Resenha Nacional: O que eu quero pra mim

29/07/2015

Alice é independente, bem-sucedida profissionalmente e muito ambiciosa. Além do sucesso no trabalho, tem um namorado que é o sonho de qualquer mulher: lindo, apaixonado, louco para se casar e ter filhos. Mas ela não é qualquer mulher, e acha que a carreira vem antes de tudo.
 

Então, quando Casseano a coloca contra a parede e exige mais espaço em sua vida, os dois entram em um impasse e acabam se separando. Em poucos dias, Alice sente que o fim do relacionamento está sendo mais duro do que esperava.
 

Para piorar, o trabalho entra em crise e sua sócia, preocupada com a saúde da amiga, a obriga a se afastar por um tempo. As férias a ajudarão a arejar a cabeça e voltar mais produtiva.
 

Com tudo dando errado ao mesmo tempo, Alice aceita a sugestão e compra uma passagem para Londres. Chegando lá, mergulha numa profunda jornada de autodescobrimento e percebe o que realmente importa para ela.
 

O que eu quero pra mim é um romance inspirador, que fala sobre a importância de conhecer a si mesmo e descobrir as próprias necessidades antes de trilhar de forma plena o caminho do amor.

O que eu quero pra mim é narrado em terceira pessoa e conta a história de Alice, uma mulher que perdeu a mãe para o câncer, que não consegue perdoar o pai por ele tê-las abandonado por outra, viciada em trabalho, que faz tudo para se dar bem no seu meio, mesmo que isso signifique agir contra seus princípios. Após um dia ruim no ramo dos leilões, ao discutir com a esposa de seu cliente, Alice é obrigada por sua chefe, Camilla, a tirar umas férias, mesmo contra sua vontade.

Alice insiste que precisa trabalhar, todavia quando seu namorado, Casseano, lhe dá um ultimato para que ela aceite morar com ele ou o relacionamento estará terminado, ela escolhe o termino do namoro, pois sente que não está preparada para um salto tão grande. Sem poder voltar ao trabalho por um tempo, e sem o amor da sua vida, Alice decide viajar para Londres e passar um tempo na casa de sua amiga Luana.

Luana é uma antiga amiga de faculdade, atriz, mas que trabalha como garçonete as noites, divorciada de seu esposo Eamon, um lindo Irlandês com quem também tem um filho, o pequeno Pietro. Assim que Alice chega na casa da amiga, ela conhece seu ex e a antipatia por ele é instantânea. Porém, com o tempo, Alice vai enxergando o lado bom de Eamon, se afeiçoando a Pietro, e vendo que, assim como ela mesma, Luana põe sua profissão a frente de qualquer um, negligenciando até o próprio filho.


Num primeiro momento, é bem difícil gostar da Alice, pois ela se mostra uma pessoa bastante egoísta, e suas péssimas escolhas também fazem com que tenhamos um pouco de raiva dela. Luana, sua melhor amiga, é quase como se fosse um espelho dela, também é bem egoísta e pensa demais em si própria, todavia, essas duas personagens não são más, e tem suas qualidades e mesmo esses defeitos vão mudando gradualmente, transformando-se conforme a vida vai lhes proporcionando obstáculos os quais elas precisam ultrapassar.

 Diferente de A Bandeja, ao meu ver, esse livro contém um teor mais reflexivo do que religioso, como estamos acostumados nas narrativas da Lycia Barros. Ainda assim, o livro não deixa de ser maravilhoso também. A autora sabe quais elementos usar para prender os leitores numa narrativa gostosa, fazendo com que nós queiramos sempre saber o que vai acontecer e torcendo para tudo correr bem com seus personagens.

O que eu quero pra mim fala sobre buscar e conhecer a si mesmo, sobre superar seus traumas e se dar uma chance de ser feliz; fala sobre priorizar aquilo que realmente é importante e sobre segundas chances e até mesmo sobre perdão. A obra é maravilhosa, indico a todos que amam uma boa narrativa e que querem uma leitura leve, rápida e ao mesmo tempo linda, que nos deixa com gostinho de quero mais.

É melhor ficar sozinho de verdade do que estar num relacionamento sozinho.

https://www.facebook.com/literaturadeepoca?ref=ts&fref=ts O Que Eu Quero Pra Mim
Lycia Barros
Editora Arqueiro: Twitter/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.