Editora Biruta resgata o auge do futebol brasileiro em livro infantil

10/10/2014

A editora Biruta está lançando o livro infantil O gigante do Maracanã, onde o futebol brasileiro será o foco. Um garotinho que assisti uma partida de futebol pela primeira vez ao lado do pai, será informado dos maiores feitos do esporte mais popular do país.

“O que era aquela grama toda e aquele céu todo e aquele mundo de gente, de bandeiras, de cimento? Um mundo de mundos, eu nunca tinha visto nada assim.”

Em O Gigante do Maracanã, é possível assistir a uma grande partida, onde está em jogo muito mais que um placar. Lá estão uma menina e seu pai. Qual a distância entre eles? Hoje, estão bem próximos, no meio de uma torcida. É a primeira vez que o pai a leva pra ver um jogo de futebol, e essa aventura acontece na arquibancada daquele estádio imenso, o grande Maracanã. Não, o gigante!

A narrativa situa-se entre o final dos anos 50, início dos 60; acompanhamos as jogadas de futebolistas que entraram para a história do nosso futebol, como Garrincha, Amoroso e Carlos Alberto. Apesar da final fictícia, apresenta-se um clássico do esporte: mas, a emoção maior acontece nas arquibancadas, onde pai e filha assistem e sofrem juntos pelo seu time do coração. A primeira vez no estádio foi marcante para a narradora. Teve que aprender a lidar com a dor de ver seu time perder e, principalmente, aprofundou a relação com seu pai e viveu um momento muito especial ao seu lado.

“Foi gostoso ver de novo aquele verde todo, que tinha fim, mas parecia que não tinha. E eu já sabia o nome de todo mundo, menos dos palhaços. Quer dizer dos palhaços eu sabia só o ‘Garrincha! Garrincha! Garrincha’. Mas não falava não. E a gente continuava gritando e só parava quando vinha o Garrincha, pra eu fechar um olho e o Altair-Magrinho derrubar ele.”

As ilustrações e o projeto gráfico seguem as cores do time dos protagonistas: branca, vermelha e verde, do Fluminense. Forte e marcante, o projeto dá vida ao universo do futebol.

Sobre o autor:

Cesar Cardoso, escritor e fotógrafo, é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É colunista da revista Caros Amigos, e para a tevê já criou roteiros para os programas TV Pirata, Sai de Baixo, A Grande Família e Toma Lá Dá Cá, da Rede Globo.

Sobre o ilustrador:

Larissa Ribeiro é formada em Arquitetura, mas atua como ilustradora. Já morou na Itália, na Inglaterra e na Espanha para estudar ilustração.

Sobre a Editora Biruta:

A Editora Biruta, criada no ano de 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Os seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido inseridos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.

O Gigante do Maracanã, Cesar Cardoso, R$ 32,50, ISBN 978-85-7848-147-6, a partir de 08 anos, 56 páginas.

***

Aproveitando o post sobre a editora Biruta, olhem só a novidade que eles prepararam para o Dia das Crianças.

A Editora Biruta, em parceria com a 99Taxis, maior aplicativo para chamada de táxi do Brasil, realizam uma ação especial para o Dia das Crianças. Durante o dia 12 de outubro quem utilizar o serviço da 99Taxis em São Paulo poderá ganhar um livro Biruta para presentear os pequenos e transformar esse dia em uma incrível aventura. 

A iniciativa busca proporcionar a disseminação da cultura e entretenimento pela cidade, de forma dinâmica e que pode alcançar os mais variados públicos. 

Entre os títulos que serão distribuídos estão “O Poeta e o Passarinho”, “O Maior Mágico do Mundo”, “O Porquinho cor-de-rosa”, Aranha por um fio” e “A história dos lobos de todas as cores”.


Sobre o 99Taxis:

O 99Taxis é o mais popular aplicativo para chamada de táxis do Brasil. Responsável por mais de 1 milhão de corridas por mês, o 99Taxis foi criado em 2012 para oferecer um canal de atendimento gratuito, ágil e seguro. A empresa trabalha com a frota de táxis regularizada em cada município, conectando 70 mil condutores, que representam metade de todos os táxis legalizados no Brasil. Em São Paulo, maior mercado do Brasil, 3 em cada 4 táxis são conectados ao 99Taxis. O serviço está disponível em smartphones iPhone, Android e Windows. 

O 99Taxis oferece serviço a pessoas físicas e jurídicas, permitindo o pagamento das corridas de táxi via aplicativo. No caso de empresas, há um sistema de controle de despesas e faturamento mensal que diminui custos, aumenta o controle e evita fraudes, o 99Taxis Corporativo. Para mais informações, acesse: www.99taxis.com/empresas. Já para pessoas físicas, permite pagar as corridas de táxi em 10 segundos, sem se preocupar com troco e nem em ter o cartão de crédito no bolso, graças a uma parceria com a Paypal. 

Para mais informações, acesse: www.99taxis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.