Resenha: Coração? - O Protetorado da Sombrinha #4

13/09/2016


Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação.
 

Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?

Como o próprio título do livro já diz, no quarto livro da série O Protetorado da Sombrinha teremos algo relacionado ao coração. Na sinopse do terceiro (spoiler) a condição de Alexia, gravidez, é revelada e isso causa muitas confusões. Eles não sabem o que esperar da mistura de uma preternatural com um lobisomem. Nesse livro isso ainda não vai ser divulgado, já que a criança ainda não nasceu, mas no próximo é certeza que isso será abordado. O medo que esse bebê causa é em relação os poderes que ele pode ter ou não. Agora que conhecemos um pouco mais do que a Alexia é capaz, também no terceiro livro isso foi revelado, essa criança pode ter ainda mais poderes do que ela.

Fora a gravidez, a Alexia vai enfrentar uma conspiração contra a Rainha, mas fica a dica de saber qual Rainha que é. O curioso disso será que uma fantasma é que vai alertá-la e aqui nós vamos mergulhar um pouco mais sobre como são os fantasmas da autora. Desde o começo fantasmas aparecem nos livros, só que em Coração? é que vamos entender como eles podem existir mesmo depois de mortos. Além de ver os poderes da Alexia em ação. Na verdade, o poder dela é usado de duas formas no enredo e a que aparece aqui é a mais intrigante e legal.

Lady Maccon amava o marido. E apreciava, sobretudo, a forma como ele caminhava a passos largos, sem camisa, durante seus arroubos; no entanto, percebeu que não gostava dele naquele momento - o tolo.


Uma trama que começou no primeiro livro e terminou, mais ou menos, no segundo volta agora no quarto. Ela aparece novamente porque umas das pessoas envolvidas com aquela estória do polvo, e do clube, usa isso para conspirar o atentado contra a Rainha, a trama principal. O motivo dessa "vingança" é passional, envolve coração como o título do livro diz. Bato nessa tecla novamente porque já me questionaram a respeito dos títulos dessa série. Sim, todos os título estão ligados a algo do enredo. E coração não é só por causa dessa trama principal, mas também por causa da relação da Alexia com a gravidez.

Essa relação, da Alexia com o bebê, é o que mais me encantou no livro. A personagem já é completamente estranha, de um jeito ótimo, e ver ela interagir com o seu bebê foi engraçado e fofo em muitos momentos. O interessante é acompanhar o instinto maternal dela aflorando, o cuidado que ela tem com o bem-estar do filho, mesmo que ela não saiba se será uma boa mãe e nem esteja muito preparada para isso. É ver uma pessoa que não se imaginava tendo um filho, de repente com essa situação para lidar. Foi um choque, ainda é para ela, mas aos poucos a Alexia abraça a ideia e se posiciona como qualquer mãe. Ela chamar a criança de bebê inconveniente me fez rir em muitos momentos.

Bom, nós sabemos que, embora os vampiros receiem o que seu filho pode vir a ser, são inteligentes o bastante para saber que, se educado com as devidas precauções, até mesmo o maior predador nato saberá se comportar civilizadamente.


A dinâmica do livro não mudou. Para muitos isso é ruim, pois esperam que os livros de uma série sempre cresçam ou se modifiquem de alguma forma. Em Coração? tem novos elementos sim, mas a narrativa, a essência da série é que não mudou e isso é maravilhoso. É a certeza de que o que você amou até agora estará lá, independente da trama ser diferente.A leitura do livro foi ótima e essa gravidez vai dar o que falar no próximo livro. Estou sentindo que Alexia e Maccon vão ter trabalho com essa criança e quem vai ganhar somos nós!

- Eu vou me comportar, prometo. 
- Por que será que eu sempre fico mais receoso ainda quando diz isso? 

www.sejacult.com.brCoração? - O Protetorado da Sombrinha #4
Gail Carriger
Editora Valentina: Twitter/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.