Resenha e Promoção: Sete patinhos na Lagoa

13/10/2014


Esta é a história de sete patinhos e de um terrível jacaré. Ou seriam seis patinhos? O fato é que a lagoa nunca mais foi a mesma depois que aqueles patinhos se viram frente a frente com o Barnabé. Mergulhe nessa aventura poética e descubra tudo o que pode acontecer quando algumas inocentes aves resolvem nadar nas águas em que vive Barnabé, o terrível jacaré. 

Antes de fazer essa resenha, eu fui pesquisar sobre a estória dos patinhos na lagoa, porque a ideia não me era estranha, mas eu não conseguia me lembrar de tudo. Não pesquisei muito e o pouco que achei eram músicas baseadas nos patinhos. O que o Caio Riter fez foi uma releitura dessa estória, pelo menos até onde fui na pesquisa. Nessa releitura, 7 patinhos precisam enfrentar a fome do jacará Barnabé. Eles estão passeando tranquilos no lago quando Barnabé usa de todas as artimanhas possíveis para comer os patinhos. Será que eles vão sobreviver ou o jacaré Barnabé fará uma deliciosa refeição?

O livro é infantil, então a linguagem dele é simples e direta e um narrador conta a estória. As ilustrações de Laurent Cardon dão vida, movimento, para o texto. Os desenhos também não são tão elaborados, e acredito que a intenção seja que mesmo as crianças que não saibam ler, acompanhem o transcorrer da narrativa. Outra característica da linguagem é a poesia. O livro tem pouco texto e quando ele aparece é em estrofes e algumas frases rimam. Isso da uma certa musicalidade e cadência para a leitura, para as crianças é uma forma de prendê-las a estória.


O livro é curto, tem pouco mais de 50 pg e para o público que se destina cumpriu o seu papel. Não entrando em méritos do quanto a leitura para crianças é importante, mas ressaltando que o ato de ler começa na infância, esse é um ótimo livro para se dar de presente para os pequenos. Eles vão se divertir com os patinhos e o jacaré, além de torcer para que tudo fique bem com eles. Analisando de uma forma mais madura, dá sim para tirar algumas reflexões. Situações difíceis acontecem com qualquer um, mas elas não são impossíveis de serem superadas.

Esse livro é um dos finalistas do prêmio Jabuti na categoria infantil. De mais de 2 mil inscrições ele está entre os 10 melhores. Lembrando que o prêmio Jabuti é a premiação mais importante da literatura nacional. Antes disso, Sete patinhos na Lagoa já tinha sido premiado no White Ravens 2014 | International Youth Library, Munique – Alemanha, Prêmio FNLIJ 2014 (Produção 2013) | Categoria Criança, Altamente Recomendável FNLIJ 2014 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Catálogo Bolonha FNLIJ 2014 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil, Os 30 melhores livros infantis do ano 2013 | Revista Crescer, Itaú Criança 2013 | Fundação Itaú Social e PNBE 2014 | Programa Nacional Biblioteca da Escola.

Fiquem com algumas imagens da obra.


*Na quarta feira farei a resenha de outro livro infantil e soltarei uma promoção valendo esse livro e o livro de quarta. Aguardem!

Sete patinhos na lagoa
Caio Riter
Editora Biruta: Twitter/Facebook

*Promoção*

Vocês acharam que eu tinha esquecido da promoção de dia das crianças não? Pois é, não esqueci! Em parceria com as editoras Biruta e Zahar, o site vai sortear uma pessoa para ganhar o livro Sete patinhos na lagoa e Grimble.


Prêmio para um vencedor: Livro Sete patinhos na lagoa + livro Grimble.

UP na promoção, 21/10: O vencedor escolherá um dos três livros abaixo:


No total são 3 livros para um vencedor!!

*O livro Sete patinhos na lagoa já foi lido.

Regras:

A única regra da promoção é comentar nas resenha de Sete patinhos na lagoa e na de Grimble. No domingo, dia 2, vou conferir as pessoas que comentam nas duas resenhas, seguindo a ordem da resenha de Sete patinhos na lagoa, numerá-las e fazer o sorteio pelo site Random.

Comentários repetidos nas duas resenhas ou que não condizem com o conteúdo não serão validados. Nada de 'participando', 'gostei', 'quero ler' e por ai vai. Leiam as resenhas e deem a opinião de vocês, simples assim!

Regulamento da promoção:

- O ganhador precisa ter endereço de entrega no Brasil;
- O resultado do sorteio estará disponível na data provável de 02/11;
- O ganhador terá até o dia 05/11 à meia noite para enviar seus dados ou um novo sorteio será feito;
- O livro Sete patinhos na lagoa e a escolha do vencedor serão enviado pelo Seja Cult e o Grimble pela editora Zahar num prazo de até 60 dias;
- Em caso de dúvida contatar no @dnisin ou sitesejacult@gmail.com.

Sobre envios e sorteios:

- O ganhador não será avisado do resultado. Quem participar do sorteio terá que voltar nessa página e conferir o nome do ganhador na data anunciada acima. Sempre aviso quando o resultado sai nas redes sociais do site, e aviso por lá também caso ocorra alguma atraso ou problema;

- Endereços sem nome não serão considerados e passados os 3 dias sem que ele/ela me envie completo, faço um novo sorteio. Me desculpem gente, mas mandar email avisando que o endereço está sem nome é o fim da picada!;

 - Enviem endereços corretos, completos e onde tenham pessoas para receber o prêmio, pois se voltar, não vou enviar de volta e elaboro um outro sorteio.

*Resultado*

Vamos lá saber quem levou os livros Sete patinhos na lagoa, Grimble e o escolhido do vencedor. A ordem dos comentários com os respectivos números ficou assim:

1. Marina Rocha Daros
2. Georgia @stupidlambgirl
3. Jessica Lisboa
4. Isabelle Vitorino


Parabéns Marina Rocha Daros!! Você tem até o dia 05/11 para enviar seus dados ou faço um novo sorteio. Quando enviar não esqueça de mandar o nome do livro que quer, entre os três do UP que dei na promoção. Não entrou em contato dentro do prazo.

*Resultado*

Como a Marina não entrou em contato dentro do prazo, farei um novo sorteio hoje, 08/11. A nova ordem dos comentários com os respectivos números ficou assim:

1. Georgia @stupidlambgirl
2. Jessica Lisboa
3. Isabelle Vitorino


Parabéns Jessica Lisboa!! Você tem até o dia 11/11 para enviar seus dados ou faço um novo sorteio. Quando enviar não esqueça de mandar o nome do livro que quer, entre os três do UP que dei na promoção. Não entrou em contato dentro do prazo.

*Resultado*

Como a Jessica não entrou em contato dentro do prazo, farei um novo sorteio hoje, 13/11. A nova ordem dos comentários com os respectivos números ficou assim:

1. Georgia @stupidlambgirl
2. Isabelle Vitorino


Parabéns Georgia!! Você tem até o dia 16/11 para enviar seus dados ou faço um novo sorteio. Quando enviar não esqueça de mandar o nome do livro que quer, entre os três do UP que dei na promoção.


8 comentários:

  1. Jacaré malvado. Tenho certeza que as crianças vão adorar este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Um livro infantil é sempre bem-vindo.
    As ilustrações de Sete Patinhos na Lagoa são lindas, com certeza vai conquistar e prender a atenção da criançada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros infantis, pois eles conseguem cativar as pessoas facilmente, seja pelas ilustrações ou pela leitura simples.
    Estranho que não lembro desse enredo. Acho que não cheguei a conhecer quando criança.

    ResponderExcluir
  4. Além do incentivo a leitura que vc citou, também fica o registro de que pode ser um ótimo momento para curtir os baixinhos e criar laços, uma vez que podemos ler ou fazer a leitura junto a eles, aguçando e instigando a imaginação dos futuros leitores e criando memórias doces ao seu lado!

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses livros infantis, são tão gostozinhos de se ler, me lembro da minha infancia quando eu vivia rodeada de livros . Gostei desse livro, espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não tenho nenhuma criança para poder ler essas histórias tão gostosas de serem lidas. Mas isso não me impede de gostar imensamente delas, muito menos de começar a montar a minha "biblioteca baby" (haha). A verdade é que independente de para qual público o livro é destinado, quando o trabalho do autor é bom, eu viro fã.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.