Feita de fumaça e osso #1 || Laini Taylor

05/04/2017


Feita de fumaça e osso é o tipo de livro que quando você lê, se pergunta por que não leu antes. Esperei a vibe dele passar, mas também esperei demais e só li ano passado. Por outro lado, foi até bom já que tudo foi lançado e eu não preciso esperar continuações. Mas existe um problema ai que eu comento no fim da resenha.

Esse livro é incrível, foi um dos melhores livros de fantasia que li em 2016 e confesso que estou com certa dificuldade em falar porque gostei tanto dele. Partindo do plot da estória, ele é narrado em terceira pessoa acompanhando principalmente a Karou. Uma jovem excêntrica que tem um trabalho mais excêntrico ainda, recolhe dentes ao redor do mundo para um demônio.

Ele foi abandonada, ainda bebê, na loja de Brimstone, o responsável por um portal para alguma coisa que a Karou não pode saber. Tudo que envolve Brimstone é intrigante e misterioso, só ao longo da leitura descobrimos o que ele é, o que o portal faz, além dos dentes (uma das partes mais curiosas e interessantes do livro junto com o osso da sorte).

Tudo ia bem com a Karou, até ela se deparar com o anjo Akiva e ter sentimentos por ele. Só que existe uma guerra entre anjos e demônios e Karou está do lado dos demônios. Akiva desperta em Karou não só sentimentos ligados ao amor, mas ele dá nela a sensação de perda, de outro tempo, de outra vida.

Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando.


Gente, a ideia desse livro é daquelas que viram a cabeça total! Sabe novidade mesmo? Coisa que a gente não lê em outros livros de fantasia? Então, Feita de fumaça e osso traz elementos inéditos. Não são nuances de outros romances, um personagem de outra pessoa reescrito aqui, não. Tudo aqui me fez pensar que a autora deu um duro danado para criar algo único.

O universo desse livro é muito rico, bem estruturado, com reviravoltas na medida certa, personagens completos e apaixonantes. Eu terminei a leitura a mil, pois o final fecha esse ciclo inicial, mas deixa tantas boas possibilidades em aberto que se eu tivesse o segundo livro tinham lido logo em seguida.

A fantasia está em tudo nesse romance. No fato da Karou ter cabelos naturais azuis, ser coberta de tatuagens, poder viajar para lugares rapidamente e carregar dentes por onde vai. Depois descobrimos que todas essas coisas que fazem a Karou ser diferente são desejos; existe uma forma dela conseguir isso. A personagem é forte e sensível ao mesmo tempo. Algo dentro dela está faltando e ela vai atrás para descobrir o que é.

Akiva também está envolto em fantasia. Ele é o personagem sobrenatural que eu mais adoro: anjo. E não só isso, ele tem o físico no estilo que eu gosto também, cabelo raspado baixo e porte de guerreiro. Foi impossível não achá-lo perfeito. Dai junta tudo isso com um cara apaixonado, que faz as coisas pelo coração mesmo que os outros digam que é errado. Ele vai contra a sua raça pela Karou.

Sua alma canta para a minha. Minha alma é sua, e sempre será, em qualquer mundo. Não importa o que aconteça... Preciso que você se lembre que eu amo você.


A questão dos demônios aqui não é no sentido religioso. Eles são uma mistura de humanos com animais. Então, tem personagens misturados com cobras, leões, cavalos e tudo é descrito para o leitor visualizar. Se esse livro fosse ilustrad, seria um a mais maravilhoso, mas dá para ver tudo. Praga é uma das cidades que eu gostaria de conhecer um dia e a estória se passa na cidade, o que me deixou mais encantada ainda.

A autora foi muito justa em Feita de fumaça e osso. Ela poderia ter escrito uma série longa e não ter contado uma boa parte do que faz o seu mundo tão interessante. Só que ela faz exatamente o contrário, ela dá muitas informações para nós e nos deixa livre para ler a continuação. O livro termina com uma reviravolta, mas não com perguntas sem respostas, só a antecipação do que vai acontecer.

O romance não é tão intenso quanto a sinopse e as aberturas de capítulo podem sugerir. Na verdade, romance mesmo acontece com outros personagens, em outro plano, dai só no fim tudo se liga. O foco desse livro não é no amor como estamos acostumadas, mas em ambientar o leitor nesse universo de anjos e demônios e no que a Karou é.

Fazendo essa resenha eu dei uma lida no livro e a angustia de não ter a continuação se fez presente. Lembra que eu falei que não teria que esperar porque as continuações já tinham sido lançadas? Pois é, o segundo livro está esgotado (físico) e a Intrínseca não lançou uma nova edição. Ou seja, dependo de pessoas que queiram trocar o segundo para eu dar continuidade na estória de Karou e Akiva. Está bem complicado de achar e o meu medo é que isso não aconteça. Choro só de pensar nisso.

A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nele, mas quando você sabe o que mais deseja e mantém isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica.

www.sejacult.com.brFeita de fumaça e osso #1
Laini Taylor
Editora Intrínseca: Twitter/Facebook
 
Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site: 

2 comentários:

  1. Oi Denise
    Eu comprei os dois primeiros livros da série assim q cada um foi lançado.
    Li Feita de Fumaça e Osso assim que chegou, já 'Dias de Sangue e Estrelas' demorei muiiiiito p ler
    Passei por um período complicado e acabei esquecendo esse livro acredita!?
    Aí ano passado li de novo o 1º de novo pra lê-lo
    Ainda n tenho o 3º livro :(

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise!
    Finalmente encontrei alguém que me entende! Eu simplesmente amo esse livro, embora seja difícil explicar o por quê haha E a frase "Feita de fumaça e osso é o tipo de livro que quando você lê, se pergunta por que não leu antes" é muito real, super me identifiquei! haha Eu confesso que comprei o primeiro pela capa em 2015, mas gostei tanto que comprei os dois outros logo em seguida e devorei a trilogia. Não acredito que o livro físico já esgotou! Eu ficaria desesperada no seu lugar D: Só não ofereço trocar o meu contigo porque eu realmente amo esse livro e não tenho coragem xD Mas espero que você consiga um logo!
    xx

    A Blanket Fort

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.