Serie Cult: Outlander

11/01/2015

Finalmente meu Brasil, estou aqui para comentar o seriado Outlander. Sobe a música Dj!!!


Sim gente, depois de meses com dor no coração porque a série está em hiatus, explico melhor mais para frente, resolvi fazer a crítica do seriado para poder ler o livro e seguir com a estória. Então tudo o que eu comentar aqui com vocês vai ser baseado no seriado, assim, não tudo porque eu já peguei um pouco como o livro funciona e vou usar isso para fazer comparações, mas pouca coisa. Quando a resenha do livro sair, eu faço um comentário com mais propriedade sobre a relação do livro com o seriado. Ah, a música que eu coloquei ai em cima é a música de abertura da série, chamada Skye Boat Song de Bear McCreary feat. Raya Yarbrough..


Para quem não conhece o seriado Outlander, ele é baseado no primeiro livro da autora Dianna Gabaldon que se chama Outlander - A viajante do tempo. Aqui no Brasil quem lança os livros agora é a Saída de Emergência, mas vocês podem encontrar as edições antigas da Rocco. Outlander narra a viagem no tempo da enfermeira Claire Randall. Logo no primeiro episódio entendemos que o tempo da Claire é 1945, período da segunda guerra mundial e retomando o casamento com Frank Randall, abalado pela guerra. Só que quando visita a cidade de Inverness, nas Terras Altas do norte da Escócia para reavivar seu romance, ela encosta nas pedras de Craigh na Dun (um circulo de pedras místico), que a transportam para a Escócia de 1743, século 18.

Essa questão da Claire voltar no tempo não é muito bem explicadinha no seriado não. Eles comentam apenas que existe uma lenda de pessoas que podem atravessar o tempo quando encostam nelas. Ao chegar nesse nesse tempo, que não é o dela, logo se depara com os Highlanders, os moradores dessas terras agora, o clã MacKenzie. Sem saber como voltar ela entra na dança, e passa a viver com esse clã, mas imaginem vocês a confusão que isso vai dar. Ela acaba sendo confundida com bruxa, por entender de medicina de uma forma mais avançada que eles, e espiã, por saber como a estória para esse clã termina. Os escoceses estão brigando contra os ingleses pelo domínio das Terras Altas, a famosa revolução Jacobina, que trouxe a derrota para o lado escocês.


O contexto histórico é algo que eu acredito ser mais explicativo no livro do que no seriado, mas na série alguns fatos são comentados. Eu não sou uma entendida de História, mas uma curiosa e como tal, procurei na internet um pouco mais tanto para entender o tempo que a série se passa, quanto para fazer essa crítica. Essa parte do contexto foi algo que eu adorei, o primeiro de muitos pontos que me fazem amar o seriado. Tudo aquilo que me instiga a aprender, me faz procurar e assimilar informação, acho bem vinda. E eu ficava pensando nos detalhes que a Claire contava a frente do tempo deles e queria saber mais. Vocês vão ver no seriado algumas frases em gaélico, que era a língua falada pelos escoceses naquela época.

Falando sobre os personagens. A Claire é interpretada pela atriz Caitriona Balfe e eu confesso nunca a ter visto antes de Outlander, assim como os outros atores. Quem já leu o livro diz que ela é perfeita para o papel e a retratação psicologia e visual está bem semelhante ao livro. A Caitriona conseguiu fazer uma personagem forte e com um temperamento até um pouco rebelde para a época. Os dois personagens masculinos que estão no coração da protagonista são Frank (Tobias Menzies) e Jamie (Sam Heughan). O Tobias se destaca não por fazer o Frank, mas por ser o vilão Black Jack, que vocês veem na foto dos personagens. O Sam é um encanto, tanto aos olhos quanto ao coração. Ele mesmo comentou que é difícil fazer um personagem que as pessoas já gostam a muito tempo, mas ele é o Jamie. Esse personagem tem uma simplicidade que o Sam trouxe a tona, além da sua honradez.


Falando da Claire e do Jamie claro que vocês imaginam que um romance entre eles é um dos principais pontos, e é isso mesmo. Não vou mentir, o romance dos dois é o que mais me atrai no seriado e na vontade de ler o livro. Por motivos que eu não vou contar eles acabam juntos e o que começa com uma forma de proteção se torna um amor que deixa a Claire dividida. Lembrem-se que ela deixou um marido no seu tempo. O romance entre eles demora a acontecer, o que fundamentou ainda mais a estória, mostrou o sentimento acontecendo aos poucos, do jeito que eu gosto. Aqui também vale ressaltar que o seriado possui cenas de sexo e  insinuação, principalmente depois do capítulo 7. Não é nada fora de contexto ou exagerado, mas muitos já disseram que Outlander é o novo Game of Thrones. Particularmente, acho um exagero, mas ok.

O livro se passa na Escócia e o seriado é filmado na Escócia, então a ambientação é perfeita. Temos as Terras Altas, os trajes e os costumes muito fieis ao que eram na época. A língua que eu comentei e o fato dos atores serem escoceses ajudou também, o sotaque é algo interessante (fofo!!!!). O fato de você ver tão igual aquela realidade, te faz imaginar nela. Comentei com vocês que Outlander está em hiatus, porque os produtores decidiram dividir os 16 episódios, então estou apresentando a série com base nos 8 primeiros. Esses 8 primeiros foram exibidos no segundo semestre de 2014 e os outros 8 serão exibidos a partir de abril. A série foi renovada para uma segunda temporada que começa a ser exibida em agosto com 13 episódios. Ele vai compreender o livro 2 da série, A libélula no Âmbar.


Produzido pelo canal americano Starz e adaptado por por Ronald D. Moore (Battlestar Galactica), Toni Graphia, Matt Roberts, Ira Behr e Anne Kenney, Outlander ainda não despertou o interesse de nenhum canal da tv brasileira. Existe um rumor de que o site de streaming Clarovideo adquiriu os direitos da série, mas isso ainda não foi confirmado. Eu assisto, assim como vários outros seriado, pela internet e não é difícil de achar os 8 episódios já legendados. Já vi alguns dos trailers da segunda parte e meu coração está apertadinho porque muita coisa triste vai acontecer. E antes de vocês começarem a ver o seriado estejam preparados, pois a autora não poupa quando o quesito é drama. A vantagem em relação a GOT é que ela não matou ninguém, ainda pelo menos.

Ah gente se eu continuar tecendo elogios aqui para o seriado ficaremos até o ano que vem, porque olha, fazia muito tempo que eu não ficava obcecada por um seriado. Eu, e mais a maioria que viu apenas um único episódio. Tudo é apaixonante e de partir o coração também. Além do romance, existem muitas cenas tensas e intensas, de crueldade, lutas e guerras. Tem um pouco do que cada pessoa diferente pode gostar, mas claro, o amor é aquele que prevalece. Jamie e Claire é um casal que adotei como sendo um dos preferidos, aqueles que quando tudo terminar espero que tenha um felizes para sempre. Não posso obrigar vocês a verem, infelizmente, como sempre comento quando gosto muito de algo, mas sério, vejam pelo menos o primeiro episódio. Tenho certeza que muitos vão cair de amores por tudo.

Confiram o trailer do seriado e alguns quotes que eu gosto.

*Kilt é o novo pretinho básico!





6 comentários:

  1. Aiii Mds! Eu estou simplesmente apaixonadaa pelo seriado Outlander,mas infelizmente não pude ler e nem comprar o livro e tal,mas a vontade é gigantesca! Esse intervalo da série ta me matando porque eu quero saber mais desta história tãaaaao incrível! <3
    A Claire é maravilhosa,super forte e decidida e não é nada fácil pra coitada ter que escolher entre os dois maridos :o Mas é claarooo que o lindo,maravilhoso e sexy Jamie é minha escolha.. haha
    Adoro históricos e com Highlanders,aí melhora muitooo.. kkk Super ansiosa pelas cenas dos próximos capítulos \o/
    Bjos*--*

    ResponderExcluir
  2. Sou muito curiosa com essa série, ela está na minha wishlist da Amazon desde que descobri que viraria série de tv, mas estou surpresa com esse elenco, tá fantástico. Não acho que vou conseguir ler os livros tão cedo e os seus infinitos elogios, junto com esses quotes, me deixaram com muita vontade :(

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro e estou adorando a série! Gostei muito dos atores e em especial a Claire, ela esta se mostrando uma ótima atriz e fazendo jus ao papel. Estou animadíssima pelo retorno da série!

    ResponderExcluir
  4. Eu me interessei demais por esse livro mas agora sabendo que a série é boa vou ver hj mesmo, pois parece ser demais!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Estava em dúvida se deveria ler os livros ou ver a série primeiro, mas acabei não aguentando de curiosidade e fui assistir Outlander. Os episódios acabaram em dois dias, e estou esperando ansiosamente a continuação...haha' é bem forte mesmo, às vezes eu tinha vontade de fechar os olhos ou pular as cenas, mas também é uma história bem fofa ♥ se eu fosse a Claire, ficaria com o Jamie sem pensar duas vezes ;P
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa!!! Assisti a 1ª Temporada completa, aguardo ansiosa a 2ª temporada!!!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.