Destaques

Receba as atualizações do site por email!

07/05/2018

Se você Soubesse

Se você Soubesse || Estreou no serviço de streaming dia 03 de maio de 2018
Texto:Rayanna Pereira


Daniel (Gael García Bernal) é um excluído em um país no qual é imigrante, seu melhor amigo, Costel (Nahuel Pérez Biscayart) é seu parceiro nos pequenos golpes que eles aplicam no subúrbio da cidade que moram. Apesar do cenário de sua vida ser de extrema miséria e imundice, Daniel vive sua vida com a apatia necessária para não surtar com o que acontece ao seu redor. Mas, depois de perder Costel em um acidente no mínimo ridículo, Daniel se vê desolado com sua perda, e desespero com as tentativas do irmão de Costel de arrancar dinheiro dele. Sem perspectiva de uma vida diferente, seu mundo vira de cabeça para baixo ao conhecer Francine (Marine Vacth), uma jovem misteriosa que passa a exercer o poder de querer mudar a vida dele. Porém, pode ser um pouco tarde para ambos.

Geralmente os filmes franceses carregam consigo uma forte crítica, ou retratos impactantes da realidade. Com Se você soubesse não foi muito diferente. O longa traz um retrato chocante de uma sociedade excluída e marginalizada de imigrantes, sem perspectivas e sem saída. A carga dramática do filme é tão pesada que em vários momentos me vi sem palavras para expressar o que a cena tinha me feito sentir. Seja um momento de completa apatia do personagem principal perante as situações difíceis e imutáveis que ele passava, seja nas situações mais corriqueiras do dia-a-dia de quem vive a margem da sociedade.


Um outro ponto a ser considerado fortemente abordado no filme, é a morte. Não apenas aquela em que o corpo precisa ser enterrado, como também aquela morte indireta, a morte que acontece todos os dias bem diante de nossos olhos: a morte de alguém vivo, de alguém que anda, que fala, que vive entre nós, mas que não é um de nós. É um fato que o filme discute de forma provocadora as pessoas que são mortas por não atenderem ao padrão imposto pelas classes, ou seja, o próprio Daniel é um morto-vivo, tal como, todos os outros personagens da trama. Por falar em outros personagens, tem que se destacar o brilhantismo do roteiro em construir os personagens secundários.

A mesma névoa negra que recai sobre o personagem principal parece recair sobre os secundários, deixando o telespectador tão vidrado no Daniel quanto em qualquer outro personagem. Algo que o longa faz muito bem é mostrar que nem tudo é bem ou mal. Seja com qual personagem for. No geral, Se você soubesse não é um filme que indicaria para qualquer um assistir, não por não ser bom, mas por ser pesado, denso e te levar à um estágio letárgico ao terminar de assistir. Mas com certeza é um daqueles filmes que precisam ser revistos, pois a cada vez que se assiste, percebe-se algo novo, uma nova reflexão e uma nova questão que precisa ser debatida.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

© Seja Cult – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in