Beleza Oculta

26/01/2017

Beleza Oculta || Classificação: ★★★★ (Ótimo) || Estreia em 26 de janeiro de 2017
Texto: Murilo Maximiano || Revisão: Kamila Wozniak


O título brasileiro acaba por esconder a beleza do original, Collateral Beauty (Beleza Colateral), o qual dialoga de maneira linda com tudo que se vê e se fala no filme. Singelo, um pouco previsível nas suas viradas, mas rico em emoção e com uma condução de história maravilhosa, temos mais um bom drama estrelado por Will Smith. Howard (Will Smith), sócio majoritário e em depressão após de uma perda, não consegue mais levar a cabo seus afazeres na empresa que fundou com o melhor amigo Whit (Edward Norton).

Os sócios Claire (Kate Winslet), Whit e Simon (Micheal Peña) decidem tentar afastá-lo por invalidez e, após descobrirem que Howard manda cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, contratam atores para interpretar tais abstrações e confrontá-lo. Misturando drama com comédia ao desenvolver sua narrativa, David Frankel (Marley e Eu) conduz a história sem melodramas, uma maneira divertida e emocionante. Fazendo rir e chorar, o roteiro se fecha de maneira perfeita, com reviravoltas e um timing excelente.


Mantendo o ritmo ideal e valorizando tanto a tocante mensagem quanto as incríveis atuações do elenco. O filme se firma muito em apresentar as relações humanas, não apenas dos amigos e sócios com Howard, mas com toda a gama de personagens. Dentro dos problemas de cada personagem, as abstrações sempre citadas são continuamente buscadas e logo você percebe, de maneira singela o que “beleza colateral” significa. É isso que o filme tenta trazer, a beleza que existe apesar dos problemas, e isso ele faz de maneira incrível. Incrível também é a maneira metafísica com a qual o filme se relaciona com os temas.

Buscando em diálogos e monólogos apaixonados – e com um leve toque de fantasia – sempre o tema da perda, da depressão e de como lidar com as reveses da vida. Somos bombardeados pela emoção e beleza de todo o filme. As atuações nem precisariam ser comentadas, incríveis como o esperado de um elenco tão incrível. Bom ressaltar que vemos aqui um Will Smith confortável com o personagem, entregando maneirismos e expressões.


No início, que evidenciam um homem preso em sua própria dor e que explode na emocionante sequência final. É o Smith dramático de Em Busca da Felicidade novamente, com seus exageros usuais que apenas tornam ainda mais interessante as participação. Talvez a única cena desnecessária seja a última de todas. O filme, como um todo, é bem explicado e se mantém bem didático do começo ao fim – talvez o que o deixe mais previsível que deveria, mas o final apela para esse didatismo de maneira brega. Não estraga o longa, mas não precisava existir definitivamente.

Beleza Oculta é um filme que vale a pena ver. Com um ritmo sensacional, uma história linda e bem contada, personagens incrivelmente carismáticos encenados por atores sensacionais e com humor e drama nas medidas corretas. Um longa que marca e que nos faz sair com aquela sensação de ter visto algo que não só é muito bom, mas que contém lições que podemos levar para a vida.




4 comentários:

  1. Oiieee

    Realmente o título em português muda o sentido do título original. Faz tempo que não assisto um filme do Will Smith, tenho curiosidade por conferir esse novo trabalho dele, aliás o elenco todo está genial, só atores de primeira linha. A história parece mesmo ser bem tocante, ótima dica.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu li outra resenha do filme não tão positiva quanto a sua, mas já tinha me decido a assisti-lo pois só tem ator que eu gosto muito, como Edward Norton, entre outros (aliás todo o elenco é de primeira, já vale o filme). Entendi também agora um pouco mais sobre a história do filme e acredito que vou gostar.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  3. A sinopse e os atores me fizeram qrer assistir!
    Vou tentar conferir assim q der!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu nem sabia desse filme até antes de ontem. Li uma resenha dele e foi bem negativa. Sua opinião foi bem diferente. Eu acho que assistiria por causa do Wiil que gosto muito, porque nãos ou muito fã de filmes do gênero.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.