar o tio de Stacy, Miles Calverleigh a ovelha negra da família. Miles foi banido do convívio com a família e sociedade londrina quando se envolveu em um escândalo muitos anos atrás.


Ele fez fortuna na Índia e agora está de volta. Por causa de uma confusão conhece Abigail e se encanta por ela, por sua inteligência e personalidade destemida. Porém, tudo vai conspirar contra os dois. Miles não vai ser considerado adequado para Abigail, assim como seu sobrinho não será para a sobrinha dela. Mas existe uma grande diferença entre os dois e o envolvimento de Miles por Abigail é verdadeiro. Agora resta saber se Abigail vai se arriscar e viver um intenso amor ou continuar sendo solteirona. O livro é narrado em terceira pessoa acompanhando principalmente o ponto de vista de Abigail, mas outros vão ser acompanhados de perto como Stacy Calverleigh.

A Georgette Heyer é uma autora que me lembra bastante a Jane Austen. Claro que sem a escrita rebuscada e tantos detalhes, mas na inteligência dos seus personagens e nos debates excitantes lembra bastante. Os diálogos entre Abigail e Miles são ótimos, cheios de sarcasmo, segundas intenções e referências que se você não ler com atenção pode perder algum detalhe. Num determinado ponto, o Miles vai narrar o escândalo que o exilou e isso se liga com outra questão que a Abigail pega logo. Ele fica todo feliz por ela entender seu sarcasmo e ela fica feliz por ser desafiada por ele, algo que não acontecia com seus outros pretendentes. O livro também é engraçado, divertido de ler.


O romance vai acontecer no nível intelectual. Como a autora preza mais pela conversa e conhecer o outro do que contato físico, não teremos interações intensas entre os dois, então só ficamos sabendo que um gosta do outro pelos detalhes, gestos e depois pelas confissões. É um amor construido ao longo da narrativa e que depois a Abigail decide se segue em frente ou não. Vale dizer também, que aparência não é algo levado muito em consideração aqui. O Miles não é o bonitão que estamos acostumadas dos romances históricos e nem a Abigail é uma beldade. O que atrai um ao outro vai além da beleza física, se é que isso é levado em consideração em algum momento dessa narrativa.

Eu só tenho uma ressalva para fazer em relação ao livro, que é sobre o final. Ele não é bem explicado e amarrado. Eu sei como termina, claro, mas não é uma construção que combine com o que foi apresentado. É rápido e sem fechar a narrativa. Fora isso a leitura foi ótima, gostei da complexidade dos diálogos e personagens e de como os secundários ganham espaço sem que fique chato. Quando a autora sabe equilibrar isso é ótimo, você não se cansa do casal principal e ainda ganha uma nova estória de brinde. Agora é correr atrás de outros livros da autora para não ficar sem Georgette Heyer na estante.

Ovelha Negra
Georgette Heyer
Editora Record: Facebook/Instagram

Onde comprar (link comissionado):
Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.