Resenha: Neil Patrick Harris - Autobiografia interativa

15/05/2015


Neil Patrick Harris conquistou o mundo graças ao impagável Barney Stinson, do seriado How I met your mother, sucesso no Brasil, onde é exibido pelo canal a cabo Sony. Para o personagem, a vida é sempre divertida e, como adora repetir, lendária. Este primeiro livro do premiado e querido ator americano também é. Em vez de contar sua trajetória de maneira tradicional, Neil Patrick mistura realidade, ficção e muito humor. E o melhor: é o leitor é quem escolhe para que direção a história vai. 

Neil Patrick, que neste ano de 2015 apresentou o Oscar pela primeira vez, no dia 22 de fevereiro, combina episódios de sua vida, comentários afiados sobre o dia a dia das celebridades e bastidores de Hollywood. Em cada momento crítico, é o leitor quem decide como a trama vai continuar. Caso escolha corretamente, Neil Patrick encontrará fama, dinheiro e amor verdadeiro. Se o leitor optar errado, o resultado será miséria, sofrimento e uma morte horrível mordido por piranhas. E ainda tem mais: truques de mágica, receitas de drinks, fotos embaraçosas e até uma música para o grand finale.

Ele fala ainda do seu começo de carreira como ator-mirim prodígio e do relacionamento com o também ator David Burtka, com quem casou recentemente e tem dois filhos. Nascido na cidade Albuquerque, no estado americano do Novo México, Neil Patrick ganhou diversos Emmy e um Tony pela sua participação no musical Hedwig and the Angry Inch. Além de Barney Stinson, ele é conhecido pelo papel de Doogie Howser da série Tal pai, tal filho, exibida no começo dos anos 90. Ele atuou em vários filmes, como o cult Madrugada muito louca, e Gone girl, recém-lançado, e já apresentou o Emmy e o Tony diversas vezes. Ele adora usar o Twitter (@actuallyNPH) e é um mágico amador nas horas vagas.

Diferente de outras biografias, essa é uma autobiografia interativa onde, em vez de apenas ler a história de outro alguém, você também participa dela. No geral, é você quem escolhe o que irá acontecer na vida dele (ou na sua, no caso). Não que você vá criar algum acontecimento inédito, mas você tem o poder de escolher para onde quer ir, se deseja passar por todo processo, ou se deseja pular certas partes de sua vida, e é você quem escolhe o fim que o “personagem” terá. E tudo isso organizado de modo a fazer sentido.

Inicialmente o livro começa contando sobre a infância de Neil e falando sobre seus pais e seu irmão. Logo de cara o livro pede para que você faça uma escolha conduzindo-o a ir a alguma página se quiser ver Neil tendo uma infância feliz, ou se deseja vê-lo tendo uma infância sofrida. A partir daí você vai fazendo outras escolhas que o levam a tal página por meio dos rodapés no final de cada capítulo, e acaba descobrindo como Neil conseguiu chegar ao estrelato, o processo que seguiu-se até lá, além de algumas aventuras pelas quais ele passou ao longo da vida e carreira.


Neil também fala de seus papeis na televisão, um dos primeiros sendo o médico prodígio Dooger, que ele interpretou ainda muito jovem, levando seus pais consigo para Los Angles. O querido Barney Stinson, seu personagem da famosa série “How I Met Your Mother” também aparece e é superdivertido, pois é como se o próprio personagem tivesse vida e, assim como na série, ele vai se gabando de como fez com quem Neil conseguisse mais conquistas.

Como eu havia dito anteriormente, o livro é bem divertido, nada como as outras biografias narradas em terceira pessoa. Nesse livro maravilhoso, você é Neil e não há como ler e não se sentir na pele dele, dar algumas risadas com suas tiradas e sacadas inteligentes. Achei a proposta da autobiografia excelente e não há dúvidas de que vale muito a pena ler e rir com Neil Patrick, pra mim o sempre Barney Stinson!




https://www.facebook.com/literaturadeepoca?fref=tsAutobiografia interativa
Neil Patrick Harris
Editora Paralela: Twitter/Facebook

Um comentário:

  1. Que legal, não conhecia ainda esse tipo de biografia que você interage junto, bem diferente, e essa no caso parece ser bem divertida tambérm :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.