Cine Cult: O Sétimo Filho

02/03/2015

O Sétimo Filho // Nota: 2 estrelas // Estreia: 12 de Março 
Texto por: Ana Marta // Revisão por: Kamila Wozniak

"Mais uma adaptação literária a cair no limbo do esquecimento?" 


A história gira em torno de John Gregory (Jeff Bridges), que está à procura de um novo aprendiz que tenha descendência de ser o sétimo filho do sétimo filho. Thomas Wards (Ben Barnes) acaba sendo o seu novo sucessor, ele e seu mestre, Gregory, têm que enfrentar as criaturas malignas e a rainha bruxa Malki (Julianne Moore), antes que ela transforme o mundo todo em trevas.

O Sétimo Filho é uma adaptação literária de uma saga de 13 livros: As Aventuras do Caça-Feitiço. A saga é escrita por Joseph Delaney e o filme é baseado no primeiro volume, intitulado O Aprendiz. Acho que depois de acompanhar tantas confusões, desde os vários adiamentos de estreia até a mudança de um estúdio para o outro, isso acaba trazendo uma certa pulga atrás da orelha sobre este filme. Às vezes podem ser só problemas como qualquer produção ou um sinal que o longa-metragem não será tão bom...


Vamos dizer que O Sétimo Filho começou com um "belo" pé esquerdo, o próprio roteiro e a construção em cima da adaptação do universo, deixa qualquer um triste pelo desperdício de um mundo medieval e fantasioso (não li nenhum livro da saga e pretendo nem ler depois deste filme). Enfim, a construção narrativa deixa muito a desejar pela falta de criatividade em trazer algo novo, mesmo sendo uma adaptação (o livro já está pronto, é só trazer de uma maneira que possa agradar o público). Não sei exatamente, se o filme foi fiel 100% ou teve algumas alterações, mesmo assim o roteiro não consegue transmitir com sutileza esse universo novo na telona.

 A estrutura dos atos do roteiro são "péssimos" de todas as formas possíveis. A apresentação dos personagens não tem muita convicção, as próprias cenas são óbvias, deixando o roteiro muito previsível. Houve uma cena, sem entrar muito em detalhes, onde o personagem do ator Ben Barnes tem uma visão e nela podemos ver tudo o que acontecerá no filme. Resumindo, a cena mostrou completamente a história em poucos segundos. Os diálogos não fogem da destruição da má escrita, tornando-se repetitivos e muito desconexos em algumas cenas. Acho que houve a menção e repetição da mesma história entre o mestre e aprendiz várias vezes, assim com a personagem Malki, interpretada por Julinne Moore. E as motivações dos protagonistas são outro detalhe, que não são elaborados muito bem e assim transformando os perfis de cada personagens muito CLICHÊ. Até certas personalidades acabaram lembrando um pouco de outros filmes como por exemplo: João e Maria - Os Caçadores de Bruxas e principalmente O Aprendiz de Feiticeiro.


Apesar do elenco ter grandes nomes e até alguns conhecidos pelo público, essa é outra parte que não atrai com perfeição. Isso se dá pelo roteiro muito mal escrito e os atores Jeff Bridges e Julianne Moore dão um exemplo. Para quem não sabe, a atriz acabou de ganhar o Oscar de Melhor Atriz em Para Sempre Alice. Aí vem a derrapada feia, afinal todos tem contas para pagar (risos). Na minha opinião, foi a pior participação que Julianne Moore já fez e em momento algum ela convence com uma antagonista ameaçadora na trama.

Assim Jeff Bridges traz a sua pior atuação, com um sotaque e um perfil totalmente diferente para transmitir um certo alivio cômico. Infelizmente, não funcionou muito bem. Agora, tem o novato e não muito conhecido pelo público: Ben Barnes. Para quem não conheço o garoto, o ator interpretou Príncipe Caspian nas duas adaptações literárias em As Crônicas de Nárnia. A única coisa que nota-se uma diferença é a sua atuação, trouxe uma interpretação madura e diferencial. Fazendo esquecer todo aquele ar juvenil e encantado visto em Nárnia. É um ponto interessante, mas o personagem dele aqui é muito mal trabalhado e deixando essa mudança bem apagada.

O Sétimo Filho tinha um grande potencial de ser uma saga de sucesso com um tema bem diferencial das outras. Mas traz uma desesperança e que pode seguir os passos do esquecimento de gênero fantasia, assim como foi em Eragon nos cinemas.



8 comentários:

  1. Aaaaai gente, que pena que é tão ruim assim!! Mas já começa pelo fato de ser uma saga de 13 livros, não sei nem porque chegaram na hipótese de fazer um filme disso. Porque não uma série?? Seria tão melhor, talvez eles conseguissem aproveitar bem mais esse potencial todo que você falou que apesar de tudo a história tem. Poxa viu :( ainda assim vou tentar assistir, tava tão curioosa

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "GATACA", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, infelizmente esse filme não funciona em nenhuma cena :( Acho que está saga - possui 13 livros - deveria ser adaptada para série de televisa, que na minha opinião, daria mais certo e assim podemos acompanhar melhor toda a história e os personagens.
      Obrigada por comentar :D

      Excluir
  2. Gente, eu broxei então. Eu tava com expectativas altas

    E ah, esse filme adapta os dois primeiros volumes, tanto que eles foram lançados juntos em uma edição especial.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telemaco, eu nem estava animada! Sempre recomendo aos amigos ir com a expectativa lá embaixo aos filmes que for ver.
      Obrigada por comentar :D

      Excluir
  3. Poxa, eu estava tão animada por assistir este filme...
    Não sabia que tinha livro, então seria interessante ler primeiro, talvez o problema não seja a história, mas sim a adaptação :/
    Vou agora procurar o livro.
    Obrigada pela opinião sincera!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, concordo com você! A culpa é quem adaptou o livro para o filme, mas acho que o livro é melhor (alguns já me falaram sobre a saga).
      Obrigada por comentar! :D

      Excluir
  4. Confesso que o que me chamou a atenção nesse filme foi o ator Ben Barnes que eu adoro.
    Que pena que você não gostou. Tô surpresa, tem um conjunto de atores tão bom. Tb não li os livros e provavelmente nem irei. Mas o filme com certeza.
    Ótimaresenha!
    Bjos!

    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lápis e Livros, também adoro Ben Barnes e até que ele está bem aqui (risos). Infelizmente, o roteiro não ajuda a trazer bons personagens e muito menos a trama. Então, não adiantou muito o elenco de peso.

      Obrigada *-*
      Obrigada por comentar :D

      Excluir

Tecnologia do Blogger.