Pandemônio #2 || Lauren Oliver

18/01/2017


Quem viu a resenha de Delírio, ou o vídeo em que comento sobre as melhores leituras do ano, sabe que eu amei o começo dessa trilogia. A minha expectativa para o segundo era alta, mas comedida, visto que a maioria das resenhas que já tinha lido falavam que o livro era aquém do primeiro. Realmente, esse segundo não é tão bom quando o primeiro, mas tem um final de deixar qualquer um morrendo pela continuação. Se você não leu Delírio, pode pegar spoiler do final nos comentários a seguir, pois Pandemônio começa logo depois que o primeiro acaba.

A narrativa do livro muda em relação ao tempo, com um antes e depois, mas ainda é a Lena quem narra. Os capítulos intitulados como antes é que são logo depois que acaba Delírio e trazem a Lena na Selva. Os intitulados agora, são com a Lena na cidade. Com a Lena na Selva nós vamos entender como os Inválidos  vivem sem a assistência do governo. Eles moram em cidades que foram destruídas e se viram como podem, sem água, luz, remédios, comida e itens básicos. A Lena da cidade está a serviço da revolta, que lendo o livro vamos entender o que isso significa. A narrativa, e a própria Lena, dão a entender que são duas personagens em uma e realmente é isso. A Lena da Selva está reaprendendo a viver, enquanto a da cidade já é uma personagem com uma visão diferente da de Delírio.

Um mundo sem amor também é um mundo sem riscos.


Eu terminei Pandemônio sem entender o propósito desse livro. A parte da Selva foi a que eu mais gostei e entendo ela fazer parte do segundo, já que o romance entre a Lena e o Alex envolve a Selva e os Inválidos, pessoas que não aceitam a cura do amor. A parte da Selva mostra como as pessoas que não acham que o amor é uma doença vivem, e é nela que a Lena aprende a ver o mundo sem a questão da cura. Ela entra em contato com homens pela primeira vez, vê mortes, vê dificuldades e com isso, o sentimento de revolta contra o governo cresce. É na Selva que ela aprende mais sobre a revolução que ela nem sabia que existia. Tudo isso que ela aprende, nós aprendemos também pelos olhos dela.

A parte da Lena na cidade não encaixou bem para mim. Eu até entendi que esse seria o presente, o depois do aprendizado da Lena na Selva. O que não me convenceu foi ela ter passado uma parte imensa do livro em cativeiro e conhecendo um personagem, Julian, que só veio para atrapalhar, na minha opinião. Acredito que o Julian seja melhor aproveitado no próximo livro, já que ele tem ligação direta com as situações que envolvem um personagem que volta nesse. A questão da mãe da Lena ficou em aberto no primeiro e aqui novamente. Tem uma grande revelação sobre ela no fim desse livro e mais nada.

Em um mundo sem nenhum amor, é isto que as pessoas são umas para as outras: valores, benefícios e encargos, nada além de números e dados. Nós pesamos, quantificamos, medimos e a alma é esmagada até virar pó.


Em Pandemônio o Alex não está presente e quem leu o primeiro sabe porquê. Eu digo que o Julian veio para atrapalhar, porque a função dele é a do Alex no primeiro livro. Para mim não tinha necessidade disso, mas para a grande questão do último livro da trilogia tem. O que vai ficar para o último livro também é a revolta. Os Inválidos contra os Curados e eu espero que tenha mesmo uma guerra, mais ação que nesse segundo, que deixou tudo para o fim do livro. Todas as perguntas ficando para serem respondidas em Réquiem me preocupa; espero que a autora saiba responder essas questões de forma satisfatória.

A autora foi esperta com o fim de Pandemônio, é um cliffhanger que está na minha cabeça até agora. Eu olho para o livro e penso em como as coisas vão acontecer daqui pra frente e fico nervosa. Mesmo com o livro sendo lançado a tanto tempo, eu não peguei spoiler do que aconteceu, então as surpresas serão realmente surpresas. Dei 4 estrelas para o livro, porque gostei da parte da Selva e do final, mas a parte da Lena na cidade foi confusa e só valeu por uma ou outra informação nova. Acho que a autora tentou preparar o terreno para o fim da trilogia, mas se enrolou um pouco com isso. Em breve eu volto com o que achei do grande final.

Pegue algo de nós, e nós pegaremos de volta. Roube de nós, e roubaremos tudo de você. Se nos pressionar, vamos bater.
É assim que o mundo funciona agora.

www.sejacult.com.brPandemônio Delírio # 02
Lauren Oliver
Editora Intrínseca: Twitter/Facebook
 
Resenha do primeiro livro da trilogia:
Delírio

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site:

6 comentários:

  1. Oi, tudo bem??

    Menina, eu li tanta resenha negativa sobre esse livro. Tinha uma dizendo até que era o pior que já tinha lido na vida :O Eu não me interessei mesmo na leitura. Enfim, gostei da resenha. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise.
    Espero que você goste do ultimo livro. Eu infelizmente não gostei. O primeiro livro foi ótimo, o segundo foi bom, com um final de tirar o fôlego, mas o terceiro achei ruim. E a autora tinha que introduzir o Julian porque na época em que o livro foi lançado estava na moda os benditos triângulos amorosos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise, como vai?
    Já tive muita vontade de ler a trilogia, mas fui perdendo ao longo do tempo. Apesar disso, eu acho a premissa de "Delírio" incrível e quando eu encontrar uma oportunidade lerei a obra.
    Acho as capas da trilogia lindas *-*

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  4. Oie Denise =)

    Não li nenhum livro dessa trilogia, mas confesso que embora as resenhas que li até hoje tenha sido no geral bem positivas, essa é uma trilogia que não me chama muito a atenção.

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa dele, com esse brilho metalizado muito bonita :)
    Eu sabia bem pouco dessa trilogia, mas lendo sua resenha, até me despertou um certo interesse :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. To loucaaaa pra ler essa trilogia! Sempre procuro nas livrarias, mas sempre não tem mais!! To amando seu blog, conheci agora e já quero ler tudo haha. To seguindo pra não perder nada <3

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.