Cine Cult: A Senhora da Van e Rua Cloverfield, 10

08/04/2016

A Senhora da Van | Classificação: ★★★★ | Estreou em 7 de abril de 2016
Texto: Diego Barreto | Revisão: Jonathan Humberto


A Senhora da Van, baseado em fatos reais (ou parte, como é explicitado no início), conta a história de uma senhora que mora em uma van pelas ruas de Camden Town e de um escritor que resolve deixá-la estacionar em sua garagem. Com uma sensibilidade incrível, o filme aborda dois temas muito comuns nas nossas vidas, a pobreza e a velhice, ambos interligados por meio da Senhora Shepherd (Maggie Smith) que mora em uma van cheia de tralha e lixo que ela usa (às vezes) como transporte também .

A história é toda narrada pelo escritor de teatro Alan Bennett (Alex Jennings), recém chegado à vizinhança. O personagem está dividido entre ser um escritor e viver sua vida normal, divisão esta representada por dois Alans, aquele que vive e aquele que escreve. Uma trilha sonora muito bem composta e dirigida dá leveza para uma história tão carregada de sentimentos. As atuações são maravilhosas com um destaque especial para Alex Jennings, por contracenar consigo mesmo.

A direção de arte ganha um destaque especial aqui pela sua fantástica escolha de figurinos e cores, com mudanças sutis, por exemplo: O Alan que vive é sempre muito arrumado e bem vestido, enquanto o que escreve, é mais relaxado em relação à vestimenta, sem deixar de estar bem arrumado. Esses aspectos são mostrados com detalhes bem simples, como o fato de um usar gravata e o outro não, dentre outras coisas. Enfim, se você gosta de filmes sensíveis com uma história sobre aproximação entre as pessoas, aconselho imensamente que você assista a esse filme.



***

Rua Cloverfield, 10 | Classificação: ★★★ | Estreou em 7 de abril de 2016
Texto: Diego Barreto | Revisão: Kamila Wozniak


Rua Cloverfield, 10 conta sobre uma mulher que acorda em um abrigo nuclear, após um acidente de carro, onde conhece dois homens misteriosos alegando que o mundo lá fora acabou e que só restaram eles 3. Esse é um daqueles filmes difíceis de se falar sem dar nenhuma forma de spoiler (por exemplo: ***SPOILERS*** eu passei o filme inteiro tentando encontrar a relação com o primeiro ‘Cloverfield’, mas sinceramente não encontrei não… ***FIM DOS SPOILERS***), dito isso, prometo fazer o possível.

O primeiro e o segundo arco do filme são sensacionais, eles te carregam com todo o mistério e realmente fica a dúvida do que está acontecendo ou se realmente tem algo acontecendo lá fora, porém chegamos no terceiro arco e temos uma virada tão grande, mas tão grande que o próprio Lovecraft ficaria surpreso e sinceramente falando, eu não entendi a real necessidade de ter essa virada tão drástica nas coisas. A fotografia do filme está impecável, usando planos e desfoques que fazem valer o ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, especialmente na introdução da Michelle (Mary Elizabeth Winstead), que eles conseguem introduzir toda a situação que ela está vivendo com um simples desfoque na câmera.


Obviamente a direção de arte teve a sua participação fundamental na construção dessa narrativa imagética, com um cenário realmente aconchegante, mas com um ar tremendamente claustrofóbico que seria um bunker feito para se morar. Um destaque especial para o patinho amarelo que ele ajudou e muito a dar um ar de aconchego pra casa (isso não conta como spoiler, conta?).

Rua Cloverfield, 10 é um filme de mistério muito bem ambientado com ótimas cenas de tensão e um final esquisito. Aconselho aos que gostam desse tipo de história a assistir o filme, mas não faça como eu e fique procurando a relação com Cloverfield, apenas aproveite e divirta-se.




2 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa para assistir o filme "A senhora da Van", nunca tinha ouvido falar sobre ele. Parece ser uma graça de filme. Adorei a dica. Um beijo ♡ Blog Vanessa Bayer

    ResponderExcluir
  2. Meodeos, a senhorinha da van é a professora McGonagall! Que saudade! Awn, o trailer é tão fofo! Vou assistir :D

    *Está rolando um sorteio no meu blog* :D

    Bjs,

    http://estranhoscomoeu.com/2016/04/05/sorteio-batman-ou-superman-escolha-seu-time/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.