Volúpia de Veludo || Loretta Chase - As Modistas #3

31/07/2017


Volúpia de Veludo é o terceiro livro da série As Modistas e desde o primeiro eu tenho achado a série interessante, pois ela traz o mundo da moda para os leitores. Os dois primeiros volumes eu gostei, mas esse foi o mais fraco até agora. Esse livro vai falar sobre a irmã administradora, a que lida com as finanças da loja. Leonie Noirot está cuidando sozinha da loja após o casamento das irmãs. Temendo não conseguir lidar com tantos afazeres, o que ela menos precisa é de um homem atrapalhando sua vida. Mas o marquês de Lisburne não está ligando para isso. O que ele mais quer é bagunçar a vida certinha dessa modista.

Uma aposta entre eles envolvendo um quadro famoso e a ascensão de uma jovem vão despertar em ambos uma paixão difícil de controlar. Nos outros livros a Leonie não aparecia muito. Sá dava para saber que ela gostava de números e via a vida de uma forma bem prática. Aqui eu tive certeza que ela é objetiva e pouco sentimental. Ela vive para a loja e quando algo sai do seu controle, Leonie não sabe o que fazer. Lisburne é um homem que vive a sombra do primo, o poeta famoso Swanton. As mulheres não lhe dão muita atenção, então quando uma que dá desperta nele certos sentimentos, ele não desperdiça a oportunidade.

Você é como um diamante, dissera-lhe uma de suas amantes. Tão lindo, tanta luz e fogo. Mas, quando alguém tenta conhecer o homem ali dentro, só encontra reflexos e superfícies reluzentes. 


O romance entre os dois vai ser o ponto central do livro, até um mistério dar um respiro para a narrativa. Aliás, esse mistério veio na hora certa, pois o enredo estava me cansando só no casal. Os dois vão agir como gato e rato e em volta da tal aposta. Eles até combinam, com Lisburne querendo virar a vida certinha de Leonie de cabeça pra baixo, só que nem assim me arrebataram. A autora não é explicita nas cenas sensuais, mas comenta em detalhes o que acontece de mais íntimo entre os dois. Nos outros livros ela também faz isso, então não foi algo diferente dos outros da série.

Confesso que fiquei mais interessante em um casal secundário que tem ligação com os protagonistas. A Gladys é prima do Lisburne e um patinho feio intragável. A menina tem uma personalidade muito ruim e afasta as pessoas, além de se vestir mal. É onde entra a Leonie, que transforma o pato em um cisne e dá dicas de novas atitudes que a Gladys pode tomar. Assim, Gladys se transforma no fenômeno da temporada e arrebata um dos poetas do momento, Swanton. Essa estória, pelo menos para mim, tinha potencial para ser um livro. Era mais divertida, chamou a minha atenção e fiquei triste por ter sido deixada de lado por causa da narrativa principal.

Ele estava mexendo com seus sentimentos. Estava despertando nela desejo. Ela – a irmã Noirot sensata, que tinha os dois pés plantados com firmeza no chão – havia de alguma forma permitido que ela a transformasse em uma idiota sonhadora.


Não é que esse livro seja ruim, ele só tem protagonistas que não me prenderam em suas estórias. O Lisburne me incomodou mais, porque ele não tem carisma ou característica marcante; ele é comum e facilmente esquecível. A Leonie diz o tempo todo que entre as irmãs, ela é a mais sem graça e é verdade. A autora não conseguiu dar destaque para personagens mais normais, não os transformou em um casal que sobressai dos livros anteriores. Foi uma leitura ok, morna e sem grandes lembranças. Acho que vou repetir isso até o fim da série, mas a parte da moda continua sendo a mais legal da série. Como as roupas são feitas e usadas para que as mulheres alcancem alguns objetivos.

Volúpia de Veludo finaliza a estória das irmãs modistas, mas não a série. O quarto livro será sobre a Clara, irmã do mocinho do primeiro livro. De lá pra cá, ela apareceu em todos, por isso a importância de se ler na ordem mesmo que cada livro seja sobre um casal. Embora não tenha gostando tanto assim desse, vou ler o próximo e estou com boas expectativas. A Clara tem potencial para ser uma boa protagonista, visto as encrencas que se meteu no anteriores. Ela se envolveu com um mal caráter, fugiu de casa, entre outras peripécias, então ela foi bem introduzida. Acredito que a Arqueiro deva lançar ou no fim do ano ou começo de 2018.

Na vida do homem, o amor é uma coisa à parte. 
Na da mulher, é toda a vida. 

www.sejacult.com.brVolúpia de Veludo As Modistas #2
Loretta Chase
Editora Arqueiro: Twitter/Facebook

Resenha dos primeiros livros da série:
Sedução da Seda
Escândalo de Cetim

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site: 

Um comentário:

  1. Oi Denise
    Eu tô com muitoooos livros na lista, mas espero em breve começar a série
    as capas estão lindas!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.