Faro Editorial lança coleção exclusiva de literatura nacional

04/08/2017

Em agosto a Faro Editorial inaugura uma nova coleção, a Para Amar. Os livros vão ajudar as pessoas a a ler e entender os grandes escritores da literatura nacional.

Não são resumos de obras, mas são estudos que explicam elementos literários, metáforas e referências comuns nas obras de grandes autores e que vão ajudar o leitor a absorver tudo que cada um desses clássicos quis contar em seus livros.

A inauguração da coleção é com nada mais nada menos do que Graciliano Ramos e Clarice Lispector.

Faro Editorial lança série de Literatura Brasileira, “Para Amar”
Clarice Lispector e Graciliano Ramos


Coleção expõe os pontos mais relevantes da arte literária de grandes escritores, começando por Clarice Lispector e Graciliano Ramos

Por que um autor se torna um clássico? Por que continuam a ser lidos e admirados por tantas décadas? Como é possível ler essas obras e apreciar suas inovações? E, como elas acontecem no texto desses autores? Nossa literatura é rica de escritores que criaram estilos únicos para contar histórias, bastante lidas, mas nem sempre compreendidas sob o signo de sua inovação e arte.

Mergulhar numa obra literária e absorver os os aspectos e ideias mais relevantes pode ser complicado sem um caminho de orientação e, muitas vezes, é complexo até para pessoas ligadas a Literatura. Foi pensando em aproximar as obras de seus leitores, naquilo que elas têm de mais especial, a Faro Editorial criou a série “Para Amar”.

Não se trata de um resumo de obras, pelo contrário. A coleção guia o olhar do leitor para entender a narrativa dos autores a partir do conjunto de suas várias obras, servindo com um roteiro para que qualquer pessoa seja capaz de observar os aspectos mais importantes da obras-primas de nossa literatura.

A Ideia da série? 
Os autores se tornam clássicos por terem sido considerados como a melhor produção literária de sua época em termos de arte, de inovação, de exercício da linguagem. No entanto, dizer isso aos leitores atuais não é suficiente. É preciso mostrar onde acontece esse destaque, como acontecem e por quê.

Como isto é feito? 
Na obra de Graciliano, Ivan Marques destaca os momentos-chave em que o autor estabelece algumas de suas principais marcas estilísticas como a incomunicabilidade, a loucura, críticas a condição humana, estilo seco, conciso e sintético, e uma busca por objetividade e clareza, em obras como São Bernardo, Angústia, Memórias do Cárcere, Caetés, Vidas Secas entre outras.

Na obra de Clarice, Emilia Amaral encontra elementos bem diferentes: a individualidade, a voz dos que não tem espaço, o inconsciente, a narrativa desordenada, a busca existencial, a metafísica, o caos interno, a visão psicanalítica. E ela utiliza trechos de livros como A hora da Estrela, Laços de Família, A paixão segundo GH, Perto de um coração selvagem, entre outros, incluindo mais de uma dezenas de contos.

O diferencial da coleção é mostrar a arte, no momento em que acontece, com a transcrição de trechos das respectivas obras com a ideia de indicar aos leitores como observar o que é mais importante naquele autor, algo que os consagraram com destaque em nossa Literatura. Os primeiros volumes da coleção chegam às livrarias em agosto pela Faro Editorial, “Para Amar Clarice” e “Para Amar Graciliano”, foram escritos por dois especialistas em literatura brasileira, Emília Amaral e Ivan Marques, que reunirem qualidades especiais: larga formação em literatura brasileira e capacidade de falar (e escrever) para público não acadêmico.

Na coleção, o leitor também irá encontrar um pouco mais sobre a biografia cada autor. Trata-se de uma coleção focada em leitores que desejam expandir sua forma de ler literatura nacional, sem as urgências dos concursos universitários.

“Enquanto eu tiver perguntas e não respostas... continuarei a escrever.” Clarice Lispector

“A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso. Palavra foi feita para dizer.” - Graciliano Ramos

Ficha Técnica 

Título: Para Amar Clarice
Nº de págs: 160

Título: Para Amar Graciliano
Nº de págs:179

Preço: 29,90

Sobre os autores:

Emilia Amaral graduou-se em Letras na UNESP (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na UNICAMP (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”. O Doutorado, também na UNICAMP, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, FAPESP, no Departamento de Estudos Judaicos da USP (2011). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores. É autora de diversos livros, dentre eles, “Novas Palavras”, pela FTD; obra distribuída por todo o Brasil, pelo PNLD, há mais de vinte anos.

Ivan Marques é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, onde fez seu doutorado. É autor dos livros “Cenas de um modernismo de província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte” (Editora 34, 2011) e” Modernismo em revista: estética e ideologia nos periódicos dos anos 1920” (Editora Casa da Palavra, 2013). Organizou também as antologias “O espelho e outros contos machadianos” (Editora Scipione, 2008), “Melhores poemas de Augusto Frederico Schmidt” (Editora Global, 2010), “Clara dos Anjos e outros contos de Lima Barreto” (Editora Scipione, 2011) e “Briga das pastoras e outras histórias: Mário de Andrade e a busca do popular” (Edições SM, 2016), entre outros livros. Foi diretor do programa Entrelinhas e editor-chefe do programa Metrópolis, ambos da TV Cultura. Na mesma emissora, realizou documentários sobre literatura, como “Versos diversos: a poesia de hoje, Orides: a um passo do pássaro” e “Assaré: o sertão da poesia”.

Evento de lançamento no dia 18/08 em São Paulo. Informações aqui.

***

Ainda em agosto, a Faro lança um livro de finanças pessoais chamado "Previdência Particular", do economista Marcos Silvestre. Quando o assunto é economizar e investir, o Marcos arrasa!

Aprenda a planejar sua aposentadoria e não depender do governo com o novo livro de Marcos Silvestre

Economista, Marcos Silvestre, ensina 5 caminhos para planejar sua aposentadoria com segurança, assumindo o controle financeiro do seu futuro e sem correr riscos. O Estado brasileiro já deu mostras suficientes de que não é competente para cuidar da educação de nossos filhos, da nossa segurança e da nossa saúde. Este é o motivo que nos faz buscar sempre uma alternativa privada.

Por que então deveríamos apostar o futuro da nossa segurança financeira em suas mãos? Por que acreditar que o governo pode prover o nosso conforto e bem-estar na fase da aposentadoria? Com a reforma da Previdência batendo a nossa porta, o medo da população hoje é: terei direito a minha aposentadoria quando a velhice chegar? E a resposta é ainda mais assustadora: talvez não. Mas para quê correr esse risco se você mesmo pode planejar seu futuro com segurança e sem depender do governo? Reaja! Planeje! Poupe! E tenha a sua Previdência Particular.

A Faro Editorial lança em agosto o novo livro do economista e especialista em finanças pessoais, o professor Marcos Silvestre, que vai ensinar o passo a passo para ter uma alternativa de aposentadoria mais segura e poder realmente desfrutar da velhice sem dores de cabeça e com estabilidade financeira. No livro “Previdência Privada – A Nova Aposentadoria” o professor apresenta 5 propostas que vão ajudar qualquer pessoa a organizar as finanças e começar a poupar dinheiro para o futuro.

Debatendo e explicando todas as formar de poupar e investir dinheiro – da tradicional poupança, os CDBs, títulos do Tesouro Direto, até investimentos dinâmicos na bolsa de valores – o livro vai mostrar qual o melhor caminho para o seu orçamento e para o plano financeiro futuro que você deseja. Oferecendo uma série de ferramentas e calculadoras on-line gratuitas, Marcos Silvestre ensina o leitor a recalcular os gastos, a definir uma meta e a atingi-la em logo prazo. Um livro didático, prático e para todos aqueles que querem assumir o controle financeiro do seu futuro.

Ficha Técnica

Título: Previdência Particular – A nova aposentadoria
Nº de págs: 204
Preço: R$39,90

Sobre o autor:

Marcos Silvestre é Economista com MBA em Finanças, Controladoria & Bancos pela USP. Desde 1991 atua como pesquisador, educador, comunicador, autor, curador e conteudista nas áreas de Economia Popular, Finanças Pessoais, Empreendedorismo & Gestão da PME. Idealizou e implementou na UNICAMP o PROFE® | Programa de Reeducação e Orientação Financeira e Empreendedora. Fundador da SOBREDinheiro ®, apresenta os programas Na Ponta do Lápis e Por Conta Própria na rádio BandNews FM e dirige o site www.oplanodavirada.com.br e o projeto Tesoureiros do Reino®, uma iniciativa de educação financeira com princípios bíblicos. Marcos Silvestre é Diretor da EKNOWMIX Consultoria Integrada em Finanças & Economia.

Evento de lançamento no dia 10/08 em São Paulo. Informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.