Resenha Histórica: Sedução da Seda - As Modistas #1

12/07/2016


Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon. Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. 

Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna. O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas. 

Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.

Não é de hoje que eu tenho interesse nos livros da Loretta Chase. A série sobre os canalhas me conquistou totalmente, então é claro que eu iria querer ler essa nova série dela. A série As Modistas vai trazer o mundo da moda para perto do leitor, só que a moda do séc. 19. A Marcelline, assim como as irmãs, fazem de tudo para que sua pequena loja seja sucesso entre a mulheres ricas de Londres.

O problema é que elas são de uma classe mais baixa e por isso a nata não compra os seus vestidos. Pensando em dar uma guinada nos negócios, ela decide ira atrás do duque de Clevedon e colocar na cabeça dele, que quando ele se casar elas devem ser as novas modistas da futura duquesa. Porém, será difícil para Clevedon ignorar Marcelline, uma mulher tão diferente das outras; forte, determinada e encantadora.

A personalidade da protagonista é o que mais chama a atenção nesse livro. A Marcelline não é uma boa moça, a família dela não é na verdade. Desde muito pequena ela aprendeu a arte de trapacear, jogar e a ter tino para os negócios. Ela é como se fosse a chefe da casa. Sendo assim, a Marcelline passa longe de ser indefesa, virginal e inocente. O Clevedon já é mais parecido com os libertinos dos outros romances históricos. Um homem que quer aproveitar a vida com mulheres e jogos, mas que quando encontrou aquela que mexeu com seu coração, decidiu dar uma chance a ela. Deixo no ar o fato do Clevedon ter uma noiva desde a infância e se interessar pela modista.

O que começara como um trabalho enfadonho – um ofício aprendido na infância, por pura necessidade de sobrevivência – havia se transformado no maior prazer e alegria da vida de Marcelline. Ela não era apenas a desenhista da Maison Noirot, mas também sua alma.


O livro vai apresentar para o leitor o mundo das modistas de um jeito mais conspiratório, de uma querendo roubar os segredos da outra e tentando derrubá-las. É um mundo extremamente feminino e que quando o Clevedon começa a se interessar pela Marcelline, acaba se encantando com esse mundo também. Ele passa a ler revistas de moda, dar pitaco nas obras dela, o que pode melhorar ou não. Os vestidos serão descritos e olha, como eu queria que ele tivesse ilustração para visualizar melhor as obras das meninas.Tem uma cena, que eu não vou contar muito porque é spoiler, onde o vestido é descrito como um criador de coragem. Como se vestir a roupa certa, além de te deixar mais bonita, te dá a coragem necessária para fazer o que você quiser.

Sedução da Seda é menos sensual do que os outros livros da autora que eu li. Acredito que tenha umas três cenas de sexo, mas bem pouco descritivas. O foco é na moda e num romance mais leve, mais sensual. Os dois se atraem, mas a Marcelline quer que o Clevedon se case com uma pessoa importante para que ela possa vestir essa mulher, e assim, ser reconhecida como a grande modista que ela é. Então ela não vai se jogar, embora queria, para cima dele logo de cara. Os negócios para ela vem em primeiro lugar. O livro tem um pouco de suspense na parte que eu comentei sobre as lojas brigarem. Uma delas descobre uma espiã, vai ter um incêndio... tem algumas coisinhas para a gente descobrir no enredo.

A Loretta Chase é uma ótima autora e saber que ela tem facetas diferentes, pode escrever livros que abordem temas e personagens diferentes, é muito bom. Em nada essa série se parece com os livros anteriores e achei bem estranho ler isso em uma resenha desse livro. O próximo será sobre o amigo de Clevedon e irmã de Marcelline e eu estou bem empolgada. A irmã é um pouco fantasiosa e jornalista, para uma época que as mulheres não trabalhavam para a imprensa, e o amigo é rabugento e tem uma mãe terrível. Espero que o enredo seja tão dinâmico quanto esse e os personagens me agradem a ponto de eu mergulhar na leitura e ler e de uma vez.

A vida não era uma roda que girava sem parar. Nunca voltava ao mesmo ponto. Não se limitava a um simples vermelho e preto e um leque de números. A vida ria da lógica. Sob o manto de ordem imposta pelo homem, a vida era uma total anarquia.

*Uma coisa nesse livro me deixou supercuriosa, o nome do protagonista. Ele é chamado apenas de Clevedon, mas esse é o nome do seu ducado e não o pessoal. Em nenhum momento isso foi citado e eu gostaria de saber.

www.sejacult.com.brSedução da Seda As Modistas # 1
Loretta Chase
Editora Arqueiro: Twitter/Facebook

5 comentários:

  1. Amei a sua resenha! Tão diferente das outros livros da autora por mostrar poucas cenas eróticas e se basear mais no romance entre eles, no convívio dos personagens. Eu amei o livro e já não vejo a hora de ler o segundo volume. O nome dele foi comentado sim, no final do livro, se não me engano começa com G e é bem estranho heue
    Abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro, parece ser muito bom.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estou morrendo de vontade de ler os livros dessa autora. Só vejo elogios a eles.
    Já está na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Oi Dê!! Agora que vc comentou é realmente menos sensual, não tinha prestado atenção! eu ando apaixonada pelos livros da Loretta e amei Sedução da seda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie Denise!
    Que ótima recomendação! Estou bem curiosa pra ler esse livro, uma vez que ele está sendo bem comentado ultimamente. Nunca li nada da autora, mas sinto que estou perdendo muita coisa, pois todo mundo diz que seus livros são ótimos. Acho que vou aproveitar o início dessa nova série para iniciar por esse universo. É bom também quando o autor deixa algumas coisas pra gente ir descobrindo ao decorrer do livro, né? Me parece ser uma ótima indicação!


    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.