Pinterest hoje, Pinterest amanhã, Pinterest sempre!

22/01/2017

Alguém aqui não conhece o Pinterest? Pergunto porque eu não conheço essa rede social a tanto tempo assim e nem sou uma expert no assunto. Para mim, o Pinterest é uma mistura de facebook com instagram e uma qualidade só dele: guardar as imagens em pastas. Ele ser parecido com o instagram é meio óbvio, já que essa rede social é alimentada por imagem. E a parte do facebook fica por conta do compartilhamento, que é salvar nas suas pastas e seus seguidores puderem ver e curtir. E sim, lá você consegue seguir e ser seguido.

A medida que você salva suas imagens, a rede social vai vendo as suas preferências e te indica outras fotos. Você consegue encontrar pessoas através das imagens e as pessoas conseguem te encontrar. O Pinterest caminha a passos bem vagarosos e ainda não é tão importante quanto as outras redes sociais, mas no caso literário, que muito nos interessa, algumas editoras já possuem perfis lá e cobram seguidores nessa rede social quase desconhecida.


Eu uso o Pinterest para mim e não como forma de divulgar o blog. A foto acima é do meu perfil e lá vocês vão encontrar coisas que eu adoro e nem comento por aqui, como culinária e artesanato. Claro que tenho pastas sobre livros, marcadores e Brontës, mas algumas pastas só têm coisa que me interessa. Lá é o lugar que eu vou para pegar inspiração e ver coisa fofa. Passo horas olhando e salvando imagens e é possível mexer nessa rede social pelo pc também, ao contrário do insta - o que facilitaria muito a nossa vida. A minha pelo menos.

Hoje vou comentar com vocês como eu uso o Pinterest para inspiração e vou deixar alguns prints das minhas pastas para vocês terem uma noção de como funciona. Tudo o que eu preciso eu encontro no Pinterest, então a primeira coisa que eu pesquisei quando entrei foram templates, que nada mais são do que layouts prontos para a plataforma Blogger. Já comentei um milhão de vezes que os lays do Seja Cult são frees e modificados por mim e amigos queridos que me ajudam.


Ainda não tenho condições de arcar com um layout pago, então me viro como posso. No Pinterest encontrei vários lays free e editáveis que salvei na pasta Blog. Escolhi o que mais se adequava ao meu gosto, que é esse que vocês estão vendo agora. Nessa pasta eu também salvo imagens que eu possa usar em banners ou na header, como é o caso da câmera e flor, os detalhes ali no título do blog.

Eu sou a louca das fontes e lá no Pinterest tem MUITA fonte bacana e grátis. Salvei várias no pc e também estou sempre procurando novas para variar. Na verdade, eu queria ter mais jeito e criatividade para fazer montagens legais e tal, mas eu não tenho muita. O Pinterest me ajuda exatamente nisso, em ver imagens prontas e ter ideias para criar as minhas versões. Não é copiar, é se inspirar; misturar uma ideia aqui e outra ali e criar algo só seu.


Como eu disse, eu não uso o Pinterest como forma de divulgar o Seja Cult, mas para quem quiser fazer isso dá certo. Através de imagens você pode conseguir novos seguidores ou que pessoas visitem a sua página. Dá para colocar link, fazer sorteio, propaganda... enfim, dá para se divulgar de muitas formas. A minha utilidade para ele, no momento, é inspiração para usar aqui no blog e nas redes sociais, além de encontrar coisas que eu gosto. Eu estou começando uma pasta com ilustrações pensando em montagens, tenho outra com lettering, que é um hobby que eu venho praticado desde o ano passado, e uma que eu pretendo começar muito em breve é sobre fotos.

Eu tenho dificuldade com as composições que uso no instagram, e no Pinterest dá para tirar bastante ideia de objetos e decoração. Por isso tenho uma pasta de DIY para pegar ideias e usar nas fotos. Ás vezes eu também vejo um objeto que gosto muito por lá e procuro nas lojas para comprar. Eu estou meio obcecada com fotos que usam pisca-pisca ou que colocam objetos na frente da lente para dar um efeito e no Pinterest tenho encontrado ideias bacanas para isso.


O Pinterest é uma rede social que te dá muitas possibilidades e principalmente ideias, para qualquer coisa que você quiser. Eu sei que muita gente usa o Tumblr, mas eu não tenho experiência com ela, mas acredito que seja quase a mesma coisa. Tem também o We Heart It, que eu uso muito pouco, mas assim que tiver mais experiência eu faço um post como esse indicando. Eu penso assim, quanto mais melhor; são mais ideias para serem aproveitadas. Vou deixar meu perfil abaixo, para quem quiser conferir as minhas imagens salvas e seguir por lá, assim como os prints das das minhas pastas para instigar vocês a conferirem essa rede social.

Um pouquinho das minhas pastas.

 


5 comentários:

  1. Oi, Denise!
    Adorei seu post! Demorei a aderir o Pinterest, mas aquele lugar é um paraíso!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu amei o seu post. Eu também sou dessas que ainda não posso arcar com os preços de um lay novo, então tento fazer de tudo ao meu jeito. O meu problema com o Pinterest é que não consigo encontrar nada nas tags que procuro. Para você encontrar lay free você escreve o quê na aba de pesquisar? O meu banner do blog foi feito através do aplicativo, que tem imagens maravilhosas!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,

      Eu coloco layout free, template free blogger, template free... vou jogando essas palavras juntas e separadas. Também olho as pastas de quem salvou um lay free, pra ver se tem outros. :)

      Bjs,
      Denise

      Excluir
  3. Olá, tudo bom? Menina eu sou apaixonada pelo Pinterest, já tenho ele faz alguns anos, adoro as ideias de decoração e artesanato que encontro lá<3 Amei o post <3

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!
    Gosto muito do pinterest também, tem imagens maravilhosas muitas referências, porém meu celular tem pouca memoria acabei apagando o aplicativo do meu celular, mas assim que trocar de celular vou baixar com certeza!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.