Resenha: As mais belas histórias da Antiguidade Clássica - Vol. 1

22/04/2015


Uma obra que oferece ao leitor, em três volumes, uma ampla coletânea dos mitos gregos e romanos em versão romanceada.

“Hoje, As mais belas histórias da Antiguidade Clássica permanece como leitura valiosa não apenas para adolescentes, mas também para adultos. Útil para quem procura um primeiro contato com os mitos da Antiguidade clássica (sem a aridez habitual aos manuais de mitologia), as narrativas são também lidas com grande prazer e curiosidade pelos já iniciados, pois é antes de tudo obra de valor literário intrínseco, além de qualquer função didática que possa ter.” - Paula da Cunha Corrêa.

No primeiro volume estão reunidos “Metamorfoses e mitos menores”, a começar pelo mito de Prometeu, o mito hesiódico das gerações humanas e os relativos às origens das tribos gregas. Além destes, as histórias dos argonautas, de Héracles e os heraclidas, Teseu, Édipo e a guerra de Tebas.

Eu sempre fui fã de mitologia grega, mas também sempre tive dificuldade em entender todas as estórias e acompanhar tantos mitos. Vira e mexe eu compro ou troco livros com essa temática e começo a ler e depois paro. Quando vi que a Paz & Terra, da Record, relançaria essa compilação de alguns mitos gregos e romanos feito para adolescente, vou explicar melhor daqui a pouco, resolvi solicitar e ver se dessa vez a leitura fluía. Ele começa com um prefácio explicando um pouco mais sobre o livro, quem escreve, para quem ele se destina e como foi a tradução. Um fato interessante é que além de escritor o autor do livro é um estudioso da área, então ele fez o livro com um bom embasamento argumentativo.

Depois do prefácio vem o livro em si, e nele percebemos uma divisão dos mitos. O autor começa pelos pequenos e depois vai para os de maior expressão, por assim dizer. Os contos são curtos, a maioria pelo menos, e narrados em terceira pessoa. E aqui dá para perceber a primeira diferença desse livro para os que tenho aqui em casa, os que começo e paro. Essa versão do Gustav é romanceada, o que isso quer dizer? Que o livro é como se fosse uma narrativa que costumamos ler, e não separada em versos ou com palavras mais difíceis como é normalmente. O autor simplificou os textos, deixou eles mais acessíveis e fáceis de ler. Mas com isso, ele não tirou a ideia, ou essência como todo mundo gosta de chamar. O que é importante ainda está aqui. 


Esse livro é destinado aos adolescentes exatamente por causa da linguagem. O autor queria que eles tivessem a oportunidade de conhecer esses mitos, mas por causa do forma como foram escritos, isso não acontecia e acontece atualmente. O mesmo que com os clássicos, vocês sabem. Então ele adaptou os mitos como um incentivo, desejando que os adolescente depois se interessassem em ler os mitos completos. Acredito que o livro não precisa ser lido, ou seja indicado, só para os adolescentes. Quem tem vontade de ter um contato inicial e tem medo de ser muito difícil, o meu caso, esse é o livro certo. Ele vai te apresentar os mitos, o que é importante, de uma forma mais acessível.

Eu vim lendo esse livro aos poucos, desde que chegou da editora. Lia alguns mitos por dia e com calma, e não tive dificuldade com ele. Também, a linguagem está mesmo simples e isso é algo que faz com que o livro ande depressa. Gostei de alguns mitos, Orfeu e Eurídice, não gostei de outros e achei alguns bem estranhos. Consegui ligar alguns contos com livros que eu já tinha lido e isso foi bem legal. Esse é o primeiro de três volumes e vou querer os outros dois sim, que seguem esse mesmo molde. A minha única ressalva quanto ao livro é que ele poderia ser ilustrado. Até teve uma edição assim, mas infelizmente não é essa. Fora isso, achei super válida e informativa a leitura.

www.seja-cult.comAs Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica
Metamorfoses e Mitos Menores
Gustav Schwab
Editora Paz & Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.