Resenha Hot: Tensão - Collide #1

13/03/2015


Tensão - Após a morte da mãe, a vida de Emily Cooper vira de cabeça para baixo. Ela precisa de um novo começo, e Dillon Parker, seu namorado, a convence a se mudar para mais perto dele a fim de passarem mais tempo juntos. 

 Em Nova York, Emily arranja um emprego temporário como garçonete em um restaurante no centro de Manhattan. Ao sair para fazer uma entrega logo no primeiro dia de trabalho, ela esbarra em Gavin Blake, um empresário sexy e bem-sucedido. Assim que seus olhares se encontram, há uma tensão no ar, mas nenhum dos dois consegue entender ou explicar essa forte conexão. Atormentada, Emily tenta não pensar muito naquele desconhecido que mexeu tanto com ela. 

Porém, ela descobre que Dillon e Gavin são amigos e que terá de conviver com ele muito mais do que poderia ter imaginado. Perdida em sentimentos confusos, Emily sente o desejo por Gavin crescer e se tornar mais ardente a cada vez que se encontram. Será que os dois vão resistir à tensão ou se entregar a essa paixão, apesar de todas as consequências? 

Emily tem um namoro confortável com Dillon. Ele é o homem que a apoiou no momento mais difícil de sua vida, o falecimento da mãe com câncer. Foi ele que esteve ao lado dela, que cuidou do funeral, de toda a parte burocrática e foi ele também que a convenceu a se mudar para Nova York. A vida de Emily era certa e simples, até Gavin atravessar seu caminho. Num primeiro momento ele é apenas o cliente do restaurante em que ela trabalha e que dá em cima dela, algo fora de sua vida, mas isso não continua por muito tempo, pois Gavin é amigo de Dillon e eles passam a se ver constantemente. O que era certo e simples se torna algo tenso e quente, já que a sementinha da dúvida é implantada na cabeça de Emily e ela começa a questionar sue relacionamento.

O livro é narrado em terceira pessoa acompanhando principalmente a Emily e o Gavin. A Emily foi uma personagem que me irritou profundamente, super difícil de ler e dessas que a gente tem vontade de entrar no livro e dá na cara sabe? A culpa de tudo é dela e da sua falta de posicionamento, coragem sendo mais direta. Ela é insegura, imatura, egoísta, sem atitude e mole em quase o livro todo. O tipo de pessoa que sabe que está fazendo algo errado e faz do mesmo jeito, que não tem coragem de fazer o certo porque é algo complicado. É claro que a autora não poderia fazer uma personagem com uma personalidade diferente, porque se não o livro não daria certo, mas não precisava ser tão 'dar nos nervos' assim.


Os meninos também não são flor que se cheire. O Dillon tem problemas com álcool, é violento às vezes e não joga limpo. Ele sabe como manipular a Emily para que ela faça o que ele quer. O Gavin poderia ser o menos pior dos três, por estar ali fora do romance e querer o melhor para a Emily. Mas no fim das contas, ele é um péssimo amigo e um homem que quer que as suas vontades sejam feitas acima do que as outras pessoas querem. Onde estou querendo chegar com isso, que a autora criou personagens difíceis de se apegar, de gostar e torcer, pelo menos aconteceu isso comigo. Acho que muitas vão torcer pelo romance e esquecer o quão esses personagens são próximos da realidade e ao mesmo tempo intragáveis.

O livro é um new adult, com o propósito de ser um romance erótico, mas eu não posso deixar de comentar o que está por trás disso, mesmo que a intenção da autora não seja essa. Tensão é sobre egoísmo, apenas isso. Quando a Emily fica dividida entre os dois amigos, além de covarde ela é muito egoísta, por não dar chance para estepe conseguir uma mulher que o ame de verdade. Para o Gavin tanto faz a se a amizade vai terminar ou não, se o outro vai sofrer, contato que ele tenho o que quer. Daí a autora colocou algumas justificativas para o que eles fazem, mas no fim será mesmo que o fim justifica os meios? Novamente, se o livro fosse diferente não teria livro. Uma simples conversa, a Emily terminar com o Dillon e ficar com o Gavin, teria resolvido tudo.


Sendo um new adult o livro tem sexo sim, só que não da forma como está sendo vendido, como se fosse em todas as páginas. Ele é permeado por bastante tensão sexual e linguajar ligado a isso, mas cenas mesmo eu não achei tantas e nem tão explicitas assim. É mais o envolvimento, a autora descrevendo com palavras mais amenas. Engraçado que nas preliminares a autora usou palavras bem baixas, mas na hora de escrever as cenas mesmo foi mais contida. Eu particularmente gosto de livros que tenham mais insinuação do que o explicito, então nessa parte Tensão me agradou. A Emily com o Dillon não tem química e claro que com o Gavin ela tem, o que resultou nas cenas dois dois juntos melhores do que as dela com o namorado.

Eu não posso falar que não gostei do livro por que ele tem traição, já que na sinopse isso deixa claro, é algo que me incomoda, mas tento separar isso nos comentários que faço. Mas os personagens serem tão egoístas, e até cruéis, é algo que me surpreendeu no livro. Eu esperava me envolver mais com eles, mas não aconteceu. O meio do livro passa a sensação de encher páginas, de que poderia ser uma estória mais enxuta e não ter uma continuação. Eu já tenho a minha aposta do que vai acontecer no segundo e daria sim para ser livro único. Ainda não sei se lerei a continuação, acho que sim, até para ver se a estória melhora e os personagens mudam, amadurecem. Vai que a autora faz uma reviravolta e eu goste? Pode acontecer.


www.seja-cult.comTensão Tensão - #1
Gail McHugh
Editora Arqueiro: Twitter/Facebook


2 comentários:

  1. oi
    Eu não conhecia o livro, mas confesso que quase sempre os personagens desse gênero me deixam com certa raivinha, e acho que esse não seria diferente: uma personagem egoísta e homens problemáticos que só pensam em sí, pode ter certeza que isso vai me irritar na leitura kkkk
    Mas se esse livro chegasse nas minhas mãos eu não deixaria de ler só por conta disso.

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la
    bjinhus
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou MUITO curiosa para ler esse livro e claro que ele entrou na minha lista de pedido para editora fofa RSrs
    bJS
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.