Resenha: Geek Love - O Manual do amor nerd

23/01/2015

Resenha feita pela Mayara Veiga.


Eric Smith sabe mais do que ninguém que existem prazeres imensos na vida geek. Amigos incríveis, conversas até de madrugada sobre realidades alternativas ou até mesmo o simples prazer de ler aquele lançamento de quadrinhos. No entanto, chega um momento na vida de todo nerd em que o amor bate à porta e daí vem a hora de jogar o xadrez tridimensional que é o mundo dos solteiros. 

Não se desespere, jovem Padawan! Deixe Smith guiá-lo por esse caminho e descubra que amar é muito mais do que flores e bombons. Afinal, nada é normal na vida do nerd, e o amor não é senão o mais extraordinário dos fenômenos humanos. 

Geek Love - O Manual do amor nerd, é um livro sobre relacionamento, bem diferente do estilo clássico que estamos acostumadas. O autor ao invés de criar personagens, um romance para falar de amor, escolheu dar dicas aos caras nerds que não possuem muitas experiências amorosas. De uma maneira bem divertida, o livro deixa de ser um autoajuda entediante e passa a ser um livro com tiradas bem interessantes sobre o universo nerd, e sobre como a mente de um cara funciona em se tratando de relacionamento com uma garota.

Não que você vai acabar de ler o livro e entender a mente de um conhecido/possível caso amoroso nerd, mas você passa a entender um pouco de como os homens nerds e talvez os não nerds - pelo menos de acordo com a visão do autor - encaram e se sentem em relação a todo o mistério de sair, conhecer alguém e possivelmente namorar aquela pessoa.


Apesar do livro ser indicado e direcionado para leitores nerds homens, as mulheres também podem ler, e mesmo eu não sendo uma nerd de carteirinha (muitas menções a séries, filmes, HQs, etc, eu não entendi) o livro me conquistou pelo modelo incomum, talvez porque é um universo diferente do que estou acostumada. Por mais que eu conheça alguns geeks, ainda tem o fato da realidade brasileira de encontros ser bem diferente da realidade americana.

O autor soube fazer um livro que cativa o leitor, a sua maneira, mesmo este não sendo homem, super geek e nem americano. É uma forma de aprendizado divertido, você mergulha em um outro universo - a cabeça dos caras. A edição é bem colorida, cheias de desenhos, que te ajudam a gostar mais do livro. Outro aspecto importante dessa edição é a tradução, muitos livros perdem o sentido e ficam com uma tradução fraca, neste livro não senti isso e tem até uma nota dizendo que adaptaram ao máximo a realidade brasileira.


Durante os capítulos, que estão divididos como um manual de jogos, Eric dá dica aos leitores, de como chamar alguém para sair, se vestir em um primeiro encontro, aceitar a própria personalidade nerd, não ser tão esquisito e fechado ao ponto de não querer namorar uma não nerd, lidar com um possível não e a recomeçar após um termino ;É como se o personagem que ele chama de player 1 fosse passando de fase.

Como podem ver em algumas fotos, as dicas não são nada que talvez você nunca tenha escutado, mas combinam com o livro, pois o autor foi inteligente o bastante para mescla-las ao universo nerd e ainda assim fazer com que qualquer leitor, mesmo uma garota, consiga levar pelo menos algumas dessas dicas para a vida.


Recomendo Geek Love, não virou meu livro favorito nem nada disso, mas é bom a sua maneira e a leitura flui bem. Esqueçam um pouco que é um manual para o publico masculino, pois é um livro com intuito de fazer a pessoa se aceitar, sair mais, se divertir, conhecer pessoas e amar.


Geek Love - O Manual do amor nerd
Eric Smith
Editora Gente: Twitter/Facebook

3 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Realmente é uma leitura fluida e pode ser lida por todos os públicos. Eu adorei as comparações que ele faz com todo o universo geek, mesmo que em algumas eu tenha ficado sem entender a origem. A diagramação e a tradução do livro estão incríveis. É um ótimo presente para amigos nerds.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa....achei super diferente esse livro, muito criativo!
    Gostaria de ler para ter uma ideia sobre o assunto relacionado aos ligados demais na tecnologia!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho o livro aqui em casa e achei super proveitosa hahaha e até bem divertido em algumas passagens! Ahh queria te desejar os meus parabéns pelo niver do blog tbm =D Sucesso sempre!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.