Destaques

Receba as atualizações do site por email!

05/01/2018

Antes de Tudo Acabar || Mary C. Müller


Antes de Tudo Acabar é um livro que bombou no wattapad, conseguindo chegar a 2 milhões de visualização. Eu já conhecia ele, porque era um dos destaques de uma das categorias da plataforma, mas não cheguei a lê-lo quando estava disponível lá. A história é narrada por Rafael e os capítulos são bem curtinhos, além de a obra ter poucas páginas. Com uma mãe alcoólatra, um pai que os abandonou para viver com outra mulher, além dos problemas em casa, Rafael tem de lidar com o bullying que sofre no colégio. Por ser diferente dos outros garotos e mais reservado, ele é sempre alvo de piadinhas.

Além de tudo, Rafael tem o hábito de se cortar, o único modo que encontra para aliviar um pouco das suas frustrações, embora aquilo também faça com que ele se sinta mal consigo. O consolo de todos os seus problemas vem em forma da amiga Anne, que sofre com os maus-tratos do pai que sempre bate nela e a culpa pela morte de sua mãe. Ela está sempre ao lado dele, e Rafael nutre sentimentos confusos por ela. No entanto, com a chegada de Michael na vida da amiga acaba fazendo com que a amizade de ambos seja colocada à prova devida as atitudes de Anne mudarem tão completamente, fazendo com que o elo deles fique mais fraco.

Era triste imaginar uma rotina baseada em fingimento, todos agindo como se tudo estivesse okay e normal. Todas aquelas máscaras de Coringa, cheias de sorrisos, quando por dentro não aceitavam como as coisas eram.

Rafael é um personagem bastante sensível e às vezes um pouco maduro demais para sua pouca idade. É bonito ver como ele se preocupa com a mãe e como tenta ajudá-la a sair do vício da bebida. A Anne é uma personagem que amamos no começo e ao decorrer da história sentimos raiva das suas atitudes ao mesmo tempo em que sentimos comiseração pelo relacionamento que ela tem com o namorado que claramente é abusivo. Mais para frente ainda contamos com o acréscimo de Kaori, uma garota doce e tímida, que vai trazer um novo sentido à vida da Rafael.

Enfim, essa é uma ficção adolescente carregada de drama, pois cada personagem tem um peso que carrega nas costas, mas a autora procura sempre passar a força de cada um deles, assim como com Rafael que, embora se sinta covarde, demonstra muita coragem nos momentos necessários. Também vemos perdão e tolerância serem abordados, além de muitos outros ensinamentos.

https://www.facebook.com/literaturadeepoca/?fref=tsAntes de Tudo Acabar
Mary C. Müller
Editora Planeta: Twitter/Facebook

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site: 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

últimas resenhas e críticas

© Seja Cult – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in