Cine Cult: O dono do Jogo

28/04/2016

O dono do Jogo | Classificação: ★★★ | Estreia em 28 de abril de 2015
Texto: Diego Barreto | Revisão: Jonathan Humberto


Durante a Guerra Fria o jovem prodígio no Xadrez Bobby Fischer (Tobey Maguire) tenta se tornar o campeão mundial de xadrez, mas pra isso terá que derrotar os jogadores da União Soviética incluindo o atual campeão mundial Boris Spassky (Liev Schreiber). Filme biográfico geralmente não se tem o que dizer da história em si, até porque é inspirado em algo real, não dá pra mudar muita coisa. Pondo isso de lado, o roteiro perde um pouco do seu ritmo durante o filme.

Com um início muito acelerado, o meio do longa tem uma lentidão desnecessária e traz um final novamente acelerado. Arrisco em dizer que isso poderia ser algo para imitar as partidas de xadrez, mas acredito que basicamente ninguém vai ver a coisa do mesmo jeito, até porque se era essa a intenção não ficou muito legal por ser tudo rápido ou lento demais de acordo com o seu momento. A fotografia do filme é excelente, com planos sensacionais, especialmente os planos detalhe nas peças de xadrez e nos pequenos objetos de cena expondo qual é o principal foco do Bobby Fischer naquele instante.
 

Um ‘Thumbs Up’ especial pras cenas que mostram ele revisando as jogadas. Quanto às interpretações em questão, acho que Tobey Maguire tem muito o que melhorar em si mesmo antes de fazer personagens fantásticos (encontrei a cara do Peter Parker em alguns momentos do filme e isso é algo ruim). Não que ele seja um mau ator, mas ainda tem um longo caminho a seguir.

Quanto aos outros atores, Liev Schreiber é o grande destaque por não parecer em nenhum momento com outros de seus personagens (tipo o Dentes-de-Sabre) e fazer um ótimo papel como o melhor jogador de xadrez do mundo. Enfim, se você gosta de xadrez, da história do Bobby Fischer ou de biografias (o que não é meu caso) esse é um filme que vale a pena assistir. É uma boa história e retrata uma vida bem complicada.




Um comentário:

  1. Oie, tudo bem?
    Que saudade do Tobey nos filmes do homem aranha haha Gente, é só eu o ver que lembro disso na hora. Enfim, eu gosto de xadrez, então esse trailer me deixou bem empolgada. Não o conhecia, obrigada por me apresentá-lo haha Preciso assistir! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.