O primeiro dia do resto da nossa vida || Kate Eberlen + Sorteio

05/01/2017


Vou começar com o básico, que é dizendo que esse livro me lembrou MUITO Simplesmente acontece (resenha). A Tess e o Gus, os protagonistas desse livro, se conhecem ainda jovens, quando ela estava fazendo mochilão pela Europa e ele estava passando férias com a família, e depois vão quase se esbarrando ao longo do livro todo, que seria a vida deles.

A principal chamada do livro é que eles podem nunca se encontrar, então já fica sugerido para o leitor que eles se esbarram, mas não se conhecem. Essa é a diferença mais aparente em relação a Simplesmente acontece, que lá os personagens são amigos e aqui eles são desconhecidos. Fora isso, o resto é bem parecido.

O livro é narrado em primeira pessoa alternando as vozes de Tess e Gus. A Tess sonha em fazer faculdade, mas por causa de problemas familiares esse sonho não se concretiza. Ela é uma mulher que aceita o que tem, mas não deixa de se sentir frustrada pelo planos que ficaram no meio do caminho. Ela cresce, não só em relação a idade, mas também no envolvimento dela com a família, os homens e os desejos profissionais.

A Tess erra bastante, mas também acerta muito. O Guss só erra, meu Deus, que personagem que não sabe o que está fazendo. Esse cara é completamente perdido e bobo em muitos momentos, desses que as pessoas passam para trás sem dó. Eu fiquei com raiva dele em algumas situações e não queria que um personagem como ele fosse moldado para a Tess.

É só que, às vezes, quando estou olhando para o céu limpo da noite, o universo parece tão vasto e aleatório que é estranho pensar em como nossos pequenos momentos na Terra podem conter tanto significado.


O mesmo sentimento que eu tive em Simplesmente acontece eu tive com esse livro, uma angustia imensa por ter que esperar as coisas se resolverem. Como eu vou comentar com vocês, para mim eles não são a alma gêmea um do outro, mas esse ar de que em algum momento eles vão se encontrar é que estraga tudo. Se cada um vivesse a sua vida seria um bom livro, só que a autora joga pequenos indícios que essa não é a vida que ela deseja para eles.

Então, você lê com a tensão de um encontro que nunca chega e isso impede os personagens de viverem completamente, porque sempre falta algo. Fora as burradas que o Guss faz que estraga meio mundo, mas para ele, não para os dois. É estranho, porque eles não se conhecem, mas vivem na iminência de que algo maior e melhor pode acontecer.

O ponto mais relevante em relação a esse livro e que eu quero comentar com vocês, é a chamada também sugerir que eles são perfeitos um para o outro, quando pra mim isso não é verdade. Como eles não se conhecem, cada um segue a sua vida, mesmo que não completamente. Eles possuem parceiros e casamentos e são felizes em muitos momentos.

Dá para perceber que eles até combinam, mas não é aquela coisa de que se eles não se conhecessem não seriam felizes, como a autora quer nos fazer acreditar. Eles não vivem sentindo falta de alguma coisa, na verdade sentem, mas não é de amor. Acho que a autora pecou em deixá-los desconhecidos, acho que se cada um tocasse a vida do outro, seria mais fácil acreditar que eles eram feitos um para o outro.

Eu realmente iria abrir mão desse homem maravilhoso para me jogar em uma esperança vaga de haver algo melhor por aí esperando por mim?


Eu tive problemas com esse livro, mas eu não achei ele ruim. A Tess me tocou particularmente, porque em muitos momentos eu me vi na personagem. A frustração que ela sente por não ter conseguido realizar os sonhos que ela tanto queria, é um sentimento que eu, e acredito que muitos, lido todos os dias. Foi como se eu tivesse me visto no livro.

A irmã dela é uma personagem tocante, que possui uma doença que por muitos anos eles não sabiam o que era, e a responsabilidade de cuidar da irmã ficou com a Tess, que passou a ser mãe da menina. A gente lê o crescimento da irmã e como isso também afetou a vida da Tess. Ela abriu mão de muita coisa para que a irmã fosse feliz e ela mesma só encontrou o seu final muito tempo depois.

Não foi uma leitura fácil. Contornar mais de 400 pgs de uma angustia intensa, para saber se os protagonistas que eu vinha acompanhando finalmente iriam se conhecer, exigiu bastante de mim. As estórias secundárias me prenderam muito mais na leitura e mais ainda às ligadas a Tess. O Gus em muitos momentos me irritou, como eu bem frisei, e a parte dele acabou perdendo a graça.

Eu só lia para poder chegar logo na da Tess, com quem eu me identifiquei mais. Num todo, foi uma leitura até boa. Eu esperava mais, claro, cheguei a achar que seria um dos melhores de 2016, mas não chegou nem perto disso. Para quem for ler, saiba que é preciso ter paciência e tranquilidade com a espera, porque as coisas realmente só se resolvem no final.

Como Jane Eyre descobriu, o desafio de amar uma alma perturbada é irresistível, cada sorriso fugaz vale por uma centena de horas da felicidade de um pretendente inferior.

www.sejacult.com.brO Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida
Kate Eberlen
Editora Arqueiro: Twitter/Facebook

Adquira o livro nos seguintes links e ajude o site: 


***Sorteio***

Começando com as promoções de aniversário do Seja Cult, vou sortear o livro que eu li de O primeiro dia do resto da nossa vida + marcadores variados. Para participar é só preencher o formulário e estar de acordo com as regras.


Prêmio: O primeiro dia do resto da nossa vida (livro lido) + marcadores variados

Regras:

A única regra obrigatória é comentar nesta resenha, as outras entradas são livres. Faz quem quer ganhar mais chances de levar o prêmio.

Regulamento da promoção:

- O ganhador precisa ter endereço de entrega no Brasil;

- A promoção começa hoje, 05/01, e vai até o dia 03/02;

- O resultado sai na data provável de 05/02 (qualquer atraso aviso nas redes sociais do site);

- O livro será enviado pelo Seja Cult em até 60 dias a contar a data do resultado;

- Qualquer dúvida contatar nas redes sociais ou no email: sitesejacult@gmail.com.

Sobre envios e sorteios:

- O ganhador será avisado pelo contato que deixar no comentário e terá até três dias para enviar os dados completos ou um novo sorteio será feito;

- Endereços sem nome não serão considerados e passados os 3 dias sem que ele/ela me envie completo, faço um novo sorteio;

- Enviem endereços corretos, completos e onde tenham pessoas para receber o prêmio, pois se voltar, não mandarei o livro novamente.

a Rafflecopter giveaway

***Resultado***

Quem levou o livro foi...






Parabéns Leonora Oliveira! Você tem até quarta, meia-noite, para me mandar seus dados completos ou faço um novo sorteio.

26 comentários:

  1. Oi, Denise!
    Acredito que, como o leitor acompanha a vida dos dois protagonistas, entendo essa sua ansiedade gigante para que eles se conheçam logo e fiquem juntos, pois eles parecem perfeitos um para o outro.
    Tenho uma paixão pela edição desde que a editora o lançou e mal posso esperar para conhecer a sua estória. Tenho certeza de que vou amar!!
    Beijos.
    leonora.judite.oliveira@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise! Tudo bem?
    Desde que vi a capa deste livro, me apaixonei instantaneamente por ele. Tenho um fascínio por capas assim e claro, desejei ler sua história no mesmo instante.
    Saber que sua narrativa é cativante, inteligente, bem construída e rica de personagens apaixonantes, me faz acreditar que esta obra irá me proporcionar uma maravilhosa leitura. Enfim, amei ler sua resenha e conhecer um pouquinho desta linda história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pelo que absorvi da sua resenha, realmente a história lembra um pouco Simplesmente Acontece e, sinceramente, foi um livro que não consegui terminar exatamente por isso. Simplesmente Acontece é super arrastado, apesar de ser uma boa história. No entanto, parece que não termina. Essa diferença entre os dois romances me chamou atenção, mas imagino que também ficaria tensa para saber quando eles de fato se encontram. Embora tenha comparado com Simplesmente Acontece, fiquei curiosa a respeito dessa história, em particular. Se houver a oportunidade de lê-lo, não irei com muita sede ao pote, claro.

    ResponderExcluir
  4. Denise!
    Bem, gosto de dramas e romances, mesmo que aqui ele não aconteça tão rapidamente o quanto esperamos em um livro do gênero. Mas, apenas pelo fato do desprendimento da Tess em tomar conta da irmã e ficar ao lado da família, tendo mais acertos do que erros, já deve valer a leitura do livro.
    E o mais importante é não começar a leitura com grandes expectativas, porque assim podemos nos surpreender, concorda?

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.” (Sabedoria oriental)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Conheci esse livro no evento da sextante, e desde lá já tinha me decidido em dar uma chance para o livro. Não é meu estilo favorito, mas volta e meia me dou essa abertura...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Já achei que lembrava aquela história de Simplesmente quando vi sinopse e uns comentários do pessoal que leu. Mas gostei. Se for naquela vibe acho que vou adorar. Angustia é o que não falta heim? Nossa, parece um tormento esperar que tudo dê certo! xD
    Parece que tem seus lados negativos, umas coisas que incomodam, mas no geral acho que iria gostar da história.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise!
    Não sei se iria gostar de passar a leitura toda nessa angústia de encontra/não-encontra. Principalmente com personagens que só dão close errado hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, não conseguir termina Simplesmente Acontece não funcionou pra mim, mas como essa é narrado de uma forma diferente acho que devo gosta mas fiquei decepcionada que o mocinho seja é perdido.

    ResponderExcluir
  9. Denise, pela sua resenha também me lembrou "Simplesmente acontece". Livros assim, de romance e que enrolam o leitor até o último minuto do segundo tempo são os meus preferidos.
    Mesmo que haja 400 páginas de tensão e enrolação acredito que eu faria uma leitura prazerosa, me identifiquei com a Tess em alguns momentos de sua resenha, e gostaria de saber mais um pouquinho sobre ela.
    E claro, não criarei expectativas sobre esse livro.

    E-mail: bellenicolii@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, achei linda a capa desse livro desde a primeira vez que eu vi, e queria muito, porque sou dessas que lê sim o livro pela capa,rsrs. Se seguir mesmo o estilo de Simplesmente Acontece, acho que vou gostar, assisti o filme recentemente e gostei muito, apesar dos desencontros. Quem sabe eu não ganho?! Vou torcer muito!
    Kris Soares
    Kryissoares@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    A capa do livro já é muito chamativa, e após a resenha minha vontade de lê-lo cresceu ainda mais. Pelo que entendi, ele se assemelha muito com "Simplesmente Acontece" (mais um que preciso ler, apesar de já ter visto o filme) e gosto bastante de livros assim

    ResponderExcluir
  13. Só tenho lido elogios para essa leitura das pessoas que já leram o livro. As resenhas também estão sempre elogiosas e isso faz com que a gente sinta um enorme desejo de ler o livro. Vc disse que ficou tensa durante a leitura aguardando os acontecimentos, mas eu acho que é justamente isso que faz com a leitura valha a pena.

    ResponderExcluir
  14. Incrível como uma decisão pode mudar a direção das vidas de Tess e Gus!! Eles se conhecem muito jovens, cada um tem responsabilidades pela frente, e isto faz com que eles não se encontrem apesar de estarem no mesmo lugar!! Ansiosa para saber se este reencontro acontece!! Torcendo pelos dois!! Quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  15. Desde que li a sinopse desse livro me interessei pela leitura, e claro que a premissa me chamou atenção, além de ter ficado curiosa para saber qual seria o desenrolar da trama, e se os personagens acabariam ficando juntos. No entanto não imaginava que a leitura seria tão angustiante pelo fato de eles nunca se encontrarem, e se distanciarem cada vez mais. Mesmo assim pretendo dar uma chance a esse livro, espero gostar muito, e me apaixonar por essa história.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Um livro como esse é que me faz ficar grudada na leitura até o desfecho final. Apesar de ser uma leitura arrastada entre encontra ou não encontra, parece ter uma história bonita de luta e superação. Torcendo pelos dois e querendo saber o desfecho final.

    ResponderExcluir
  17. Ai gente, isso me irrita muito. Esses livros que testam a nossa paciência. Imaginei esse livro bem diferente pela sinopse, mas essa resenha maravilhosa mostrou outra coisa. Vou pensar muito antes de deixá-lo na minha lista de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Esperava mais do livro, que pena que o gus é chato e irrita, se algum dia for ler já vi que vou passar raiva com ele, mas fiquei curiosa em saber se finalmente eles vão se encontrar, ou vão ficar nessa só se esbarrando. Não cheguei a ler Simplesmente acontece só assisti o filme.

    ResponderExcluir
  19. Olá, esse livro está na minha listinha de desejos faz um tempo já :) Além da capa ser linda, pela o que li na sua resenha vou gostar bastante, esse tipo de livro é o que mais me chama atenção e o que mais leio! Vou dar uma chance pra ele :)
    email: eduarda-oliveirasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Depois de ler sua resenha, fiquei com um pé atrás. A história tem um certo diferencial, mas por ter alguns pontos negativos, acredito que dificulta um pouco a leitura mesmo.
    Mas, estou com certas expectativas em relação a ele e espero ler em breve pra tirar minhas próprias conclusões.
    Sou completamente apaixonada por essa capa, compraria o livro só por ela rsrs
    Vou participar do sorteio, quem sabe a sorte não está a meu favor? haha
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que capa linda!
    Entendo essa angustia que vc tanto falou, ja passei por isso em alguns livros...mas a vontade de saber se eles vão realmente se conhecer me fez termais vontade ainda de ler!! Espero ter a oportunidade em breve.
    bjos
    Thamires Lima
    thamireshlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Essa história não deixa de ser muito interessante! Isso de ficar se encontrando, se esbarrando sempre é muito louco!! Fiquei curiosa em saber se esse casal vai realmente se conhecer ao longo dessa leitura, e o que esses dois tem em comum.

    ResponderExcluir
  23. Tenho muita curiosidade de ler os livros dessa autora, ouço tanto sobre eles.
    Achei a premissa desse muito boa, eu adoro livros desse gênero. Espero não me decepcionar, não tenho problemas com livros arrastados, com tanto que a construção de personagem seja boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Um livro que lembra simplesmente acontece,já gostei ;) Me chamou muita atenção esse livro :3

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto de personagens que anseiam por algo mais da vida porque isso combina muito com a minha personalidade. Mas já fico com o pé atrás se isso se torna um impedimento para viver o hoje. Apesar de você referenciar o livro "Simplesmente Acontece", como eu não conheço a história, acho que não teria problema em ler essa história. Confesso que fiquei bastante curiosa para saber se entre essas idas e vindas, eles se esbarram de novo.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  26. Apesar de parecer meio clichê esse livro promete, to super curiosa pra descobrir como termina o primeiro dia do resto de nossas vidas a capa é maravilhosa

    Annasantts@hotmail.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.