Cine Cult: O Homem nas Trevas

11/09/2016

O Homem nas Trevas | Classificação: ★★★ (Bom) | Estreou em 8 de setembro de 2016
Texto: Murilo Maximiano | Revisão: Kamila Wozniak


É até comum vermos filmes com ótimas ideias que, devido à uma execução e produção ruins, se desenvolvem para um filme desinteressante e cliché (vide Nerve). O Homem nas Trevas apresenta exatamente o contrário dessa premissa e acaba por ser uma ótima surpresa, uma história simples e até difícil de se engolir, tornando-se um tenso e divertido thriller, e de fato algo bem atraente. A ideia do filme: três assaltantes de casas seguradas pela empresa que o pai de um deles, Alex (Dylan Minnette), trabalha, resolvem fazer o roubo que permitirá que deixem Detroit.

Um velho cego, veterano do exército, recebeu U$ 300.000,00 de indenização quando sua filha foi atropelada e morta por uma adolescente rica. Parece um crime perfeito, até ficarem trancados na casa com um homem disposto e com a capacidade para matá-los. Pelo trailer pergunta-se como um velho cego conseguiu trancar e aterrorizar três jovens de maneira tão concisa. E a verdade é que isso chega a parecer nonsense, até se ver o filme. De uma maneira inteligente tudo faz sentido, tirando algumas situações forçadas e coincidências do “destino”, todo o roteiro flui muito bem e consegue dar a verossimilhança necessária para permitir que o espectador entre no filme e sinta a tensão que é esperada de um suspense.


Stephen Lang está ótimo como o cego – intitulado nos créditos apenas de Blind Man – e Jane Levy volta muito bem como Rocky, mostrando um boa química com o diretor e roteirista Fede Alvarez, depois de trabalhar com ele também no remake de A Morte do Demônio (aliás, ambos são produzidos por Sam Raimi). Toda a história do filme se desenvolve bem e seus 88 min são extremamente bem aproveitados. A agonia e a tensão de ver os personagens quase saindo da casa e tendo suas tentativas frustradas em sequências de ação muito bem dirigidas – menção honrosa à cena em que ficam no completo escuro, vislumbrada no trailer, e um ótimo plano sequência logo que invadem a casa, mostrando o que veremos pelo resto do filme e gerando a tensão de maneira primorosa – mantém o espectador preso a tela o tempo todo e transforma com sucesso a vítima de uma invasão e roubo em um vilão a se temer.

O Homem nas Trevas não é uma obra prima, mas é a melhor coisa nessa leva de filmes de terror/suspense que saíram nas últimas semanas, perdendo apenas para o excelente Invocação do Mal 2. Com certeza esse thriller é a opção perfeita para quem está atrás de um bom suspense.



Um comentário:

  1. Só pelo trailer já fiquei mega interessada em assistir. Fora os comentários também que são só elogios. Espero assistir em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.