Destaques

Receba as atualizações do site por email!

18/01/2018

Mil e Uma Noites – Livro I


Quando recebi esse livro, fiquei bastante empolgada, pois sempre quis ler Mil e Uma Noites. A história se dá quando Šahräzäd, o rei, vai viajar com o irmão, mas retorna a sua casa para se despedir de sua esposa e a vê o traindo com um dos rapazes da cozinha. Aquilo acende nele uma grande indignação contra as mulheres e ele decide que irá mandar matá-la e, não só a ela, mas a todas as suas noivas, passando apenas uma noite com elas. Šahräzäd, vendo essa situação, pede ao seu pai, que inclusive é quem executa suas esposas, que permita que ela passe a noite com o rei.

Obviamente ele é contra, pois não quer ver a filha morrer, mas, de tanta insistência, ele acaba cedendo e Šahräzäd executa um plano. Na primeira noite com o rei, ela se mostra muito triste e pede a ele que permita que ela veja a irmã antes de morrer e ele concede seu pedido. Em combinação com ela, a irmã pede a Šahräzäd que lhe conte uma história antes que o dia amanheça. É a partir daí que passamos a conhecer as histórias de Šahräzäd. Ela começa a narrar os contos e, curioso pelo desfecho deles, o rei acaba mantendo-a viva. E todas as noites o pedido da irmã para Šahräzäd se repete.

Cada conto tem ligação com o outro e há contos dentro de outros contos e, dessa forma, ela consegue manter a atenção do rei que a deixa viva para saber sempre como será o fim deles. Entre os contos, temos o do pescador que encontra um grande vaso fechado e o abre, libertando um gênio que decide matá-lo. Ele pede ao gênio que poupe sua vida, mas ele reluta, então esse pescador lhe conta uma história e mais outra e, como eu disse lá em cima, vários contos vão se entrelaçando. Não vou resenhar todos os contos, porque são muitos, mas cada um deles prendeu minha atenção e são extremamente interessantes, alguns já até conhecidos do nosso imaginário.

Tive a sorte de receber os dois volumes da editora e pretendo ler logo o segundo. Espero ter a chance de ler todos os outros, porque Mil e Uma Noites é simplesmente um livro fantástico. Eu amo a inteligência da Šahräzäd e admiro sua força para cada dia ter algo para contar. Além disso, a editora caprichou e temos uma bela introdução, apêndice e notas de rodapé na edição, tudo para que não nos percamos nos termos durante a leitura. A capa também está uma lindeza e eu só tenho elogios para dar a esse livro.

Livro das Mil e Uma Noites - Volume 1 Ramo Sírio
Anônimo
Biblioteca Azul: Facebook

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site: 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

© Seja Cult – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in