Resenha: Você sabe tudo sobre insetos?

21/12/2014


Por que os vaga-lumes brilham à noite? Por que as vespas picam? Por que as moscas gostam de sentar no cocô? Neste livro, você vai encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas sobre estas criaturas peculiares que estão sempre ao nosso redor, voando, se rastejando e fazendo vários barulhos diferentes.

Você sabe tudo sobre insetos? faz parte do que eu acredito ser uma série que traz informações sobre algum assunto. O primeiro livro se chama Você sabe tudo sobre cachorros? e responde algumas curiosidades sobre algumas raças de cachorros. O sobre insetos é a mesma coisa só que sobre insetos. As perguntas são aleatórias, o que deixa o livro mais interessante, pois você não sabe o que esperar sobre o próximo inseto. Ele também traz algumas informações sobre a anatomia dos bichinhos. Por ser um livro que parte de uma pergunta, a resposta é direta e assim, não tem um narrador, mas olha só, tem uns tais de piolho-de-livro que dá uns pitacos legais.

Eu solicitei esse livro porque eu adoro vaga-lume e 'por incrível que possa parecer', como diz a minha mãe, eu não sabia a razão deles brilharem. Claro que nesses programas sobre animais eles já devem ter comentado, mas o fato é que eu não prendi a informação na cabeça. Então eu queria saber a resposta e esse livro tem duas páginas comentando sobre os vaga-lumes. Outro inseto que achei legal de ter é a joaninha. Na parte dela sabemos a razão dela ser pintadinha e porquê tem o cheiro tão forte. As duas razões são bem lógicas, que se você parar pra pensar sabe, mas é bom lembrar, o livro são para as crianças.

E falando nelas e na linguagem do livro, não daria para abordar um assunto desses com um vocabulário refinado e complicado. Sendo assim, as informações são bem mastigadas e de fácil compreensão, não sendo nem extensas. São duas páginas para cada inseto e com as respostas em dois parágrafos. Para responder sobre o vaga-lume por exemplo, a autora foi direto ao ponto, eles brilham para atrair um noivo ou uma noiva. Tudo bem fácil e simples. As ilustrações estão ótimas e em tamanhos bons também, com bastante detalhes. Algumas figuras dão até nojinho, mas as crianças com certeza vão adorar.

A leitura é rápida e leve, 36 páginas que em minutos eu li. Como o público para qual ele se destina são as crianças, a leitura pode ser mais devagar e tranquila. O que eu mais gostei foi do fato de serem curiosidades que a maioria das pessoas tem em algum momento. Sério, eu já tinha me perguntado milhões de vezes, principalmente quando pegava, o motivo dos piolhos gostarem tanto dos cabelos. Ou da joaninha ter um cheiro tão horrível. Então o livro não sai muito das perguntas e curiosidades que todo mundo tem sobre algum inseto, e que as crianças com certeza também têm.

*Fotos do livro*





Você sabe tudo sobre insetos?
Lila Prap
Editora Biruta: Twitter/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.