Resenha Sci Fi: Eu, Robô

02/03/2015


Eu, Robô - 'Eu, robô' reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres 'Três Leis da Robótica' - os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

Eu, Robô é um livro que reúne alguns contos do autor Isaac Asimov sobre robôs. Para muitos, ele é considerado o pai da literatura robótica, por assim dizer, e muito do que ele apresenta nesse livro serviu de base para outros do gênero. Sendo uma coletânea de contos, cada um tem sua própria construção com personagens e aquilo que quer passar, mas existe um fato que liga todos os eles, a empresa U. S. Robots. A introdução do livro é uma conversa com a presidente da empresa e um repórter, e ela acaba relembrando os fatos mais importantes sobre a empresa e a evolução dos robôs. Essa presidente acaba sendo protagonista de alguns contos também.

O que me causa uma certa estranheza nesses livros é que embora eles tenha sido escritos a tanto tempo, ainda são muito atuais. O Asimov imaginou que mais ou menos nessa época, ou talvez um pouquinho a frente, nós já teríamos babás robôs ou Mercúrio seria um planeta em potencial para ser habitável, por exemplo. Para mim isso está tão longe, ao mesmo tempo que já tempos certos avanços, que a minha cabeça dá um nó na maiorias das vezes. Mesmo que isso não esteja acontecendo neste momento, a escrita dele, e o que os contos propõem, fazem com o que ele apresenta para o leitor seja imaginável e plausível.


De todos os contos, que são narrados em terceira pessoa, o que mais me chamou a atenção foi o primeiro e o último. O primeiro é sobre uma babá robô, tenho dificuldade nessa questão de sexo, mas ok, e a sua relação com a criança que ele cuida. Manter a mente afastada dessa questão de humanizar aquilo que não tem vida é complicado para os adultos, imagina para uma criança. E o último conto é mais ou menos sobre as maquinas se igualando aos humanos, o que me dá um super medo e se é possível ou não de acontecer depende de cada um. Eu não acho que vai chegar um tempo em que as maquinas vão dominar tudo, mas acho que elas se tornarão muito mais avançadas do que temos hoje.

Era muito estranho pensar nesse livro e não liga-lo à editora Aleph, que lança a maioria dos livros de Sci Fi no Brasil. Quando eles anunciaram o lançamento foi uma alegria total, e o livro que antes tinha uma edição de qualidade inferior, foi lançado em alto padrão. A capa é incrível, as folhas são amarelas e os começos de capítulo são iguais a esse foto acima. Ao todo são 9 contos e no final tem um texto do autor comentando sobre a sua paixão por robôs e um pouquinho de como foi o processo de escrita do livro. Esses extras são recorrentes nos livros da Aleph e são ótimos para conhecermos um poucos mais de quem escreve.


Por falar em conhecer um pouco mais... Esse não é o meu primeiro contato com o Asimov. Eu já tinha lido um outro livro dele e gostado bastante, como aconteceu com esse. Embora tenha achado o livro um pouco estranho, na verdade isso tem acontecido em todos os livros de Sci Fi (iniciante no assunto, lembrem-se), foi uma leitura muito boa. Superou as minhas expectativas, tenho que confessar. Não sou uma fã de contos, mas eles terem uma conexão entre si deu um propósito maior para ele que só cada conto passar uma mensagem. Também achei que o livro seria só sobre robos no sentido mecânico da coisa, como foi a evolução deles na parte apenas científica, mas o autor conseguiu explicar isso envolvendo os humanos, o que deixou tudo mais simples. Eu, Robô pode parecer uma leitura complicada, com todas essas leis e seus desdobramentos, mas no fim ela se mostrou bem simples.

Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele. A humanidade não está mais sozinha 


http://www.seja-cult.com/
Eu, Robô
Isaac Asimov
Editora Aleph: Facebook

6 comentários:

  1. Olá, Denise. Tudo bem?
    Esse livro foi o primeiro contato que eu tive com a escrita do autor e simplesmente me apaixonei. Adorei essa forma atual da escrita, mesmo que o livro tenha sido escrito há muito, e principalmente a forma como ele previu o futuro com certa porcentagem de acerto.
    Esse livro é memorável.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Denise, esse livro me deixou completamente apaixonada pelo Asimov. Achei todos os contos incríveis e ele escreve de forma muito gostosa e envolvente. O ano nem começou, mas tem mt chance dele entrar no meu Top 10, rsrs...

    Bjs, Isabela

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Denise, esse livro me deixou completamente apaixonada pelo Asimov. Achei todos os contos incríveis e ele escreve de forma muito gostosa e envolvente. O ano nem começou, mas tem mt chance dele entrar no meu Top 10, rsrs...

    Bjs, Isabela

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise! A Aleph arrasa nas edições né?! O que é este robozinho fofo? Adorei a resenha, eu achei a principio que se tratava de um livro apenas do Eu, Robô, mas são varias historias né?!

    Gostei bastante! Edição linda

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Oie!!!!

    Ó! O filme vai passar essa semana na tv, rs. Informação irrelevante, mas me lembrei.

    Estou doida pra ler este livro, só não tive tempo ainda. Estou amando Asimov. Li o primeiro livro da trilogia Fundação e estou bem indecisa se pego este ou vou pro segundo da Fundação. Dúvida cruel.

    Amei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lindo seu blog Denise.
    Não conhecia o livro, só o filme, mas parece ser muito bom, pelo menos a capa é linda!
    Um grande abraço e não deixe de conferir o super sorteio lá no blog: http://goo.gl/ydeGWn

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.