Nossa Música || Dani Atkins

28/07/2017


Nossa Música é o segundo livro da Dani Atkins que leio. Ele começa narrado em terceira pessoa para contar como David e Joe, maridos das protagonistas Ally e Charlotte, acabam indo para no mesmo hospital. Depois disso a narrativa segue pelo ponto de vista da Charlotte, esposa do David, e da Ally, esposa do Joe. A história também se alterna entre passado e presente. Antes de se casar com Joe, Ally teve um relacionamento com David e ficamos conhecendo profundamente como os dois se envolveram e tudo que aconteceu para que eles não ficassem juntos.

Também conhecemos o passado da Charlotte com ele e vemos a angustia dela no presente, que teme perder o marido para morte. A narrativa da Dani, como sempre, é cheia de delicadeza, beleza e profundidade, mas eu preciso confessar que esse livro simplesmente não funcionou para mim. Eu não criei empatia por nenhum dos outros personagens, senão pela Ally, o Joe, que pouco apareceu e o Jake, o filho dela. Eu queria pular todos os pontos de vista da Charlotte, que me pareceu sempre fútil e não gostei do David, apesar de todo charme dele. Me peguei tendo raiva dos dois quase que o tempo todo.

Nosso relacionamento se transformara em um trem desgovernado prestes a descarrilar. E embora nós dois soubéssemos que seríamos as grandes vítimas desse acidente, não havia nada que pudéssemos fazer para impedi-lo.

Além de não gostar tanto dos personagens, todo o curso da história foi bastante doloroso, no sentindo de que me deixou bastante angustiada, mas por mim tudo bem, eu não me importo com isso contanto que o final valha a pena todo o sofrimento. Com Nossa Música não foi assim, infelizmente. Eu gosto de histórias realistas e eu aceito finais que não se encaixem no “felizes para sempre”, mas esse foi amargo demais para o meu gosto. Fiquei com uma sensação ruim, muito diferente do que senti em Uma curva no tempo que, embora tenha terminado de um jeito que eu não imaginava, sob uma perspectiva mais aberta foi de certo modo feliz.

Enfim, eu não sei bem se indico ou não essa história, porque andei lendo algumas outras resenhas e a maioria é bem positiva. Muitos justificam o final dizendo “essa é a vida, gente”, então tudo depende do quanto você quer da “realidade da vida” num livro. Se você for uma pessoa que gosta, eu aconselho a leitura, porque o livro em si não é ruim e, como eu disse, a escrita da Dani é linda, além da mensagem de perdão que a obra passa. Talvez eu é que seja sensível demais ao tema ou não esteja no momento do livro, então arrisquem seus corações, pois de repente vocês podem se surpreender.

A morte não chegava assim, sem se anunciar, e carregava a gente num tsunami. Primeiro vinha um aviso. Não era? 

https://www.facebook.com/literaturadeepoca/?fref=tsNossa Música
Dani Atkins
Editora Arqueiro: Twitter/Facebook

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site: 

3 comentários:

  1. Olá Naiana!
    Os livros tem momentos, às vezes é assim mesmo.
    Eu gosto bastante da autora e costumo gostar dessa carga bem dramática e real. Vamos ver, vou ler ainda :)
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa. Eu amei muito Uma Curva No Tempo e, embora eu não tenha curtido tanto o rumo dos acontecimentos em Nossa Música, a escrita dela continua impecável, a Dani é meste com as palavras <3

      Excluir
  2. É um alívio ver que não foi só eu que não consegui me conectar com o lado da história da Charlotte, tava me sentindo mal com isso.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.