Destaques

Receba as atualizações do site por email!

19/03/2018

Preciso Saber || Karen Cleveland


Vocês percebem que os lançamentos seguem uma onda de gênero, né? Fantasia com os vampiros. Romances históricos, terror e por aí vai. Parece que agora são os livros de suspense e thrillers que estão em alta. A maioria das editoras está lançando algum livro desse segmento e eu fiquei curiosa para ler Preciso Saber da Planeta, que chegou para mim em versão de prova. Esse livro não é bem um suspense e sim um livro investigativo. A protagonista, Vivian Miller, trabalha para a inteligência do governo dos Estados Unidos procurando espiões russos no país. Em um dia comum no trabalho ela descobre que o marido está entre esses espiões. Ela ficará dividida entre o amor de sua vida e a lealdade ao seu país.

O livro todo é narrado pela Vivian, que é uma mulher que gosta do trabalho e faz isso bem. O programa que ela está desenvolvendo para o governo americano descobre espiões e quando ela testa esse programa descobre o marido entre os inimigos. Ela nunca desconfiou que o marido poderia ser russo e sua vida com ele uma mentira. Esse segredo é revelado logo no começo, então não é spoiler. A grande questão do livro é o que Vivian vai fazer com a esta informação, que o marido é um espião russo. Se vai denuncia-lo ou continuar levando a sua vida com essa mentira. Além dele ser narrado pela Vivian ele tem dois tempos, passado e presente.

Meu Deus, no fim tudo se resume ao dinheiro. Como eu odeio que tudo se resume a dinheiro. 


O passado serve para colocar uma pulguinha na gente, leitor. Vamos conhecer a estória do casal, como eles se conheceram, apaixonaram-se, tiveram filhos e tal. A autora coloca essas cenas para deixar no ar que tudo não aconteceu por acaso, que já estava predeterminado pelos russos. Só que isso só é confirmado no fim e olhe lá, se a vida da Vivian foi arranjado ou não. O presente vai ser a Vivian lidando com a noticia do marido espião e tendo que aguentar as consequências das decisões que ela toma. O livro tem bastante tensão, assuntos que não envolvem só a Vivian, mas outros funcionários da CIA.

Eu gostei bastante do livro. Acho que ele é mais indicado para quem gosta de investigação do que assassinatos e um suspense mais forte. Ele tem um pouco de drama também, porque a Vivian ama o marido e isso vai pesar nas decisões que ela toma. Os dois têm quatro filhos, um deles com problemas no coração, passam por problemas financeiros, então não é só "ah vou entregar ele e voltar a minha vida normal", são dez anos de casamento. Não sei se eu no lugar dela tomaria as mesmas atitudes, mas também não julguei o que ela fez justamente porque envolve outras pessoas que não só a Vivian e o marido.

Só tem um ponto que me irritou na obra. A autora colocou a Vivian para afirmar coisas e voltar trás o tempo todo. Ela fala: "Ele me ama. Mas será que ama mesmo?"; "Eu tenho certeza que ele está mentindo. Será mesmo?". Isso é um recurso para manter o suspense, sempre deixar a tal pulguinha viva. Eu acharia melhor que não fosse o livro inteiro, porque acabou me cansando, essa certeza e volta atrás. Tirando isso foi uma leitura muito boa. Sobre o final do livro, tem uma reviravolta. A gente tem certeza que é uma coisa e autora vira a narrativa e deixa no ar que tudo o que a gente acreditava estava errado. Não sei se ela fez isso para ter uma continuação, mas eu acho que não. Só mais uma coisa, o filme será adaptado para o cinema.

Clico duas vezes na terceira imagem e um rosto aparece na minha tela. Um novo semblante, um novo close. Tão familiar, mas tão fora de contexto, num lugar ao que definitivamente não pertence.

Preciso Saber Uma vida de sonhos. Uma mentira perfeita.
Karen Cleveland
Editora Planeta: Twitter/Facebook

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site:
Amazon/Saraiva

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

© Seja Cult – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in