Resenha: Metamorfose? - O Protetorado da Sombrinha #2

18/04/2016


Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. 

Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. 

Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. 

A série de steampunk mais cultuada do mundo!

Depois de ter amado o primeiro livro da série O protetorado da sombrinha, claro que eu ia igual uma desesperada atrás do próximo né? Foi difícil, mas eu consegui e um pouco depois que ele chegou já li e trago o que achei para vocês. Essa resenha não vai dar spoilers do segundo livro, mas pode conter informações relevantes sobre o primeiro. Mas é aquela coisa, se você não leu o primeiro e não quer spoiler não deveria nem ler a sinopse de nenhum dos livros que vem depois.

Então vamos lá, nesse segundo livro a Alexia conseguiu um cargo importante envolvendo a Rainha Vitória e com isso ela participa mais ativamente do mundo sobrenatural. Quem vai odiar isso é o Maccon, agora marido de Alexia, pois ela poderá correr mais perigo do que antes. O tema desse segundo livro vai ser uma anormalidade que assolará Londres e depois algumas regiões próximas, uma 'doença' que pode estar ligada a nossa querida preternatural.

A Alexia vai investigar isso e acabará chegando à Escócia, a terra de seu marido. Como eles se conhecem superficialmente e logo depois casam, vai ser a oportunidade dela de saber mais sobre o Maccon. Paralelo a isso, e de praxe, vão tentar assassinar a Alexia. Não vamos descobrir quem está por trás disso nesse livro, mas tudo indica que é por causa dos poderes dela também.

Lady Maccon se perguntou se tinha agido daquele jeito tão abobalhado diante de Lorde Maccon. Então, lembrou-se que geralmente demonstrava sua paixão por meio de ameaças e farpas verbais. Felicitou-se intimamente por evitar o sentimentalismo. 


Esse livro tem uma dinâmica um pouco diferente do volume anterior, ainda é narrado em terceira pessoa acompanhando vários pontos de vista, focado mais na Alexia, só que agora ela está casada e é meio que uma líder no bando de lobos. A Alexia sempre foi muito prática em tudo o que ela lida e o casamento não muda isso, então a união não é fofa, cheia de amor e frases melosas, é objetiva. Para ela, e ele também, é difícil entender como as coisas devem funcionar agora que tudo mudou, como devem agir. Eles estranham quando alguma forma de afeto, fora o sexo, é exibida, porque eles não sabem lidar com isso. Não sabem lidar com um protegendo o outro, se importando ou amando. É engraçado ao mesmo tempo que é estranho.

Conhecer mais profundamente o Maccon foi uma surpresa ótima. Por mais que o livro seja narrado em terceira pessoa acompanhando várias pessoas, o livro foca mais na Alexia, ela é a protagonista e tudo gira envolta dela. No primeiro livro eu já fiquei curiosa para saber como que o Maccon vai parar na posição de alfa da alcateia de Londres e o que o fez abandonar a da Escócia, e aqui temos a resposta. Vamos descobrir também como era a vida dele antes da transformação em lobisomem e alguns segredos interessantes, mas já adianto que faltará coisas para descobrir ainda.

Eu posso compreender perfeitamente o fato de alguém não gostar do meu marido. Eu não gosto dele intensamente a maior parte do tempo.


Poucas coisas sobre o poder da Alexia são reveladas nesse livro, mas tem um aspecto sobre ela ser preternatural que é o centro dessa estória. Será isso que vai dar gás para a autora escrever o próximo, provavelmente todos os livros vão se ligar para dar respostas sobre o que a Alexia é e o que ela pode fazer. Uma personagem vai entrar aqui para nos deixar confusos em relação de que lado ela está, se do da protagonista ou contra ela. Outros seres interessantes aparecem também e uma ligação conveniente será feita entre alguns lobisomens e vampiros, inclusive ela ajudará muito a Alexia.

Quanto mais eu leio essa série, mais eu fico encantada com a autora por ter criado livros com uma narrativa sem muito o que esperar, misturando várias assuntos, nomes, vestidos, personalidades, seres... e encaixar tudo tão bem como a sensação de uma maravilhosa xícara de chá com livro. Eu me divirto lendo, porque ao mesmo tempo que fico 'isso é impossível' fico 'incrível'. A leitura é rápida, gostosa e engraçada. Gente, a Alexia casada é um máximo, o Maccon também. Os dois tem uns diálogos que eu ria sem acreditar, apenas o final partiu meu coração. O próximo será complicado, começará de uma forma triste, mas imagino que tudo dará certo. Quando eu ler conto para vocês.

- Pare de tentar ganhar elogios e vá pegar o paletó. Estou faminta. - Ele a puxou para si e lhe deu um beijo longo, profundo e perturbador. 
- Você sempre está esfomeada, esposa. 
- Hum. - Ela não podia ficar ressentida por causa de um comentário verdadeiro. - Você também, só que por outras coisas. 

Metamorfose? Um Romance Sobre Vampiros, Lobisomens e Dirigíveis - O Protetorado da Sombrinha # 2
www.sejacult.com.brGail Carriger
Editora Valentina: Twiter/Facebook

2 comentários:

  1. Oi Denise!
    Tenho muita vontade de ler essa série! Segui seu conselho e acabei lendo a resenha por cima pra não pegar nenhum spoiler!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  2. Oi denise!

    Nossa, eu li o primeiro e me apaixonei pelo protagonista lobisomem! Mas só quero ler o segundo se eu puder ler o terceiro em seguida, pra não ficar na ansiedade kkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.