Arte na fotografia: Primeiras impressões

04/11/2017

O programa Arte na Fotografia, do canal pago Arte 1, estreou na última sexta e fui dar uma olhada. Fiquei sabendo desse programa bem por acaso, de uma das páginas sobre fotografia que curto no facebook, e a proposta dele é que chama a atenção: ele é o primeiro reality show voltado para fotografia do Brasil. Como uma boa entusiasta de fotografia, e eterna aprendiz no assunto, fiquei curiosa para saber como seria a dinâmica de avaliação, as provas e conhecer os participantes, que são amadores.


O programa é apresentado pela Thalma de Freitas e conta com dois fotógrafos como jurados, Eder Chiodetto e Cláudio Feijó. O Eder Chiodetto eu não conheço, mas me parece que ele é mais conhecido na organização de exposições fotográficas. O Cláudio Feijó eu conheço de um artigo sobre o assunto que os meus professores de fotografia passaram na faculdade. Além dos jurados, cada episódio contará com um fotografo convidado para ajudar na avaliação dos participantes. Já foram anunciados nomes como Gal Oppido, Willian Aguiar, Bob Wolfenson e Zé Takahashi.

Nesse primeiro episódio, os seis participantes foram apresentados e tiraram fotos uns dos outros para se conhecerem. Essa primeira prova, por assim dizer, foi mais para os jurados terem um primeiro contato com as fotos deles e darem dicas do que melhorar. Depois foi prova, de fato, que era fazer um ensaio numa indústria têxtil. O nome do primeiro episódio do reality é Homens e Máquinas, fazendo referência ao trabalho na indústria. O primeiro fotógrafo convidado, e que participou da avaliação, foi o Juan Esteves e tiveram dois destaques positivos e um negativo.

Camila Kinker, Daniela Ometto, Luan Batista, Rafael Aguiar, Yve Louise e Julio Cesar

Pelo que eu entendi, não vai ter eliminado por episódio, pelo menos nesse primeiro não teve. Tiverem destaques positivos e negativos, de acordo com essa prova fotográfica na indústria, mas não saiu ninguém. Acho que ninguém vai sair e no fim eles devam escolher o melhor pelo crescimento ao longo dos episódios e o aprendizado. Isso é o que eu acho, mas pode ser que nesse primeiro tenha sido só uma apresentação e a competição mesmo comece no próximo. O prêmio do reality é um equipamento fotográfico completo.

Todos os participantes são considerados amadores, mas já trabalham na área e possuem equipamento. A impressão que eu tive é que eles estão participando mais pela experiência do que pelo prêmio. Eles vão ter suas fotos avaliadas por nomes conhecidos da fotografia e vão ter contato direto com esses fotógrafos. Se eu estivesse participando, ficaria mais empolgada com essa oportunidade do que com a de ganhar uma máquina fotográfica. Eu gostei bastante do primeiro episódio, acho que reality vai deixar mais claro que o equipamento não importa muito se você tem técnica e um bom olhar.

Thalma de Freitas, apresentadora do Arte na Fotografia

Nas primeiras avaliações, o que os jurados pediram foi ensaios que tivessem um conceito, fossem conectados de alguma forma, cuidado com a luz e sombra, enquadramento e pós-produção. São princípios básicos de fotografia, mas que quem tá começando sempre esquece. Essas orientações eles vão levar pra sempre, por isso o que conta mesmo é o aprendizado. Vou continuar acompanhando e já tenho dois participantes que gostei bastante das fotos: Yve Louise e Julio Cesar.

Para quem quiser assistir, Arte na Fotografia passa todas as sextas no canal Arte 1 sempre às 20:30. Com reprises aos sábados, às 14h; domingos, às 10h; terça-feiras, às 19h30; e sexta-feiras às 12h. Arte 1 é o canal para quem gosta de arte e que pode ser visto nas seguintes redes de tevê (cabo) – Claro TV (553), GVT (84), Net (553), Oi TV (31), Sky (81), Vivo TV (102 cabo e 555 satélite) e operadoras independentes.

Cláudio Feijó, um dos jurados ou mentores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.