Resenha: A Oportunista - Amor e Mentiras #1

30/03/2016


Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória. Com uma incrível habilidade de tirar proveito das situações, ela acredita estar diante de uma segunda chance para ter Caleb de volta. 

E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo. Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith. Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para conquistar o homem que parece ter apagado todo o seu passado. 

Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.

A Oportunista é o primeiro livro da trilogia Amor e Mentiras que a Faro Editorial começou a lançar este mês. Nesse primeiro livro vamos acompanhar a Olivia, que teve o seu pior lado liberado com o relacionamento dela com o Caleb. Eles se conheceram na faculdade e por causa de algumas coisas que a Olivia fez, eles se separaram. Porém, Olivia nunca conseguiu esquecê-lo e após três anos separados eles se reencontram. Só que agora Caleb perdeu a memória, esqueceu dela e de tudo o que ela fez. Vocês acham que a Olivia será uma pessoa boa e se afastará de alguém que ela tanto fez mal? Claro que não, essa é uma oportunidade única de ter o seu grande amor de volta, mesmo ele tendo uma nova vida e namorada. Por que para Olivia, velhas feridas não devem cicatrizar, elas devem sangrar.

A Olivia narra o livro em primeira pessoa, mas tem um detalhe que eu falo no próximo parágrafo que é diferente. A princípio ela é bem comum, uma menina tímida fazendo faculdade, que se preocupa mais com os estudos do que com relacionamentos. Dai aparece Caleb e seu mundo passa a girar em volta dele. Tudo é Caleb e o pior disso é que a Olivia vai mentir, manipular e fazer outras coisas cruéis para ter ele ao seu lado. O Caleb é um personagem que a gente vê através da Olivia e isso não significa que ele seja 100% bonzinho não. Ele mostra facetas de quem manipula e mente também. Já a Leah será muito parecida com a Olivia, só que com a justificativa de não deixar que outra mulher roube o seu homem.



Tiveram duas coisas que me incomodaram no livro, não a ponto de eu não gostar, só me deixaram um pouco confusa. A primeira delas é a narrativa alternando passado e presente. Em alguns momentos eu me confundi em qual tempo estava, porque a ideia é que a Olivia conte o passado dela com o Caleb quando eles eram namorados e o presente quando eles estão separados; a intenção é que a gente conheça o antes e o agora. Acontece que em algumas partes isso se mistura, e muito disso é por causa de uma coisa ligada ao Caleb. Os flashs que ele tem do passado trazem a tona algumas situações e sentimentos. Uma outra coisa é que a Olivia narra o livro, mas tem uma parte que é narrado em terceira pessoa por outra pessoa. Eu entendi por que a autora fez isso só não sei se combinou.

Me surpreendi também com o fato do livro não ser hot. A chamada dele me sugeriu que seria assim e quando li 'um triângulo amoroso diferente' pensei em uma coisa completamente diferente do que é apresentada no livro. A intenção da autora não é focar no erotismo que uma estória como essa sugere, mas nos relacionamentos conturbados que acontecem, nas pessoas que ao invés de despertar o melhor da gente despertam o pior. Acho que se um deles fosse a vitima desse emaranhado todo, daria para torcer por alguém e apontar culpados, mas você vai lendo o livro e sacando que ninguém é inocente, que cada um deles só pensa em conseguir o que quer.


A narrativa tem muito um pé na realidade para que você não fique pensando 'como eu agiria se estivesse numa situação dessas?'. Talvez isso seja a grande sacada do livro, oferecer coisas que você não está esperando. Assim que eu terminei de ler corri na net para procurar mais informações sobre os outros livros; confesso que não conhecia a série antes da editora anunciá-la. Tomei um susto, pois pensava que a estória terminava aqui e os outros seriam os pontos de vista dos outros personagens desse livro. Só que não! A estória vai ganhar novos rumos e acredito que a autora fará a mesma narrativa, alternando passado e presente, com eles também.

Eu gostei desse livro principalmente porque não tem mocinhos, você toma partido do menos pior. Geralmente eu não gosto quando os personagens são ruins ou cruéis, mas em alguns momentos as atitudes deles são tão reais que eu queria que as coisas tivessem sido diferentes. Um conselho sobre essa série, ninguém é quem diz que é e se prepare para conhecer o lado feio dos relacionamentos amorosos que são tão sonhados pela maioria de nós.

*Atenção, a Faro quer trazer a autora Tarryn Fisher para a Bienal de São Paulo. Isso vai depender do interesse dos fãs, então a editora criou um evento no face para divulgar a ideia. Compartilha gente, é importante que o Brasil entre sempre nas rotas dos autores internacionais. =)

www.sejacult.com.brA Oportunista Amor e Mentiras # 1
Tarryn Fisher
Faro Editorial: Twitter/Facebook

12 comentários:

  1. Olá Denise, tudo bem?

    A capa realmente sugere um livro hot e talvez isso espante alguns leitores, a sua resenha foi bem esclarecedora...parabéns.

    Beijos.


    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que complexo... Muito provavelmente eu me irritaria com 90% do livro. Ela parece ser uma personagem mesquinha, que se submete às coisas mais feias só pra ter quem gosta de volta, e só por isso já não simpatizei com ela. E ele ainda ser bobo, nossa, a gente fica aloka vendo hahahah sua resenha ficou ótima, mas sinceramente acho que o livro eu não leria :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, Denise!
    Nossa, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro. A história parece ser boa, fiquei curiosa para saber o que a Olivia fez com o Caleb! :O
    Esses livros realistas sempre nos fazem refletir bastante.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Elidiane
    Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise! Tudo bem? A capa do livro é ótima, mas eu infelizmente não tenho tanto interesse em ler a obra. Mas enfim, fico feliz em saber que você curtiu "A Oportunista"! :)

    Abraço

    Tem promoção rolando lá no blog -> http://tonylucasblog.blogspot.com/2016/03/promocao-aniversario-de-5-anos-do-tony.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise
    O que achei bem diferente foi a personalidade da personagem principal. Estamos acostumadas com mocinha ingenuas ou muito certinhas e pelo que percebi na sua resenha os personagens são bem verdadeiros, o que me deixou bastante curiosa.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio do livro Jogador No. 1

    ResponderExcluir
  6. Desde do lançamento desse livro que tenho visto e lido muitos elogios sobre esse triangulo amoro, pela forma como a história se desenvolve de maneira mais realista, além de fugir dos clichês. A autora caprichou e muito na escrita, principalmente no desenvolvimento dos personagens, confesso que estou bastante ansiosa pela leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  7. Achei a resenha super boa, me deu vontade de dar uma olhada, vou ver se da pra comprar ou ler na Internet.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler este livro, e achei o final bem triste!! Eu entendo o lado da Olivia e também o do Caleb!! Eles tiveram várias chances de ficarem junto, mas eles sempre pensavam demais e deixavam passar a oportunidade de concretizarem o amor entre eles!! A olivia fez grandes burradas, porém ele não fica para trás!! Achei a história bem tensa, penso que as continuações também serão!! Torço para que eles fiquem juntos no terceiro livro, que é o do Caleb!! Quero ler os demais livros!!

    ResponderExcluir
  9. Menina que resenha, fiquei curiosa sobre esse livro, é uma história que você não sabe por quem torcer, duas mulheres perversas e Caleb sem memória, além de ser um personagem que não é diferente das duas mulheres.Quero muito ler essa história e saber o final desses personagens.

    ResponderExcluir
  10. super ansiosa pra começar a ler esse livro, essa resenha só me deixou mais curiosa. nao vejo a hora de ler outro livro da tarryn

    ResponderExcluir
  11. Já me apaixonei só pela capa!
    Sua resenha me deixou super ansiosa para ler. Fazia tempo que não lia uma resenha de um livro diferente e intrigante como este. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Disse tudo nessa resenha, Até agora eu tô... sem ação, Tarryn Fisher mexeu com meu psicológico.
    Vou ler, deve ser surreal...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.