Destaques

Receba as atualizações do site por email!

07/03/2018

A voz Embargada || Márcia Cavendish Wanderley


A voz Embargada: Imagem da Mulher em Romances Ingleses e Brasileiros do século XIX é uma tese de doutorado escrito pela Márcia Cavendish Wanderley, que me foi indicado por uma professora de literatura inglesa na época que queria fazer meu TCC de Letras nas Irmãs Brontë. Isso foi a muito tempo e o livro ficou guardado até esses dias, quando comecei a pensar que quero fazer meu TCC em Jornalismo nessa área. Eu peguei ele para ler um pouco antes do carnaval e quando comecei a ler Mary Barton, percebi que tinha informações em A voz Embargada que me ajudaria a entender o romance de Elizabeth Gaskell, já que eles forma escritos em épocas próximas.

Esse trabalho da Márcia Cavendish fala da representação da mulher em alguns clássicos ingleses e brasileiros. Todas as personagens analisadas buscavam algo e por causa de ser mulher isso lhes era negado; liberdade e escolha são as duas coisas principais que essas mulheres buscavam e não tinham. A voz embargada fala também da recepção desses romances quando foram lançados e o contexto histórico, além de trazer uma biografia básica dos autores. O contexto histórico é contar o que estava acontecendo política e socialmente na época que os livros foram escritos e que de alguma forma influenciou os romances analisados. Vemos isso principalmente nos livros de Charles Dickens, que viveu a Revolução Industrial e escreveu sobre isso.


A leitura desse livro foi densa, requer mais atenção, mas foi ótima. Me deu um estalo perceber que na mesma época em que a Inglaterra já começava a Revolução Industrial, aqui ainda estávamos na escravidão e que isso influenciou a produção literária. As Irmãs Brontë foram muito criticadas pela crítica e opinião pública por causa de seus livros. Chegaram a pedir para a Charlotte escrever algo mais romântico, como a Jane Austen. Mas ela se recusou e escreveu o que queria ou como a autora fala "o que ela gostaria de ter vivenciado". Eram mulheres presas em uma vida sem perspectiva, pequena para sua imaginação e vontade. ⠀ ⠀

Os romances analisados no livro são Jane Eyre, Shirley, O morro dos ventos uivantes, Helena, Senhora e romances de Dickens, que meu Deus, eu preciso ler! É um livrinho difícil de encontrar, mas que se você tiver a oportunidade de ter na sua estante, tenha. As informações que ele traz me ajudaram a completar o entendimento que tive dos livros que já tinha lido e me preparou para os próximos. Vai ficar por aqui para consultas futuras.

A voz Embargada: Imagem da Mulher em Romances Ingleses e Brasileiros do século XIX
Márcia Cavendish Wanderley
EdUsp

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

© Seja Cult – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in