Preciso estar em todas as redes sociais?

06/02/2017

Abrindo meu coração sobre a rede social que eu mais gosto: twitter. Então, porque eu tenho mais três redes sociais? Essa é uma questão que todo blogueiro já se fez em algum momento. E a resposta para ela é muito simples: seguidores e divulgação. As redes sociais possibilitam um alcance maior das postagens e comentários, sendo assim, geram seguidores, acessos, interação e mais chances de conseguir parcerias.

Quando uma rede social surge eu fico cheia de dúvidas se devo aderir ou não. Por que se por um lado é mais uma chance de conseguir seguidores e divulgar o Seja Cult, por outro é mais um perfil para gerenciar. Quem tem várias contas sabe que gerenciar rede social demanda não só tempo e conteúdo, mas ideias de como chamar a atenção das pessoas. E é ai que chegamos no ponto da pergunta do título, você realmente deve estar em todos as redes?


Um pouco antes do fim do ano, eu participei de um workshop sobre gerenciamento de redes sociais e uma das primeiras coisas que foi perguntado pelas palestrantes, é se você se dedica igualmente a todos os seus perfis. Se a resposta for sim, então você está no caminho certo. Se a resposta for não, repense as redes que você possui. O equilíbrio em tudo é essencial e se dedicar mais a uma rede do que a outra, pode ao invés de atrair pessoas afastá-la, pois uma rede sem atualização passa a mensagem de que o site/blog/marca, qualquer coisa, não existe mais ou não é levado tão a sério.

A pressão em se estar por dentro de tudo é muito grande e eu passei por isso recentemente, quando o snapchat surgiu. Todo mundo estava comentando sobre isso, as pessoas divulgando seus sites por lá, os formulários de parcerias com editoras perguntando o número de seguidores, até que eu baixei e fui usar. Não curti essa rede social e fiquei no maior dilema se deveria usar mesmo assim. Me forcei a usar por uns dias, mas não deu. Até que eu desisti e fiquei no meu básico twitter, facebook, intagram e youtube.

O twitter é a rede que eu gosto mais e confesso que criei as outras por causa do blog, para divulgação e conseguir seguidores, mas hoje eu já estou tão acostumada e me desdobrar nessas quatro que funciona. Às vezes uma rede social ou outra fica sem atualização e eu tento contornar isso o mais rápido possível. O confortável para mim seria gerenciar apenas duas, só que eu não conseguiria me desfazer de uma delas agora. Então, estou levando da melhor forma que consigo e sempre procurando estudar a melhor forma de gerenciá-las.


Eu quis fazer esse post, porque às vezes eu sigo sites que tem várias redes sociais e uma ou outra fica sem atualização. Ou quem gerencia escolhe postar novidades em uma das rede e não nas outras, dai vem a clássica frase: "se você quer saber a novidade, me siga na rede tal". Isso não cola comigo enquanto seguidora e nem enquanto blogueira. Não vou forças as pessoas a terem redes sociais específicas para saber as novidades que quero divulgar. Os perfis do site estão conectadas e eu tento ser o mais equilibrada possível com elas.

Cada um sabe o que faz com as suas redes, mas se você está começando um blog agora ou está pensando em ter mais perfis para o seu projeto, fica a dica para penar no gerenciamento delas em primeiro lugar, para que a frustração de não alcançar o que você almeja te atrapalhe. Não pense só no que os seus seguidores vão gostar, mas no que você gosta, ou não, enquanto seguidor de outra página. Isso também é muito importante. Não se force a ter perfis por causa de seguidores e divulgações, ou principalmente parcerias. Pense no trabalho que elas demandam e em como isso pode se reverter negativamente para a projeto, caso você não dê conta de cuidar delas.

Se foque em poucas redes e dê o seu máximo, que você vai alcançar os seguidores que deseja para realizar os seus planos. Essa era a mensagem que eu queria passar com o texto de hoje. Espero que tenham gostado.

3 comentários:

  1. Oi, Denise!
    Eu já pensei muito sobre esse assunto e acabo caindo em um dilema... Também não aderi ao snap, mas confesso que dar conta do blog, facebook, instagram e twitter não é nada fácil. Seu texto me mostrou que preciso estar mais atenta às atualizações em cada uma e vou tentar me reorganizar para dar certo.
    Adorei a temática do post!
    Beijos,


    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom? Como eu não sou a dona do blog, eu só fico responsável por divulgar as minhas resenhas e atualizar a fã page do blog, então eu só tenho Facebook hahaha Não tenho twitter, Instagram, nem nada, só facebook e o pinterest, então pra mim é tranquilo, mas deve ser bem dificl ter que atualizar várias redes socias ^^Adorei seu post *_*

    Beiijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post! Realmente às vezes penso em ter outras redes sociais (como no caso do twitter), mas acredito que eu não daria conta de tudo. Aliás, já tenho o blog, fanpage e o Instagram para atualizar e sim, após criar o Instagram, acabei deixando "um pouco de lado" a fanpage, mas estou mudando isso aos poucos.

    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.