Resenha: Tudo que você precisa saber sobre mitologia

11/09/2015


Mitologia como você sempre quis: Sem embaraços e com muito bom humor. 

Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça:

- Quem Zeus puniu por desobediência?
- De quem Hera se vingou?
- Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules?
- Édipo era mesmo apaixonado pela mãe?
- Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro!

Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber!

Tudo que você precisa saber sobre mitologia, como já diz no subtítulo, é um guia para que você possa conhecer e entender melhor os mitos sobre os antigos deuses, monstros e afins. Ela começa nos contando sobre como se formou a terra. No início, dizia-se que a Terra não existia, mas sim o Caos e que não havia divisão entre a terra o mar e o céu e esses elementos lutavam entre si o tempo todo, mas uma força maior acabou fazendo essa separação. Assim começaram também a se formar todas as outras coisas, com Gaia (terra) casando-se com sua mãe para gerar outros elementos. O incesto era completamente aceitável nessa época.

O guia nos conta como foram criados os animais e que Epmeteu se encarregou de dar- lhes dons e Prometeu de supervisioná-los. Utilizando terra e argila, Prometeu esculpiu o homem, criando-o a imagem e semelhança dos deuses. Ainda, a contragosto de Zeus, o governador supremo, Prometeu roubou dos céus o fogo para dar a eles, para que eles tivessem como se defender. Como punição, Zeus o acorrentou a uma rocha longe dos homens e enviou uma águia para comer seu fígado, que se regenerava todas as noites, fazendo assim com que a ave voltasse novamente pela manhã e repetisse o processo.


Não satisfeito, Zeus incumbiu Hefesto de criar uma mulher, pois a terra era habitada apenas por homens. Essa mulher foi esculpida com argila e água e essa foi sua maior escultura já criada. Todos os deuses contribuíram um pouco com algo e a ela foi dada beleza, astúcia, manipulação entre outros atributos. Foi chamada de Pandora e enviada de presente para Epmeteu para que ele a tomasse como esposa, mesmo que Prometeu o tivesse alertado a não aceitar nenhum presente de Zeus. As lendas variam dizendo que Pandora foi enviada a terra com um jarro tampado e, curiosa, ao destampá-lo, todas as pragas fugiram como a doença, dor etc., ficando apenas a esperança aprisionada ao jarro. Outra teoria é a de que, de forma descuidada, Pandora abriu a caixa e todas as bênçãos que havia nela retornaram para o céu ficando apenas a esperança.

O guia está recheado de informações sobre os outros deuses, seus feitos e seus casos; sobre os gigantes, os titãs, as moiras e tudo mais que compõe os mitos. Esse livro foi meu primeiro contato com a verdadeira mitologia, e fui me maravilhando e me indignando, tendo uma profusão de sentimentos com cada história. Já de início achei Zeus bem ruim e não consegui gostar dele. Tido como um deus generoso com aqueles que o ajudam e implacável com seus inimigos, eu o vi punir de forma brutal muitos que na minha opinião não mereciam, além de Zeus ter tido várias amantes, mesmo tendo uma esposa bastante ciumenta.


Eu fiquei surpresa ao ver que Hades não é mal como os filmes e desenhos mostram, assim como Zeus não é tão bom. Ok, eu só assistia Hércules, a animação da Disney, mas, enfim, ainda assim me surpreendi em saber que Hades não é o malvadão enganador como o retratam. O guardador do submundo me surpreendeu por parecer mais justo que o governador supremo de tudo e, ao contrário dos outros deuses, por ser mais recolhido e menos sociável, não teve uma gama de amantes. Eu nunca me interessei muito por mitologia, o que sempre dificultou um pouco mais minhas leituras, pois amo ler clássicos e a maioria tem alguma menção sobre algum deus, titã ou situação daquela época envolvendo esses elementos.

Tendo lido esse livro, certamente agora poderei compreender melhor e enxergar a mitologia nas obras que eu for ler daqui para frente. Além do que, descobri que a mitologia é extremamente interessante e muito legal, eu amei ter tido a oportunidade de ter um contato maior com ela. A diagramação do livro e as ilustrações estão maravilhosas, a capa feita de um material muito bom, as páginas estão supergostosas de se folhear, a editora está de parabéns. Eu recomendo o guia para todos, pois as explicações são dadas de forma leve, numa linguagem de fácil entendimento, e com notinhas da autora. Simplesmente uma ótima leitura.

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre a mitologia antiga.
Kathleen Sears
https://www.facebook.com/literaturadeepoca?fref=ts
Editora Gente: Twitter/Facebok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.