Slider

Organizar a estante por cores

28.1.19

Desde que eu entrei nesse mundo literário, em meados de 2008, eu arrumava a minha estante entre livros lidos e não lidos e depois por séries e autores. Ficava mais fácil arrumar dessa forma, porque sempre que eu precisava encontrar algo era só saber se eu já tinha lido ou não e depois procurar o autor ou série. Só que quando me mudei para a nova casa, quis arrumar de uma forma diferente e no pinterest encontrei a organização por cores e resolvi tentar.

Antes de fazer a organização eu fiz um limpa bem legal na estante. Já comentei várias vezes que eu deixei de ser uma leitora que quer ter muitos livros na estante. Agora eu prezo por ter os que realmente quero ler e as edições que tenho apresso. Não tenho mais dó de trocar, doar ou vender. Com o tempo percebi que a graça dos livros é em eles serem lidos, eles foram criados pra isso. Então ficar parado na minha estante esperando que um dia me dê vontade de ler não combina mais comigo. Até por que, a gente sabe se vai ler um livro ou não.


Eu não sei quantos livros tenho hoje na estante, mas imagino que seja uns 400. Já tive mais e agora sempre estou fazendo essa limpa para girar a estante e ter mais espaço. Não tenho várias estantes e nem um espaço grande, então me desfazer dos que não quero ler me ajuda nisso também. Mas voltando as cores, eu usei essa e essa foto como referência e a primeira coisa que fiz foi escolher a cor que eu queria começar, que foi a branca. Dai separei todos os livros que tinham a lombada branca. Isso é importante, a arrumação por cores leva em consideração a cor da lombada e não a capa. Se eu comecei pela branca, todas as lombadas brancas são escolhidas e não as capas brancas.

Depois que eu comecei com a lombada branca fui para a vermelha, roxa, azul, verde, amarela e preto. Coloquei no meio dessas cores as lombadas que são cores aproximadas, o cinza eu coloquei perto do preto. Marrom perto do vermelho. Os livros que não têm uma cor definida na lombada, como uma imagem por exemplo, eu coloquei na parte de baixo e mais escondida. A minha organização não ficou 100%, porque chega um momento que você não diferencia muito as cores por causa da proximidade de tom. O fato de eu sempre estar tirando livro e colocando livro novo, também atrapalha a organização.


Nas fotos vocês vão ver que eu alternei as cores. Tem duas partes vermelhas, duas partes pretas, duas partes verdes. Isso ocorreu por causa dos livros que foram chegando. No fim eu gostei de como ficou e não me vejo, pelo menos por um tempo, arrumando a estante da forma como fazia antes. Sim, dá um desconforto ver todas as séries separadas e também é um sufoco encontrar os livros, mas quando você vê a harmonia das cores dá uma baita satisfação. Fica muito bonito como nas fotos de inspiração. Só não dá para ver melhor por causa de todos os enfeites que eu coloco.

E vocês, topariam arrumar por cor??




VÍDEO


Um comentário:

  1. ah que coisa mais linda sua estante, apaixonada pela sua organização com cores, seus funkos e decorações, td mt lindo *.*

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Theme Designed By Hello Manhattan

Your copyright

Seja Cult - Todos os direitos reservados.